Atualizada em:
Conheça a charmosa vila de Porto de Pedras, um dos destinos mais rústicos e encantadores da famosa Costa dos Corais, em Alagoas
A charmosa cidade de Porto de Pedras está a apenas 109 km de Maceió, a capital alagoana. O município já foi uma pequena vila de pescador e carrega até hoje muita cultura e características que podem ser encontradas em artesanatos, num curto passeio pelas ruas da cidade ou escutadas em poucos minutos em uma conversa com locais.
O município fica entre as cidades de São Miguel dos Milagres e Japaratinga, ambas inserida na região da costa dos corais, um território turístico formado pela segunda maior barreira de corais do mundo (ficando atrás apenas da Costa Australiana).
Pouco divulgado entre os turistas, Porto de Pedras possui uma rica história, a região foi ponto de disputa entre portugueses e holandeses. A presença católica bem forte pode ser notada visitando as igrejas de São Gonçalo (localizada no povoado de Tatuamunha), de Nossa Senhora da Piedade e a matriz de Nossa Senhora da Glória. Construções antigas também colorem e alegram as ruas da simpática cidade.
O toque rústico de Porto de Pedras e suas vilas próximas fazem da região um ponto estratégico para quem esta desbravando a costa dos corais.
Como chegar
Saindo de Maceió pegue a AL 101 Norte; passando São Luís do Quitunde até uma usina em seguida pegue a estrada que entra para a rota turística. A estrada é totalmente asfaltada e cruza Passo de Camaragibe antes de chegar ao litoral, em Barra de Camaragibe.
Vindo de Recife, pegue a PE-060 até a Maragogi, a cidade que faz fronteira com o estado pela AL-101 Norte ao em seguida siga para Japaratinga, onde você vai pegar a balsa do rio Manguaba. A balsa funciona sempre que há carros durante o dia e a tarde.
O que fazer
A praia de Porto de Pedras é a mais próxima do centro, o local não possuí uma orla, mas próximo da praia é possível encontrar algumas lanchonetes, bares e restaurantes simples, com comidas típicas. No final da praia em direção ao lado sul do litoral, um braço de rio deságua no mar, possibilitando um maravilhoso banho de água doce.
Em seguida encontra-se a paradisíaca Praia do Patacho, que vem chamando atenção dos viajantes cada vez mais. Seu imenso coqueiral e suas águas claras e calmas em uma região tranquila e muito preservada é procurada por pessoas que desejam ficar mais isoladas. Com uma acesso não muito fácil, a praia não oferece estrutura aos visitantes, somente hotéis de charme e algumas pousadas de luxo são encontradas em alguns pontos, sempre distantes uma das outras.
A cidade ainda conta com mais duas praias: Lajes e Tatuamunha. Ambas com uma extensa faixa de areia emoldurada por coqueirais e piscinas naturais que formam-se entre as pedras e recifes de corais.
A região também abriga muitos peixes-boi que encontram nas águas quentes e verdes dos rios um ambiente calmo e tranquilo para viver. Não deixe de conferir o passeio para observação da espécie, feita por uma associação que busca garantir a preservação ambiental da região por meio do turismo. A visitação ao local tem direito a uma pequena trilha ecológica e um delicioso passeio de barco pelo manguezal.
Construído em 1940, o Farol de Porto de Pedras é parada obrigatória, com uma vista panorâmica impressionante da praia de Porto de Pedras.
O Farol pode ser acessado pela rua de paralelepípedos ao lado da antiga Cadeia Pública.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]