Ouro Preto ganha museu de arte barroca: espaço conta com 1.500 peças em exposição e traz uma visão internacional do movimento artístico 

Ouro Preto acaba de ganhar mais uma nova atração! O Museu Boulieu está instalado no antigo Asilo São Vicente de Paulo, exibindo a coleção com mais de mil peças doada pelo casal franco-brasileiro Maria Helena e Jacques Boulieu.

Com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e projeto de restauração e expografia assinados pelo Instituto Pedra, o novo equipamento cultural, segundo os organizadores, contribui para reafirmar Ouro Preto como o epicentro da arte barroca brasileira, sugerindo novas perspectivas e novos contextos ao movimento artístico.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O museu foi formado através da coleção doada pelo casal Jacques e Maria Helena Boulieu, com 2.500 peças. Dessas, 1.050 farão parte da exposição permanente. Há especialmente esculturas de pedra e madeira, mas também pinturas, móveis, utensílios de prata e ouro e peças religiosas.

museu de arte barroca em Ouro Preto

Foto: Divulgação

O museu também conta com um espaço dedicado a exposições temporárias. A primeira amostra, que irá até 30 de julho, é “Aleijadinho – fotografias de Horacio Coppola”, em parceria com o Instituto Moreira Salles. O acervo de fotografias retrata grande obras do escultor do barroco brasileiro, Antônio Francisco Lisboa, a partir da viagem feita por Coppola a Minas Gerais em 1945.

Museu Boulieu

Ouro Preto

Ouro Preto ganha novo museu de arte barroca com mais de 1000 peças. Foto: Divulgação

O Museu Boulieu fica na Rua Padre Rolim, 412. Ele funciona de quarta-feira a segunda-feira das 10h às 18h. O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), sendo que às quartas-feiras a entrada é gratuita das 13h às 22h. Maiores informações no site do museu.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 lugares incríveis para conhecer no Uruguai

Artigo anterior

Veja como adicionar o certificado de vacinação (COVID-19) no Apple Wallet

Artigo seguinte

Você pode gostar