Atualizada em:
Os castelos são estruturas arquitetônicas de fortificação, usados para defesa e proteção ou para residência, principalmente na Era Medieval. Por isso, as construções estão presentes nas regiões mais antigas do mundo e representam a glória arquitetônica, no aspecto de ápice do desenvolvimento da tecnologia – métodos construtivos – e pela riqueza do trabalho artístico, associado às construções.
Como resultado, atualmente se transformaram em pontos turísticos e cenários para filmes. Portanto, o Guia Viajar Melhor fez uma seleção com os 20 castelos mais impressionantes e que, certamente, estão entre os mais famosos e bonitos do planeta. Confira:
20 castelos mais impressionantes do mundo
Lichtenstein Castle
Localizado em Honau, na Alemanha, esse castelo foi construído em 1200, mas depois foi destruído duas vezes: uma em 1311 na Guerra de Reichskrieg e depois pela cidade-estado de Reutlingen em1381. Por fim, ele nunca foi reconstruído e acabou caindo em ruínas.
Predjamski Castle
Certamente, já falamos do Predjamski Castle, essa incrível construção já foi habitada pelo cavaleiro Erazem of Predjama, que se revelou contra autocracia imperial do século 15. O Castelo etá localizado em Predjama, na Eslovênia.
Swallows Nest
Construído em 1911 para o Barão Von Steingel, o castelo possui estilo neo-gótico e fica a 40 metros de altura do mar negro em Gaspra, litoral sul da Criméia na Rússia.
Aragonese Castle
Surpreendentemente, o castelo que foi construído sobre uma rocha vulcânica em 474, encontra-se em Isdchia, no extremo norte do golfo de Nápoles na Itália.
Bled castle
A primeira menção desse castelo foi em 1011, sendo considerado o castelo mais antigo da Eslovênia. Surpreendentemente, fica localizado sobre um penhasco de 130 metros de altura nas margens do rio glacial Bled.
Alnwick Castle
Localizada na Inglaterra, a construção medieval do ano 1096 já serviu como cenário para vários filmes, como Robin Hood e Harry Potter. Ao redor do castelo, há um jardim com 170 km² de área e milhares de espécies de plantas. Além disso, lá é possível encontrar de grama a pés de maconha.
Castle Howard
Localizado em Norte Yorkshire na Inglaterra, o castelo foi construído no início do século 18 e tem 145 quartos. Além disso, a construção é residência da família Howards há mais de 300 anos e é aberto ao público.
Château de Chambord
Localizado em Loir-et-Cher, na França. Foi construído durante 1519 e 1547. Durante a Segunda Guerra, serviu de abrigo para coleções de arte dos museus do Louvre e de Compiègne. Como resultado, atualmente a construção é uma das principais atrações turísticas da França e é administrada pelo governo do país.
Neuschwanstein
Construído no fim do século 19, perto das cidades de Hohenschawangau e Füssen. O estilo fantástico do prédio, idealizado por Luís 2 da Baviera, serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney; e também para o castelo de Hades, do anime Cavaleiros do Zodíaco. Surpreendentemente, o local recebe mais de 1 milhão de visitantes todos os anos.
Bran Castle
O Castelo de Bran, mais conhecido como o Castelo do Drácula, está localizado na Transilvânia, Romênia. Construído em meados do século 14, foi usado como defesa contra o Império Otomano e tornou-se uma aduana para mercadores.
O príncipe Vlad Tepes, O Empalador, que inspirou o romance vampiresco de Bram Stoker, teria utilizado o castelo como fortaleza militar durante seu reinado, no século 15.
A partir de 1920, a construção tornou-se residência real do Reino da Romênia. Mas, após a Segunda Guerra Mundial, a família real foi expulsa e o castelo foi ocupado pelo regime comunista e transformado em um museu.
Por fim, em 2006, o governo romeno devolveu o castelo para seu legítimo proprietário, Dominic von Habsburg, o Príncipe da Toscânia e Arquiduque da Áustria.
Castelo de Eilean Donan
Localizado na ilha de Louch Duich, na Escócia, o castelo foi construído no início do século 13, como uma fortaleza contra vikings. Infelizmente, em 1719, foi destruído na batalha de Glen Shiel, contra tropas espanholas.
Castelo de Praga
O Castelo de Praga, fundado no século 9, era habitado pelos reis da Boêmia. Hoje serve como residência presidencial. Além disso, é considerado o maior castelo de mundo pelo Guiness Book.
Alcázar of Segovia
O Alcázar de Segóvia é um palácio fortificado da Espanha, construído no início do século 12. Durante a história, serviu como fortaleza, palácio real, prisão, escola e academia militar. Está aberto à visitação.
Matsumoto Castle
Localizado na província de Nagano, no Japão, foi construído no século 16. Após ter sido controlado por vários clãs do país, foi vendido em um leilão no ano de 1872. Por fim, em 2011, teve suas estruturas abaladas por um terremoto.
Mont Saint Michel
Surpreendentemente, a arquitetura do Monte Saint-Michel e sua baía fazem dele o lugar turístico mais frequentado da Normandia e o segundo mais frequentado da França, depois de Paris.
Château de Chillon
Localizado em um belo cenário, entre as margens do Lago Genebra e os Alpes, o Château de Chillon é, sem dúvida, o monumento mais visitado da Suíça histórica. Isso porque o castelo é composto por 100 edifícios independentes, que foram gradualmente conectados e agora formam um único todo. Desde meados do século 12, o castelo foi a casa dos Condes de Sabóia e foi expandido no século 13. Além disso, o castelo nunca foi levado em um cerco, mas mudou de mãos por meio de tratados.
Burg Eltz
Burg Eltz é um castelo medieval situado nas colinas acima do rio Mosela entre Koblenz e Trier, na Alemanha. Ele ainda é de propriedade de um ramo da família Eltz que viveu lá no século 12, 33 gerações atrás. Surpreendentemente, as residências das famílias Rübenach e Rodendorf no castelo são abertas ao público, enquanto o ramo Kempenich da família usa o outro terço do castelo.
Krak des Chevaliers
Com toda a certeza, Krak des Chevaliers é amplamente reconhecido como o arquétipo do castelo das cruzadas. O Krak palavra que vem do Karak siríaco, significa fortaleza.
Descrito por Lawrence da Arábia como “talvez o melhor castelo preservado e mais totalmente admirável do mundo”, este local um pouco isolado está localizado no topo de uma colina a magníficos 650 metros de altura e é, de fato, extremamente bem preservado.
A fortaleza original, no local havia sido construída em 1031 para o emir de Alepo e capturado durante a Primeira Cruzada. Além disso, o castelo foi ampliado entre 1150 e 1250 e, eventualmente, abrigava uma guarnição de 2.000. Como resultado, hoje representa uma das principais atrações turísticas da Síria.
Chambord Chateau
Residência do rei Luís 14, o castelo Chambord foi erguido no século 16. Por fim, atualmente é a mais visitada das construções do vale do Loire.
Château de la Rochepot
Em um pico rochoso está este castelo encantador. Desde o século 13, abrigou lordes e cavaleiros. Além disso, durante a Revolução Francesa, o castelo foi quase totalmente destruído. Mas, deste então, tem sido cuidadosamente restaurado.
Conhece outros castelos impressionantes e, por isso, acha que ele deveria entrar na lista? Adicione a sua dica em nossos comentários.
Foto: Ryan Wyckoff, Frederica Gentilli, Vijish Mannoor, Salvatore De Mitri, Paul Carell, Andrew Bell, Tim Fields, Lucio Sassi, Superdeluxe, Rob, Catclick16, Luis Antonio Fernández, Phil, Thierry Beauvir, Weerakarn Satitniramai, Dietger Arnst, Analboa, David Jonck.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]