Parque de Ilha Grande ganhará trilha com mais de 17 km

Atualizada em:

Nova trilha vai percorrer as belezas do Parque Nacional de Ilha Grande, localizado na Bacia do Rio Paraná, entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul

Quem aprecia longas caminhadas em meio à natureza ganhará, em breve, um novo trajeto para percorrer em um dos cenários mais bonitos e preservados do Brasil. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou uma nova demarcação de trilha no Parque Nacional de Ilha Grande, localizado na Bacia do Rio Paraná, entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O percurso será o maior dentro da unidade de conservação, somando mais de 17 quilômetros que poderão ser percorridos a pé ou de bicicleta. O novo caminho, batizado de Trilha da Ilha Grande, passará pela antiga estrada da balsa, que fazia a travessia pelo rio Paraná e conectava os dois estados.

Foto: Divulgação/ ICMbio

O novo caminho fará parte das trilhas de longo curso do ICMBio. Após a demarcação, os próximos serão a abertura da trilha, a sinalização e um evento experimental com ciclistas da região.

Primeira expedição

Para demarcar o início da abertura da trilha, a equipe do parque fez a primeira expedição, onde percorreu 10 quilômetros a pé em meio à mata. Esse percurso inicial possibilitou que os pesquisadores realizassem a identificação de algumas espécies ao longo do caminho.

Esse primeiro passo servirá, de acordo com o site do Instituto, para controlar os possíveis impactos ambientais e também para informar os futuros visitantes sobre os animais que habitam a região.

Foto: Divulgação/ ICMbio

Além da flora exuberante, a equipe que realizou o caminho pela primeira vez encontrou alguns animais como uma jiboia e um jacaré-do-papo-amarelo. Um dos pontos interessantes encontrados ao longo do caminho foi o marco do trópico de capricórnio, que identifica o paralelo situado ao sul do equador terrestre.

Sobre o Parque Nacional de Ilha Grande

O Parque Nacional de Ilha Grande está inserido no Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e apresenta uma área com mais de 78 mil hectares. Além de um cenário natural impressionante, o local também reúne sítios arqueológicos e históricos.

Foto: Divulgação/ICMbio

São diversas lagoas, lagos e mais de 180 ilhotas que compõe um visual incrível, além de praias de água doce formadas às margens do Rio Paraná. Passeios de barco e observação de pássaros estão entre as atividades que também podem ser realizadas no local.

Leia também:

» Vai para o Chile? Aproveite para fazer um incrível tour astronômico
» Megatrilha vai permitir percorrer Estados Unidos de ponta a ponta
» Trilha com 3 mil km passa por cinco estados brasileiros, do RJ ao RS
» Brasileiros preferem investir em viagens e em experiências pessoais

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima