Separamos os principais centros culturais da capital paulista que merecem ser explorados com atenção em uma visita ao destino

A cidade de São Paulo oferece muitos passeios e lugares que valem a pena conhecer, entre eles os centros culturais. Muitas pessoas pensam que visitar museus e galerias pode sair um pouco caro, mas na capital paulista é totalmente o contrário. As atrações culturais são gratuitas e abertas ao público em geral, por isso recebem inúmeros visitantes ao longo dos dias.

Escolhemos os principais roteiros culturais em São Paulo pensando em localização e facilidade de acesso, à partir do centro da cidade. Então com um perto do outro, você pode fechar essa lista em apenas um dia.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Passeios culturais em São Paulo

Itaú Cultural

passeios culturais para fazer em São Paulo

Foto: Divulgação

Outro roteiro cultural em São Paulo é o Itaú Cultural. Também localizado na Avenida Paulista, o prédio conta com exposições gratuitas, sendo que a principal é para interessados na história do Brasil.

A exposição permanente do prédio se chama Coleção Brasiliana, Espaço Olavo e Setubal, reúne mais de mil itens que contam a história do país. Lá é um ótimo lugar para aprender coisas novas, já que a disposição do acervo é em ordem cronológica, desde o descobrimento do Brasil até o surgimento das primeiras revistas e obras produzidas.

Dentro dessa linha do tempo é possível encontrar pinturas, gravuras, moedas antigas e manuscritos originais. Além de ter um espaço bem grande separado para a fauna, flora e para a história do índios brasileiros.

As outras exposições não são permanentes, mas tendem a ser mais interativas, contando muitas vezes com a participação do visitante. Todas disponibilizam mecanismos como e TV e fones de ouvido, que juntos explicam um pouco mais do que está sendo exposto.

Como o prédio é muito grande, também conta com teatro, apresentações musicais, audiovisuais e literárias. No entanto, para quem quiser explorar ainda mais essas atrações, é preciso consultar as informações do site.

IMS – Instituto Moreira Salles

Foto: Divulgação

O Instituto Moreira Salles está localizado perto do metrô Consolação, na Avenida Paulista, e traz as melhores galerias para quem ama fotografia. O local é palco de eventos, oficinas e principalmente de exposições. Além de oferecer salas de cinemas, com programações mensais e uma biblioteca aberta ao público.

É considerado um dos principais centros culturais da cidade de São Paulo, porque suas galerias estão sempre mudando, ou seja, o conteúdo e as programações não param. Caso você ame esse tipo de ambiente, precisa saber que as salas também estão carregadas de temáticas históricas, que acompanham a trajetória do fotógrafo.

O prédio conta com mais um diferencial: é muito bem localizado e traz uma vista panorâmica belíssima da Avenida Paulista. Por isso, acaba atraindo pessoas para o lugar, que possui também um espaço para trabalho e lazer.

MIS – Museu da Imagem e do Som

passeios culturais para fazer em São Paulo

Foto: Divulgação

Outro espaço cultural que não poderia faltar na nossa lista de dicas é o MIS- Museu da Imagem e do Som. Conhecido como o museu mais pop de São Paulo, não possui um acervo fixo, por isso sempre traz coisas novas para seus visitantes.

Não é chamado de Imagem e Som à toa, o museu traz em sua maioria exposições que disponibilizam sons para contracenar com o que é mostrado visualmente, resultando em uma sensação sensorial muito mais lúdica para quem está ali.

Outro ponto positivo é que muitas das exibições contam com a participação dos visitantes, ou seja, é possível tocar e mexer nas obras sem medo, quebrando a concepção padrão que as pessoas têm de museus.

O local é gratuito e normalmente suas exposições mais elaboradas tem um grande período de duração, além ser beneficiado por estar próximo à Avenida Paulista. Por isso, esse lugar faz parte do nosso roteiro cultural em São Paulo.

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

passeios culturais para fazer em São Paulo

Foto: Divulgação

O Museu de Artes de São Paulo, conhecido como MASP, é uma das atrações culturais mais conhecidas de toda América Latina e não pode faltar na sua lista de visitação. Atualmente, o acervo conta com mais de oito mil peças, sendo elas de artistas nacionais e internacionais. Nomes de peso como Di Cavalcanti e Picasso circulam os corredores do edifício.

O MASP está localizado no centro da Avenida Paulista e de terças feiras é um passeio gratuito, nos demais dias da semana o preço é R$ 15. Na hora de entrar geralmente não há fila, mas quando o museu abre as portas para uma exposição inédita talvez seja preciso esperar um pouco.

O prédio conta com um acervo fixo de obras, mas todo ano recebe exposições diferentes para atrair o público. Além disso, trabalha com uma política de intercâmbio com outros museus, por isso, não importa quantas vezes você visite o lugar, sua experiência nunca vai ser a mesma.

As galerias disponíveis não abrigam somente pintura, há também esculturas e fotografias. Sendo que, ao variar nas exposições, o MASP traz diferentes tipos de arte, como costura, colagem e outros estilos artísticos, na tentativa de expandir a concepção de Arte de seus visitantes.

Leia também:

» Turistando em São Paulo: lugares para conhecer com entrada gratuita
» Veja as principais atrações para conhecer no centro de São Paulo
» Guia de Museus na cidade de São Paulo
» 70 passeios gratuitos para fazer em São Paulo

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Brasileiros podem conseguir bolsa de estudos nos Estados Unidos

Artigo anterior

Vitória e Vila Velha: roteiro de 2 dias no Espírito Santo

Artigo seguinte

Você pode gostar