Confira uma lista com todos os países abertos para brasileiros que se vacinaram com Coronavac

Estar ou não estar de quarentena, eis a questão. Os brasileiros acostumados aos programas turísticos sofreram um revés terrível quando o Coronavírus forçou todo o planeta a fechar suas fronteiras e se isolar uns dos outros. O impacto nasConfira a lista comp economias de cada país foi tanto que muitos acreditaram que o setor turístico não aguentaria e entraria em colapso.

O tempo passou e vacinas como a Coronavac entraram em cena. Para quem ainda não sabe ao certo, esta vacna, também conhecida como vacina Sinovac COVID-19, é gerada com o vírus inativado e foi desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech. Foi testada clínicamente na Fase III no Brasil, Chile, Indonésia, Filipinas e Turquia. O produto conta com tecnologia tradicional semelhante ao BBIBP-CorV e Covaxin, outro vírus inativado.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

A CoronaVac não precisa ser congelada e tanto o produto final quanto a matéria-prima para a formulação podem ser transportados refrigerados entre 2 e 8°C, temperaturas nas quais as vacinas contra gripe são mantidas.

Isso fez com que sua aceitação fosse ampla e hoje grande parte dos países são abertos às pessoas que receberam duas doses do imunizante.

Mas ainda há países que não aceitam. Por exemplo, os brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19 foram liberados para entrar em pelo menos 15 países com imunizantes aprovados no Reino Unido: AstraZeneca, Janssen, Moderna e Pfizer. Já para quem vai para os Estados Unidos, as pessoas que tomaram a Coronavac terão autorização para entrar no país e não precisarão cumprir o período de isolamento.

Para você que planeja se ausentar do Brasil é bom consultar com antecedência antes de se resolver pela viagem. No vai e vem da aprovação ainda há tanto países indecisos quanto aqueles que voltam atrás. Neste último quesito, o caso mais aberrante é o da Alemanha, que havia anteriormente autorizado a entrada de brasileiros vacinados com a Coronavac, mas voltou atrás na decisão desde setembro. Para o país apenas as vacinas aprovadas pela Agência de Medicamentos da Europa (EMA) são liberadas e não oferecem riscos.

Países Abertos – Coronavac

Países Abertos Coronavac

Foto: Divulgação

Enquanto as discussões prosseguem a lista dos países que aceitam a vacina da China segue tentando um caminho diferente do imposto pela EMA. Na Espanha, por exemplo, o laboratório Sinovac, da China, que produz a Coronavac, está incluído na lista dos aprovados, já que seu imunizante chegou a completar  o processo de uso emergencial da OMS

A Holanda possui uma lista que também inclui a Coronavac, sendo assim acessível aos brasileiros. Já Portugal não fez imposições e retirou a necessidade de quarentena, passando a liberar as viagens tidas como não essenciais, ou seja, aquelas que não envolvam necessariamente serviços ou de sejam de cunho comercial.

Levantamento realizado por diversos sites internacionais de viagens conseguem dar um panorama mais claro do que esperar. Basta consultar a tabela abaixo, que lista apenas países que aceitam a Coronavac. Confira.

País Possui regras específicas para a Coronavac
Alemanha Sim
Andorra Não
Armênia Não
Bulgária Não
Eslovênia Não
Espanha Não
Estônia Não
Finlândia Não
França Sim
Geórgia Não
Holanda Não
Islândia Não
Liechtenstein Não
Macedônia do Norte Não
Reino Unido Sim
Suíça Não
Ucrânia Não

Na Alemanha a entrada de brasileiros acontece apenas com os imunizantes reconhecidos. Para os vacinados com a Coronavac só é possível o desembarque por motivos como trabalho (essencial).

Para a França o imunizado deve tomar mais uma dose de reforço vinda ou da Pfizer ou da Moderna. No Reino Unido, que não faz mais parte da União Europeia, a exigência é ainda mais bizarra, com a imposição do teste detector antes e depois do desembarque, além de 10 dias de quarentena.

E atenção: o Itamaraty divulgou a lista abaixo de países que ainda barram a entrada de brasileiros e liberam apenas para casos em que a pessoa já tenha família por lá. Por isso fiquem atentos para não serem pegos de surpresa.

País Exceções
Azerbaijão Cidadãos Azeri
Cazaquistão Cidadãos Cazaques
Chipre Cidadãos da União Europeia
Grécia Cidadãos da União Europeia
Luxemburgo Cidadãos da União Europeia
Malta Residentes de Malta
Noruega Cidadãos noruegueses
Polônia Cidadãos da União Europeia
Rússia Residentes da Rússia
San Marino Residentes da Itália
Suécia Cidadãos da União Europeia

OBS. 1: Luxemburgo, Malta e Suécia não permitem visita familiar.

OBS. 2:Chipre, Luxemburgo e Malta impõem quarentena de 14 dias. Noruega e Polônia, de 10.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Plataforma de petróleo vai virar um resort com parque de diversões no meio do mar

Artigo anterior

Parque da Cerveja Campos do Jordão tem mirante com vista 180° da Serra da Mantiqueira

Artigo seguinte

Você pode gostar