Ponte aérea Rio-SP será a primeira com embarque biométrico facial no mundo

Atualizada em:

Sistema de embarque biométrico facial começou a ser implantado no início de agosto e estará totalmente disponível na ponte aérea Rio-SP até dia 25

Passageiros de voos domésticos entre São Paulo e o Rio de Janeiro podem viajar sem a necessidade de apresentar o cartão de embarque e documentos pessoais. Em fase final de implantação, o embarque biométrico facial já está disponível na ponte aérea Rio-SP e promete agilizar o processo de entrada de viajantes e tripulantes nos aviões das companhias Azul, Gol e LATAM.

A tecnologia foi implantada nos terminais dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ao longo do mês de agosto. E, conforme a previsão da Infraero, o sistema deve estar completamente operante até o dia 25 deste mês. Com isso, a ponte aérea Rio-SP será a primeira do mundo com embarque biométrico facial no mundo. E os aeroportos Congonhas e Santos Dumont, os primeiros do Brasil a adotar esse sistema.

Cadastro inicial dos viajantes

Ponte aérea Rio-SP
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

Num primeiro momento, todos os passageiros deverão fazer um cadastro para utilizar a nova tecnologia do projeto Embarque +Seguro 100% Digital. Conforme informações da Infraero, as companhias aéreas terão autonomia para definir como será o  cadastramento biométrico e validação do passageiro na base governamental. Os dados dos viajantes ficarão sob responsabilidade do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

De modo geral, o cadastro deverá ocorrer no momento do embarque, com a apresentação de um documento biométrico válido – CNH digital ou título de eleitor digital – e a passagem aérea. Com estes documentos, o passageiro terá acesso ao canal de cadastramento e validação biométrica da companhia aérea. Para concluir o processo, terá que aceitar os termos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e estará apto a usar o sistema biométrico imediatamente.

Nos próximos voos, o viajante não precisará mais de nenhum documento para embarcar, apenas da leitura facial. Cabe destacar, contudo, que a utilização do embarque biométrico facial é facultativa. Passageiros que desejarem viajar da maneira convencional – com documentos e cartão de embarque – terão atendimento normal nos terminais da ponte aérea Rio-SP.

Como é o embarque biométrico facial

Embarque biométrico facial
Foto: Ministério da Infraestrutura

Com o embarque 100% digital, passageiros e tripulantes não precisarão apresentar nenhum documento para viajar na ponte aérea Rio-SP. Bastará aproximar o rosto de um totem para a leitura biométrica facial e o acesso será liberado. Desse modo, os viajantes terão facilidade ao fazer o check-in e entrar no avião, e a tripulação encontrará agilidade para acessar a aeronave e as áreas restritas dos aeroportos.

Quanto aos passageiros, a biometria facial ocorrerá em duas etapas no aeroporto. A primeira será para o acesso à sala de embarque. Nesse momento, os totens verificarão a existência de um cartão de embarque válido para a data e os dados do passageiro junto à base do governo. Depois, ocorrerá mais uma leitura biométrica na entrada da aeronave, já no portão de embarque.

Embarque na ponte aérea Rio-SP

Ponte aérea Rio-SP
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil

A ponte aérea Rio-SP é a primeira do mundo a adotar o sistema de embarque biométrico facial no mundo. A escolha dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont se deu por dois motivos: são terminais operados pela Infraero e com grande fluxo de passageiros. A ideia é que até o final do ano alguns terminais privados também adotem a tecnologia, segundo o Ministério de Infraestrutura. 

O novo sistema opera em doze portões de embarque e dez catracas no aeroporto paulista, e em oito portões e cinco catracas no fluminense. De acordo com a Infraero, durante os testes de implantação da leitura biométrica facial na ponte aérea Rio-SP constatou-se uma redução no tempo médio de embarque, de 7,5 segundos para 5,4 segundos por passageiro. Ou seja, um ganho de tempo de 27%.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima