Um dos destinos mais incríveis da Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty tem diferentes opções de passeios que agradam aos mais variados tipos de viajantes

Vai viajar para Paraty e quer saber o que fazer por lá? De primeira podemos adiantar que esta cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro é um dos destinos mais completos da região. Nela, você consegue curtir belas praias, se aventurar em meio à Mata Atlântica e conhecer lugares históricos incríveis. E, para te ajudar a montar um roteiro super bacana, vamos falar sobre os melhores passeios em Paraty.

Seja por conta própria ou com as agências de turismo que promovem tours pela região, você pode explorar vários cantinhos especiais de Paraty. Mas, se vale a dica, experimente fazer os passeios com a Estrela Tours, que tem uma equipe super preparada para, além de apresentar os principais pontos turísticos da cidade, proporcionar muita diversão para os visitantes.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Passeios em Paraty

Passeio de escuna

passeios em paraty

Foto: Estrela Tours/Divulgação

Os passeios de escuna são famosos em Paraty e partem diariamente do Cais de Turismo. Há diferentes embarcações que levam os turistas para conhecer ilhas e praias da baía de Paraty e arredores. E quando falamos em conhecer, não é apenas visitar esses locais, mas aprender sobre suas histórias e curiosidades. Durante o trajeto, um guia turístico fala sobre cada ilha e praia, ajudando os visitantes a entenderem a cultura local.

As embarcações são bem estruturadas e contam com serviço de bar e restaurante. Além disso, os tours são bem animados, com música ao vivo e ambientes super confortáveis. Em cada parada, os turistas são convidados a explorar lugares belíssimos.

A escuna Estrela da Manhã, da Estrela Tours, por exemplo, leva os viajantes à linda Praia da Lula, que tem águas calmas em tons de verde esmeralda e areias claras. Depois, segue para a Ilha Comprida, um verdadeiro aquário natural mar adentro, onde os turistas podem mergulhar entre peixinhos.

Em seguida, a embarcação faz uma parada na bela Lagoa Azul, onde é servido o almoço à bordo. E, por fim, segue para a Praia Vermelha, último local de desembarque. Nela, é possível nadar e aproveitar a paradisíaca faixa de areia.

Passeio de lancha

passeios em paraty

Foto: Estrela Tours/Divulgação

Uma forma de conhecer a baía de Paraty de maneira mais autônoma é através dos passeios de lancha. Desse modo, você pode escolher quais lugares conhecer, assim como tem mais tempo para curti-los.

A Estrela Tours também oferece esse tipo de passeio e conta com duas lanchas, uma para 13 pessoas e outra para 9. Ambas têm um marinheiro profissional e serviço de bar a bordo, flutuadores, máscara de snorkel e toalhas para os turistas. Além disso, fazem uma parada em uma ilha para almoço, caso os viajantes desejem. 

Passeio à vila de Trindade

trindade

Foto: Michelle Amaral

Outro passeio imperdível para quem viaja para Paraty é a visita à vila de Trindade. Localizada a cerca de 25 km do centro histórico, a antiga vila caiçara é, hoje, um dos pontos turísticos mais badalados dessa região do litoral sul do Rio de Janeiro. Os grandes atrativos são as praias rústicas que conservam o visual paradisíaco. Mas há também cachoeiras e ótima estrutura de bares, restaurantes, lojas e pousadas que atraem turistas de toda parte.

As praias de Trindade são a Praia Brava, a Praia do Cepilho, a Praia de Fora, a Praia dos Ranchos, a Praia do Meio e a Praia do Cachadaço. A Praia Brava é a primeira de Trindade e fica bem antes da vila. Acessível através de uma trilha em meio à Mata Atlântica, o local é frequentado, sobretudo, por praticantes do nudismo.

Na sequência, vem a Praia do Cepilho, que tem um visual belíssimo e mar com ondas fortes, perfeito para a prática do surfe. Logo que passa o centro da vila, encontram-se a Praia de Fora e a Praia dos Ranchos, que têm a melhor infraestrutura turística, com vários restaurantes à beira mar.

Depois, a partir de uma trilha dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina é possível chegar à Praia do Meio, que tem águas calmas e de onde partem os passeios de barco que seguem para a linda piscina natural do Cachadaço, mar adentro. A Praia do Meio também tem uma trilha para a Praia do Cachadaço e para quem quer conhecer a piscina natural via terrestre. O trajeto dura cerca de 40 minutos e é feito em meio à Mata Atlântica.

Tour pelas cachoeiras

paraty

Foto: Estrela Tours/Divulgação

Vale a pena, ainda, fazer um tour pelas cachoeiras de Paraty. A região que cerca a cidade tem vários cursos d’água em meio à Mata Atlântica que formam quedas d’água belíssimas e poços ótimos para banhos. As mais famosas são a Cachoeira da Pedra Branca e Poço da Usina e a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan. Há, ainda, a Cachoeira das Sete Quedas, Cachoeira do Iriri, Cachoeira do Crepúsculo e o Poço dos Ingleses.

Em Trindade, você também pode conhecer as cachoeiras da Pedra que Engole. Trata-se de várias pequenas quedas d’água e um buraco entre as rochas por onde é possível escorregar – ou ser engolido – passando por debaixo das pedras e saindo em um poço d’água. O acesso é feito por uma trilha a partir da Praia do Meio.

City Tour

passeios

Foto: Andreia Cristina Silva/Unsplash

Não tem como viajar para Paraty sem conhecer seu belo centro histórico. As ruas de pedras pé-de-moleque com os casarões coloniais de portas e janelas coloridas são o principal cartão-postal da cidade. E a visita fica ainda melhor se você faz esse passeio em Paraty com o auxílio de um guia autorizado. Isto porque, além de admirar as construções históricas, você ouvirá explicações sobre a importância de cada lugar, assim como as lendas dos séculos passados.

Entre os lugares para ver durante o city tour pelo centro histórico estão igrejas centenárias, a Casa de Cultura de Paraty, antigos sobrados, ateliês de arte e a Rua do Fogo, a mais instagramável da cidade. A caminhada costuma durar cerca de 1h30 e, depois, você pode fazer uma refeição nos vários restaurantes do local, tomar um sorvete ou garantir aquela lembrancinha de viagem.

Alambiques de cachaça

o que fazer em paraty

Foto: Divulgação

Paraty é um dos berços da cachaça no Brasil e, como tal, tem vários alambiques que podem ser conhecidos durante a estadia na cidade. De acordo com historiadores, a bebida começou a ser alambicada em Paraty por volta do ano 1600. Ao longo dos anos, mais de 100 alambiques se instalaram em seus arredores.

Hoje, porém, restam poucos. Mas a boa notícia é que os que sobraram são abertos à visitação. Neles, além de experimentar variações da bebida, os visitantes aprendem sobre a história da cachaça paratiense. Entre os alambiques para visitar em Paraty, estão o Engenho D’Ouro, Paratiana, Coqueiro, Corisco, Maria Izabel, Pedra Branca e Maré Cheia.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Maior roda-gigante da América Latina será inaugurada em São Paulo em agosto

Artigo anterior

Imperatriz Paraty Hotel: luxo e conforto na Costa Verde do Rio de Janeiro

Artigo seguinte

Você pode gostar