Peru reabre para brasileiros vacinados ou com RT-PCR negativo.

Já pensou em visitar o Peru? Num mesmo país encontramos belezas naturais exóticas, as montanhas da Cordilheira dos Andes, ótima gastronomia e a cultura e legado do povo inca, um dos principais da cultura pré-colombiana.

Brasileiros no Peru não são novidade, mas o advento da pandemia deixou todo mundo desnorteado e as fronteiras foram fechadas. Mas agora o panorama está prestes a mudar: o país reabriu seus limites e anunciou que irá aceitar brasileiros com ou sem vacina. Desde seis de setembro.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O Peru aberto para brasileiros, entretanto, requer alguma atenção. Principalmente para quem ainda não tomou nenhuma dose de vacina anti Covid-19. Neste caso o interessado em viajar deverá apresentar um exame RT-PCR ou de antígeno negativo e este deve ter sido feito em até 72 horas antes do embarque. Também deverá preencher uma declaração de saúde no mesmo prazo.

fronteira peruana

Foto: Unsplash

No Brasil, quem estiver vacinado e com o certificado em inglês ou espanhol emitido pelo aplicativo do Conecte SUS, ficará dispensado do teste. Para os demais casos é necessário realizar o exame antes de viajar para o exterior, seja para este ou outro país.

Aqui cabe um parêntesis para explicar do que se trata o exame. A reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa (RT-PCR) é uma técnica de laboratório que combina a transcrição reversa de RNA em DNA (neste contexto, chamada de DNA complementar ou cDNA) e a amplificação de alvos específicos de DNA usando a reação em cadeia da polimerase (PCR).

É usado principalmente para medir a quantidade de um RNA específico. Isso é conseguido monitorando a reação de amplificação usando fluorescência, uma técnica chamada PCR em tempo real ou PCR quantitativo (qPCR). RT-PCR e qPCR combinados são usados rotineiramente para análise da expressão gênica e quantificação do RNA viral em pesquisas e ambientes clínicos.

Deixando o mundo médico de lado e voltando ao universo turístico: o turismo peruano volta  a ser possível a partir do momento que o governo de lá se decidiu por retirar o Brasil da lista de países de alto risco, da qual ainda constam países como a África do Sul.

Mas tudo indica que as coisas vão aos poucos retomando seu curso. A atração turística de Machu Picchu anunciou que iria aumentar a sua capacidade de visitantes a partir de 15 de setembro. E foi o que fizeram: o aumento progressivo dos 2.224 iniciais deve ir até atingir 3.000 no fim de 2021. Também a Latam voltou a operar voos diários entre São Paulo e Lima.

Outubro também marcou a volta dos voos regulares para a Argentina. No começo de novembro foram restabelecidos os voos para o Uruguai. Mas nem todos os países estão de volta ao normal, como o Chile, que, apesar de aberto, ainda exige quarentena dos visitantes.

Para emitir o certificado de vacinação, o documento mais exigido pelos países hoje em dia, siga os passos abaixo:

Para emitir o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 é preciso baixar o app ou acessar a versão web do sistema.

1 – No Conecte SUS, clique no ícone da vacina.
2 – Clique na opção “doses administradas”.
3 – Siga para o detalhamento das doses administradas.
4 – Clique em Certificado de Vacinação.

O registro é válido em todo o território nacional e tem validade de um ano a partir da data de emissão.

O Exame RT-PCR é exigido apenas para quem não está 100% imunizado. O viajante deve ter tomado todas as doses da vacina, caso contrário o exame vai ser exigido e deve ser realizado no prazo máximo de 72 horas de antecedência à sua chegada no Peru. Se esta norma não for cumprida corre o risco de ser barrado.

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Veneza quer rastrear celulares de turistas para controlar fluxo na cidade

Artigo anterior

Brasileiros são elegíveis para visto de trabalho nos EUA

Artigo seguinte

Você pode gostar