Passeio de barco pelo Canal do Panamá leva visitantes a uma viagem cercada por história, lindas paisagens e experiências únicas

O Canal do Panamá é considerado uma das mais incríveis obras de engenharia da humanidade. Nem é preciso dizer que, em um roteiro pela Cidade do Panamá, esta é uma das atrações imperdíveis para conhecer. No entanto, quem deseja sentir de perto a imponência desse canal artificial que conecta o Oceano Pacífico ao Atlântico, deve programar um passeio de barco por suas águas. 

Este tour é oferecido por agências que atuam no país, como a CONEXÃO PANAMÁ, com sede na capital do panamenha. A empresa oferece passeios com guias que falam português, facilitando ainda mais ao turista brasileiro compreender cada detalhe desse lugar que reserva tanta história, detalhes e curiosidades. 

Descubra mais sobre esse passeio de barco no Canal do Panamá. 

Sobre o Canal do Panamá

Foto: Wikimedia Commons

O Canal do Panamá é, sem dúvidas, uma das grandes obras da engenharia moderna. Inaugurado em 1914, possui aproximadamente 80 quilômetros de comprimento. Já suas eclusas, canais que permitem que embarcações subam ou desçam os rios ou mares onde há desníveis, possuem a altura de um edifício de sete andares. 

A grandiosa obra é responsável por ligar o Oceano Pacífico ao Atlântico, evitando que grandes embarcações precisem contornar toda a América do Sul (aproximadamente 17 mil quilômetros) para se deslocar entre um oceano e outro. Atualmente, o Canal do Panamá é um instrumento essencial para manter a rota marítima comercial, sendo que recebe aproximadamente 14 mil embarcações por ano, de mais de 160 nações.  

Como funciona o passeio de barco pelo Canal do Panamá

Já imaginou poder visitar o Oceano Atlântico e Pacífico no mesmo dia? Com o passeio de barco pelo Canal do Panamá isso é possível. Além de ser uma oportunidade de realizar um verdadeira imersão a esta maravilha da engenharia, esse passeios passeio dá ao visitante a chance de explorar boa parte de sua extensão. Imagine só passar ao lado dos imensos navios de carga? Essa é só uma parte da aventura, que pode ser realizada de forma total (cerca de 6 horas) ou parcial (cerca de 10 horas). 

Para começar, nesta viagem os visitantes podem apreciar, direto da Baía do Panamá, os gigantes arranha-céus que despontam no horizonte da capital panamenha. Em seguida, é possível passar por baixo da incrível Ponte das Américas, que é responsável por ligar a América do Norte e Central à América do Sul.  

No entanto, um dos momentos mais emocionantes do passeio de barco é a experiência de passar pelas eclusas de Miraflores, onde é possível subir a mais de 18 metros de altura em duas etapas, exatamente como os grandes navios cargueiros. Após atravessar o pequeno lago Miraflores, é hora de subir 9 metros em uma única etapa nas eclusas de Pedro Miguel.

Depois, é hora de conhecer o Corte Gaillard, também chamado de “Corte de Culebra”, em razão de seu formato ser comparado ao de uma cobra, um vale artificial que corta a divisão continental no Panamá. Neste ponto é possível observar as obras contínuas que acontecem no local devido à frequência de deslizamentos de terra. Em seguida, o barco navega pelo incrível Lago Gatún, um gigante lago artificial utilizado para abastecimento do sistema do canal durante os meses mais secos. Com uma área de mais de 400 quilômetros quadrados, você vai se encantar com a incrível floresta tropical que o cerca, repleta de espécies de fauna e flora. 

Por fim, outro ponto alto desse passeio é navegar pelas Eclusas de Gatún, as únicas situadas do lado do Oceano Atlântico. Ali,o visitante desce cerca de 26 metros em três fases diferentes. A experiência de navegar pelo Canal do Panamá é realmente única e um dos melhores passeios que você pode fazer em uma viagem à Cidade do Panamá.  

O que levar para o passeio de barco no Canal do Panamá

Passeio de barco pelo Canal do Panamá

Foto: Wikimedia Commons

Por se tratar de um passeio longo, alguns cuidados devem ser tomados antes de realizar o tour de barco pelo Canal do Panamá. É importante vestir roupas e calçados confortáveis e  levar um chapéu ou boné para se proteger do sol. Óculos de sol e protetor solar também são indicados, uma vez que os visitantes ficam expostos à luz do dia para poder visualizar melhor os lugares por onde o barco passa. 

Com o barco navegando por algumas eclusas e outros pontos com muita água, o uso de capas de chuva também é indicado se você não quiser se molhar. E não esqueça de separar um dinheirinho para as lembranças, uma vez que este passeio não deve ser esquecido jamais. 

Como fazer o passeio

O passeio de barco pelo Canal do Panamá pode ser contratado em agências realizam tours no país. A CONEXÃO PANAMÁ é especializada em receber brasileiros e conta com guias que falam português. Você pode, inclusive, reservar esse tour com antecedência, quando ainda estiver no Brasil. 

Além deste passeio, a agência realiza tour por todo o país, incluindo os exuberantes arquipélagos de San Blás e Bocas del Toro. 

+ Info

CONEXÃO PANAMÁ
Tel.: +507 6578-4858
[email protected]
Site: www.conexaopanama.com

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hotéis luxuosos para se hospedar em Barcelona

Artigo anterior

MSC transforma navio em hospital para atender pacientes com COVID-19 na Itália

Artigo seguinte

Você pode gostar