Multicultural e com grande biodiversidade, a capital sul-mato-grossense é um lugar incrível para se conhecer. Descubra quais são os melhores passeios para fazer em Campo Grande

Planejada e arborizada, a capital do Mato Grosso do Sul é um ótimo destino de viagem e tem muitas atrações para conhecer. Mais do um ponto de passagem para quem vai conhecer Bonito e o Pantanal, há muitas opções de passeios em Campo Grande e vamos te contar aqui tudo o que é possível encontrar por lá.

Apesar de ser uma cidade grande, Campo Grande tem áreas verdes que conservam a fauna e a flora da região. Por isso, não se surpreenda se, ao visitar seus parques, se deparar com araras, tucanos, capivaras, tamanduás e até pequenos lobos. Além disso, é a única cidade brasileira a abrigar uma aldeia indígena urbana, onde vivem índios da etnia Terena.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Multicultural e com grande biodiversidade, Campo Grande é, sem dúvida, um lugar impressionante para visitar e você não pode deixá-la de fora dos seus planos de viagem. Quer saber mais? Então, continue a leitura deste post e descubra quais são as 13 atrações imperdíveis da capital do Mato Grosso do Sul.

Saiba quais são as atrações para conhecer em Campo Grande

Parques, museus, praças, lagoas e, até, aldeias indígenas estão entre os passeios para fazer em Campo Grande. Veja quais são as atrações que a capital sul-mato-grossense reserva para você.

Parque das Nações Indígenas

Campo Grande

Foto: Wikimedia Commons

Cartão-postal da capital do Mato Grosso do Sul, o Parque das Nações Indígenas é uma das atrações imperdíveis de Campo Grande. Amplo, o local é um dos maiores parques urbanos do mundo, com mais de 1 milhão de metros quadrados.

E não falta o que fazer no Parque das Nações Indígenas. Ele oferece locais para caminhadas, parque infantil, quadras esportivas e pistas de skate e patins. Há, ainda, muitos jardins com vegetação nativa da região e um lago com píer e uma pequena ilha.

Museu das Culturas Dom Bosco

passeios ms

Foto: Divulgação

Localizado dentro do Parque das Nações Indígenas, o Museu das Culturas Dom Bosco tem um acervo diversificado que conta um pouco da história e desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e seus povos tradicionais.

Nele, você encontra coleções de arqueologia, etnologia e mineralogia que ajudam a entender como se deu o desenvolvimento dessa região e como viviam os indígenas que ali viviam. Já na coleção de paleontologia, é possível observar fósseis do Brasil, Itália, Estados Unidos e Inglaterra.

Parque dos Poderes

o que fazer em campo grande

Foto: Divulgação

Outra opção de passeio em Campo Grande, o Parque dos Poderes é uma área verde que abriga as sedes das administrações municipais e estaduais, além da Receita Federal e da Justiça Federal.

Durante os finais de semana, o parque é tomado por famílias e praticantes de exercícios físicos. À noite, é possível encontrar quatis, tatus e lobinhos que moram na reserva ao lado do parque e aproveitam para explorá-lo quando há pouco movimento de carros e pessoas.

Museu de Arte Contemporânea (MARCO)

campo grande mato grosso do sul

Foto: Divulgação

Situado dentro do Parque das Nações Indígenas, o Museu de Arte Contemporânea, também conhecido como MARCO, é mais uma das atrações para conhecer em Campo Grande.

O local reúne obras de artistas sul-mato-grossenses e 1500 obras pertencentes à Pinacoteca do estado. Além disso, tem quatro salas com exposições temporárias, biblioteca, salas de aula, ateliê e auditório.

City Tour

campo grande

Foto: Divulgação

Uma das melhores formas de conhecer Campo Grande é através do City Tour. O passeio é realizado em ônibus e passa por 42 pontos turísticos em um trajeto de 48 km. Durante o percurso, um guia fala sobre a história e a curiosidade de cada local.

O City Tour por Campo Grande passa pelo Parque das Nações Indígenas, pelo Mercado Municipal, pelo Memorial do Papa e por várias praças famosas, como a das Araras, Ary Coelho e dos Imigrantes, entre tantos outros lugares da capital sul-mato-grossense.

Morada dos Baís

Foto: Divulgação

A Morada dos Baís é um belíssimo casarão, construído entre 1913 e 1918, localizado no centro de Campo Grande. Ele foi uma das primeiras construções em alvenaria da cidade e, hoje, é um dos principais pontos turísticos de lá.

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande, o prédio Morada dos Baís abriga o Museu Lídia Baís, onde estão os pertences da família que o construiu, e um restaurante.

Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza

mato grosso do sul

Foto: Divulgação

Em Campo Grande é possível encontrar a única aldeia urbana do país: a Aldeia Indígena Urbana Marçal de Souza. Trata-se de um conjunto habitacional criado pela prefeitura da cidade, com 135 ocas feitas em alvenaria, onde vivem famílias do povo indígena Terena.

É um lugar para troca de experiências e para conhecer mais sobre o modo de vida dos índios que, inclusive, ainda falam a língua nativa. Vale a pena conhecer o Memorial da Cultura Indígena, localizado na aldeia urbana, e que resgata a cultura indígena através de artesanatos e da literatura.

Praça das Araras

campo grande

Foto: Divulgação

A Praça das Araras, também conhecida como Praça da União, é um dos belos pontos de encontro de Campo Grande. Localizada no bairro Amambaí, a praça tem espelho d’água, quadra esportiva, parque infantil e o famoso monumento das araras, que chama a atenção para a necessidade de preservação da espécie.

Horto Florestal

passeios

Foto: Divulgação

Para quem curte passeios ao ar livre, o Horto Florestal é uma das atrações para conhecer em Campo Grande. Localizado na propriedade que abrigou o primeiro rancho do fundador da cidade, José Antônio Pereira, o parque abriga diversas espécies de árvores frutíferas típicas da região.

Entre os atrativos do Horto Florestal estão o teatro de arena, oficinas artísticas e culturais, canchas de bocha e de malha, parque infantil, pista de skate, além da Biblioteca Municipal.

Cachoeira do Céu

mato grosso do sul

Foto: Divulgação

Distante apenas 15 km do centro da cidade, a Cachoeira do Céu é uma opção de passeio em Campo Grande, sobretudo nos dias de calor. Localizada em meio à mata fechada, a cachoeira pode ser acessada após uma caminhada de 20 minutos por uma trilha e tem um poço ótimo para banhos.

Orla Morena

passeios

Foto: Divulgação

Entre as atrações para conhecer em Campo Grande, vale a pena visitar a Orla Morena, também conhecida como a praia da cidade. Apesar de não ter nada a ver com uma praia, de fato, o local é muito frequentado por moradores, principalmente aos finais de semana.

A Orla Morena é um parque linear, construído em 2010 no bairro Cabreúva, que abriga pista de caminhada, patins, bicicleta, skate e academia a céu aberto.

Praça Pantaneira

Campo grande

Foto: Divulgação

A Praça Pantaneira fica no mesmo quarteirão onde está a prefeitura de Campo Grande e chama atenção por suas grandes estátuas de animais do Pantanal. Criadas pelo artesão Levi Batista do Nascimento, elas retratam araras, tucanos, onças e garças. O local é uma excelente opção de passeio ao ar livre e ainda rende ótimos cliques.

Lagoa Itatiaia

ms

Foto: Divulgação

Outra atração para conhecer em Campo Grande, a Lagoa Itatiaia tem 350 metros de largura e é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol na cidade. Muito frequentada por pescadores, a lagoa fica no bairro Jardim Itatiaia e tem pista de caminhada.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como fazer faculdade nos EUA? Cursos, graduações e estudos nos Estados Unidos

Artigo anterior

13 cenários que vão te dar vontade de comprar uma passagem para Goiás agora

Artigo seguinte

Você pode gostar