Arábia Saudita anunciou planos para converter uma plataforma de petróleo num “parque radical” e resort de 150 mil metros quadrados localizado no Golfo Pérsico

O Fundo de Investimento Público (PIF da sigla em inglês) da Arábia Saudita revelou seus planos para o The Rig, um projeto turístico de um hotel resort em uma plataforma de petróleo, localizado em pleno Golfo Pérsico.

A atração abrangerá uma área de mais de 150 mil metros quadrados e promete fornecer uma experiência diferente em termos de hospitalidade, com aventuras radicais e participação de esportes aquáticos. Tudo faz parte da estratégia da entidade para fortalecer ainda mais a oferta internacional de entretenimento e turismo do país.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

The Rig

the rig arabia saudita hotel

Foto: Divulgação

O Resort será uma atração turística única, destinada a atrair turistas de todo o mundo e, ao mesmo tempo, ser especialmente popular entre os cidadãos e residentes dos países da região, de acordo com o press release oficial da PIF. O estabelecimento contará com uma série de atrações turísticas, incluindo três hotéis, restaurantes de classe mundial, helipontos e uma variedade de atividades de aventura, incluindo esportes radicais.

De acordo com o site do projeto, este não será apenas um resort temático, mas “um parque radical, um playground de aventura inteiramente novo”. O projeto é parte de um esforço para diversificar a economia longe do petróleo.

the rig arabia saudita hotel

Foto: Divulgação

De acordo com um comunicado à imprensa, o The Rig será um “parque extremo” com tema petrolífero, abrangendo uma área total de mais de 150.000 metros quadrados que sediará esportes radicais, com helipontos e uma “variedade de atividades de aventura”. Outros sites turísticos inyernacionais divulgaram ainda que estão programafas atrações como passeios de montanha-russa, bungee jumping e paraquedismo. O complexo contará ainda com três hotéis, com mais de 800 quartos, e 11 restaurantes, incluindo um que oferece “refeições submarinas”.

Apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, o empreendimento, segundo o release oficial, já está sendo divulgado como sendo a “maior estrutura offshore multifuncional do mundo”, visando agregar valor à economia local e apoiar “os esforços da Arábia Saudita para se tornar um destino turístico global líder”.

the rig arabia saudita hotel

Foto: Divulgação

O país tem uma estrutura estratégica, conhecida como Saudi Vision 2030, que faz parte dos esforços para reduzir a dependência da Arábia Saudita do petróleo e diversificar a economia. Produz cerca de 12.402.761 barris de petróleo por dia, representando mais de 16 por cento do total das reservas mundiais de petróleo. O petróleo atualmente compromete 30 a 40% do PIB real, mas há planos para gerar receita desenvolvendo os setores de serviços públicos, incluindo o turismo.

Tanta atenção para uma atração que está ainda nas plantas parece já ter resultados para outros empreendimentos com o mesmo objetivo. Esquemas governamentais para desenvolver parques temáticos, como o complexo Six Flags em Al-Qidiya, sudoeste de Riade, e para construir dezenas de hotéis e 1.300 unidades residenciais ao longo da costa do Mar Vermelho fazem parte de uma tentativa de atrair 100 milhões de turistas por ano, algo que se espera obter até o final desta década.

O projeto busca a proteção ambiental na área, mantendo-se alinhado com as melhores práticas globais e em apoio aos esforços da Arábia Saudita para preservar o meio ambiente. Para garantir a preservação sustentável do meio ambiente nas proximidades do projeto, seguirá os principais padrões e melhores práticas globais.

The Rig está em linha com a estratégia da PIF para o período de 2021 a 2025  a fim de impulsionar a inovação nos setores de turismo e entretenimento da Arábia Saudita, proporcionando oportunidades de desenvolvimento promissoras para alcançar a diversificação econômica em linha com os objetivos Saudi Vision 2030.

Para apoiar os esforços do país para se tornar um destino turístico global líder, a PIF estabeleceu vários projetos e empresas importantes em várias regiões do país, incluindo a Red Sea Development Company, a Alsoudah Development Company e a Cruise Saudi Company.

Atrações na Arábia Saudita

arabia saudita

Foto: Divulgação

Não há uma data certa para a inauguração do resort, mas o turismo impulsionado do país já faz com que o visitante acabe redescobrindo opções já existentes. Selecionamos aqui três delas que são consideradas como um complemento a uma possível viagem quando da inauguração do The Rig.

A primeira dica não poderia ser outra. Al Ula é o destino mais conhecido na Arábia Saudita. A área no noroeste do reino está repleta de formações rochosas douradas, exuberantes fazendas de frutas cítricas e os restos de vários reinos antigos. As ruínas mais famosas, Mada’in Saleh, contêm aglomerados de túmulos nabateus de 2.000 anos. É comparada à Petra, na Jordânia, sem o embaraço de se enfrentar multidões.

Em seguida temos Riade, uma expansão urbana tingida de bege, mas com muitos locais culturais para explorar, desde os movimentados mercados tradicionais de Taíba e Souq Al Zal até a área histórica recentemente renovada de Diriyah, casa ancestral da família governante Al Saud. Aproveite e pare em Riyadh apenas para ver “A Beira do Mundo” (Edge of the World), nome do planalto elevado a duas horas da cidade que é um local favorito para caminhadas nos finais de semana para os residentes. As vistas se estendem infinitamente em todas as direções e o silêncio é considerado inspirador.

Por fim temos o oásis Al Ahsa, excelente para explorar a cultura do reino, tão variada de uma região a outra. Fica no leste e pode ser alcançada com um rápido passeio de trem ou voo a partir de Riade até o centro urbano da área, chamado de Hofuf. É usado como base para explorar locais como as cavernas de Al Qarrah, que ficam frescas no verão.

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Tenha um final de semana inesquecível hospedando-se nesses chalés temáticos na Serra Catarinense

Artigo anterior

Países abertos para quem se vacinou com Coronavac; veja a lista!

Artigo seguinte

Você pode gostar