Quais pontos turísticos visitar em SP? Descubra lugares inesquecíveis na maior capital do Brasil

Segunda cidade que atrai mais turistas no Brasil, a cidade de São Paulo recebe mais pessoas a cada ano e motivos para que esse número sempre cresça não faltam. Desde o volume elevado de oportunidades profissionais e as centenas de eventos de diversos segmentos que ocorrem por aqui até a busca por novas experiências gastronômicas e a diversidade cultural, a cidade possui atrações para todos os gostos.

Independente do perfil de quem visita, uma coisa é certa – é impossível não se apaixonar pela vida paulistana depois de alguns dias a passeio e não são poucos os casos de gente que volta pra casa pensando em apartamento para comprar em São Paulo. Conheça agora alguns lugares que você não pode deixar de visitar da próxima vez que vier à capital!

Edifício Copan

Inaugurado em 1952, o Copan foi idealizado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Ele tinha como objetivo reproduzir o movimento de uma bandeira ao vento e por isso, seu icônico formato em “S” que faz do prédio um dos grandes cartões postais de São Paulo. O lugar, além de abrigar diversos apartamentos, conta com uma galeria que abriga diversas e famosas opções gastronômicas como o Bar da Dona Onça, famoso por sua feijoada e o Fel, um barzinho intimista que serve deliciosos e refrescantes drinques.

Edifício Itália

O Edifício Itália é quatro anos mais novo que seu vizinho Copan e seus 165 metros de altura deram a ele por muito tempo o título de prédio mais alto do Brasil. Patrimônio Histórico da cidade, é em seu último andar (45º) que fica o tradicional restaurante Terraço Itália com vista panorâmica de toda a cidade e um charmoso Piano Bar com jazz ao vivo para noites mais românticas. Será que vale a sua visita? Com certeza! Ainda mais em comemorações, encontros românticos ou ocasiões especiais.

Avenida Paulista 

Impossível falar dos pontos turísticos em São Paulo sem citar a Av. Paulista. Via mais famosa da cidade, a Avenida Paulista é considerada o coração da cidade. Seus inúmeros prédios abrigam escritórios de muitas das empresas mais importantes do mundo enquanto que seu entorno conta com diversas opções gastronômicas e de vida noturna para todos os gostos. 

Se puder, não deixe de agendar sua visita à Avenida Paulista em um domingo. Nesse dia da semana os carros são impossibilitados de passar, transformando toda a sua extensão em um comprido e movimentado calçadão.

Pontos turísticos para visitar em São Paulo

Pontos turísticos em São Paulo: o que fazer na Av. Paulista e muito mais! Isma Braz / Pixabay

Parque do Ibirapuera

Um dos principais pontos turísticos de São Paulo, o Parque Ibirapuera, conta com diversas opções de lazer, como: espaços arborizados excelentes para realizar piquenique entre amigos e família, pistas reservadas para ciclistas, quadras de basquete e futebol e espaços para praticar patinação e skate, é um dos lugares mais visitados aos finais de semana.

Além disso, dentro do parque você poderá conferir exposições na Oca e no Museu Afro Brasil. A Oca foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e entre as exposições que já passaram tivemos Museu do Folclore e 500 Anos do Brasil, atualmente o museu conta com exposições voltadas a arte contemporânea.

Já o Museu Afro Brasil, conta com mais de 6 mil peças em seu acervo voltados a etnologia africana e afro-brasileiro, como pinturas e esculturas, documentos e fotografias e entre seus autores temos artistas brasileiros e estrangeiros trabalhando temas que vão desde o século XV até os dias de hoje.

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea está situado próximo ao Parque Ibirapuera e trata-se de uma extensão universitária da Universidade de São Paulo (USP), dispõe em seu acervo de cerca de 10 mil obras com as mais diferentes formas de expressão de arte, como pinturas a óleo, esculturas, gravuras e desenhos de diversos artistas como Tarsila do Amaral, Volpi e Picasso. 

MASP e Parque Trianon

Alguns destaques da Av. Paulista são o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), com sua arquitetura única e imenso acervo com aproximadamente 8 mil peças – tida por muitos especialistas como a coleção mais importante de todo o hemisfério sul e o aconchegante Parque Trianon, refúgio de área verde em meio ao caos urbano oferecido pela região. 

Pontos turísticos em São Paulo

Pontos turísticos para visitar em São Paulo. Foto: Thiago Leite / Shutterstock.com

Vale do Anhangabaú

Parada inicial para quem quer conhecer o centro de São Paulo, o Vale do Anhangabaú situa-se entre o Viaduto do Chá e o Viaduto Santa Ifigênia. O espaço simboliza para muitos a divisão entre o centro velho, mais tradicional e com influências europeias e o centro novo da capital, marcado por seus altos edifícios e o característico ritmo pulsante da cidade.

Uma vez no Vale, é possível percorrer o seu entorno a pé e conhecer alguns dos ícones da arquitetura da cidade como o Teatro Municipal, o altíssimo Edifício Mirante do Vale e a antiga sede dos Correios. Outros pontos turísticos próximos são o Mosteiro de São Bento, a Praça da República, a Galeria do Rock e para quem gosta de fazer compras, a Rua 25 de Março. Comece seu passeio bem cedinho e prepare-se para andar bastante!

Esperamos que com essas dicas você consiga o quanto antes visitar esses e outros lugares fantásticos de São Paulo!

» 70 passeios gratuitos para fazer em São Paulo hoje mesmo
» Guia de Museus na cidade de São Paulo
» Roteiro de 2 ou 3 dias em São Paulo
» Lugares para fazer compras em São Paulo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Ilha da Madeira reabre fronteiras em julho para viajantes internacionais

Artigo anterior

Milhares de flores azuis formam paisagem mágica em parque no Japão

Artigo seguinte

Você pode gostar