Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, inaugurou cadeiras de rodas adaptadas para visitação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

O Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, agora é também acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes. De acordo com o site G1, duas cadeiras de rodas adaptadas foram inauguradas no local no último dia 21 de janeiro (terça-feira). 

Assim, as cadeiras, chamadas de “juliettes”, vão fazer com que pessoas com dificuldade de mobilidade possam acessar lugares paradisíacos do Parque de Ibitipoca, como o Circuito Janela do Céu, Roteiro das Águas e Pico do Pião. 

cadeirantes

Foto: Divulgação/ IEF

Serão duas cadeiras adaptadas que ficarão à disposição dos visitantes, adquiridas por meio de apoio de parceiros locais, conforme informou o Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

As “juliettes” são modelos de cadeiras de rodas adaptadas para atravessar terrenos irregulares, como trilhas e lugares altos. O equipamento possui puxadores, como se fosse uma maca, o que facilita sua locomoção por solos desnivelados. Esses modelos de cadeiras já estão disponíveis em 26 localidades brasileiras. 

Quem desejar utilizar as cadeiras gratuitamente deve enviar um e-mail para peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br.

Sobre o Parque Estadual de Ibitipoca

cadeirantes

Foto: Lamasmarcos/ Wikimedia Commons

 

O Parque Nacional de Ibitipoca está localizado a 305 km de Belo Horizonte, 260 km do Rio de Janeiro e 486 km de São Paulo, no distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, Minas Gerais. 

Com uma área de 1.488 hectares, o espaço verde recebe milhares de turistas que desejam desfrutar ao máximo as belezas naturais da região. O lugar é famoso por abrigar diversas grutas, cachoeiras e lagos ótimos para banho.

O ponto mais cobiçado do parque, no entanto, é a Janela do Céu, uma queda d’água de 100 metros onde o topo possui uma pequena cascata com vista panorâmica, local disputadíssimo para fotos. 

Leia também:

» Empresa cria roteiro em Machu Picchu adaptado para cadeirantes
» 5 trilhas acessíveis para deficientes físicos em São Paulo
» 8 lugares imperdíveis para conhecer em Minas Gerais
» Trem turístico ligará Belo Horizonte ao Instituto Inhotim

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Piscina com borda infinita será inaugurada no topo de prédio em Londres

Artigo anterior

Trilha da Estrada Velha de Santos será aberta para visitas autoguiadas

Artigo seguinte

Você pode gostar