Praga – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para Praga? Veja quais são os pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro de viagem na capital da República Tcheca, além de dicas de passeios e lugares para visitar em Praga

Praga é um verdadeiro museu a céu aberto que impressiona e atrai visitantes de todas as partes do mundo. A capital da República Tcheca tem se tornado um dos principais destinos da Europa, sendo considerada uma das cidades mais pulsantes do continente.

Monumentos e construções grandiosas, restaurantes incríveis e uma vida noturna agitada são alguns dos atrativos que justificam a fama de Praga. Para completar o pacote, a capital tcheca tem um sistema de transporte público eficiente, além de ser uma ótima cidade para caminhar, sobretudo em seu circuito histórico.

Por tudo isso, Praga é um dos melhores destinos para conhecer na Europa e, se a sua ideia é visitá-lo, temos informações importantes para você. Preparamos este guia com dicas sobre os pontos turísticos de Praga, lugares para ir e passeios que você precisa incluir em seu roteiro de viagem na cidade.

Pontos turísticos de Praga

Um dos primeiros itens de todo planejamento de viagem, os pontos turísticos são parte fundamental do roteiro e em Praga não é diferente. A capital da República Tcheca tem uma arquitetura impressionante e muitos monumentos históricos para visitar. Confira, a seguir, os principais atrativos desta que é uma das cidades mais bonitas do mundo.

Praça da Cidade Velha

Pontos turísticos de Praga: Praça da Cidade Antiga
Pontos turísticos de Praga: Praça da Cidade Antiga – Foto: Rich Martello/Unsplash

Considerada o coração de Praga, a Praça da Cidade Antiga – ou Staromestske namesti – é um dos principais pontos turísticos da capital tcheca. Ela abriga construções importantes da cidade, como a torre gótica da Prefeitura, que fica em um prédio de 1364, onde está o famoso Relógio Astronômico. Além disso, a praça é um ponto de encontro de turistas, onde há muitos restaurantes, bares e quiosques de comida, cervejas e souvenirs. 

Relógio Astronômico

Pontos turísticos de Praga: Relógio Astronômico
Pontos turísticos de Praga: Relógio Astronômico – Foto: Graham Hobster/Pixabay

Destaque da Praça da Cidade Velha, o Relógio Astronômico é um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Praga. Além de ser incrivelmente belo e ficar em um prédio histórico de 1364, o relógio de 1410 é rico em detalhes. Ele marca a data e as horas, mas também registra a posição do sol, os ciclos astronômicos, as fases da lua e feriados do calendário cristão. Além disso, apresenta um mini espetáculo a cada hora sobre a caminhada dos 12 apóstolos.

Castelo de Praga

Vista do Castelo de Praga
Vista do Castelo de Praga – Foto: Paulo Cerqueira/Wikimedia Commons

Uma das construções mais importantes da cidade, o Castelo de Praga é um dos pontos turísticos para visitar e conhecer mais da história local. Situado no topo do distrito de Malá Strana, o palácio abrigou reis da Boêmia, imperadores romanos e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca. Hoje, é um complexo turístico formado pelo palácio antigo, uma catedral, uma rua cheia de casas coloridas e jardins.

Ponte Carlos

Principais pontos turísticos da capital da República Tcheca
Principais pontos turísticos da capital da República Tcheca – Foto: Martin Krchnacek/Unsplash

A Ponte Carlos não é só um dos pontos turísticos mais famosos de Praga como um dos lugares mais frequentados da cidade. Ao visitar a capital da República Tcheca você passará várias vezes pela ponte, já que ela liga as duas partes da cidade sobre o rio Vltava. Trata-se de uma construção gótica feita a pedido do rei Carlos IV em 1357, que tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos em sua extensão. O lugar também recebe muitos artistas, entre pintores, cantores, dançarinos e vendedores.

Catedral de São Vito

Interior da Catedral de São Vito
Interior da Catedral de São Vito – Foto: Vined/Pixabay

Inclua em seu roteiro de viagem a Catedral de São Vito. Ela fica dentro do complexo do Castelo de Praga e é um dos monumentos mais importantes da cidade. O início da construção data de 1344 e sua conclusão ocorreu somente entre os séculos XIX e XX, sendo que a catedral abriu ao público somente no final de 1929. Nela estão a tumba de Venceslau IV (O Rei Bom) e as Joias da Coroa. Além disso, a Catedral de São Vito é o lugar de coroação dos reis da Boêmia

Sinagoga Espanhola

Pontos turísticos de Praga: Sinagoga Espanhola
Pontos turísticos de Praga: Sinagoga Espanhola – Foto: Uoaei1/Wikimedia Commons

A Sinagoga Espanhola – Španělská synagoga – é o templo mais novo da cidade judia de Praga e recebeu este nome por sua construção em estilo mourisco. É um lugar para visitar na capital da República Tcheca, tanto por sua beleza exterior quanto interior. Mas não é só isso. A sinagoga permite se aprofundar na história e na cultura dos judeus da Boêmia. Tanto que o local funciona como uma espécie de museu, com a exposição de uma coleção de pratarias da Boêmia e da Moravia.

Busto de Franz Kafka

Busto de Franz Kafka
Pontos turísticos de Praga: Busto de Franz Kafka – Foto: Juraj Filin/Pixabay

Por fim, não deixe de visitar o Busto de Franz Kafka – Hlava Franze Kafky – localizado no Quadrio Business Centre, em Praga. A obra impressionante do artista tcheco David Cerny tem 11 metros de altura e 39 toneladas e é feita por 42 camadas em movimento. Ela homenageia o escritor tcheco Franz Kafka, uma das maiores figuras da literatura mundial do século XX.

Lugares para ir em Praga

Além dos pontos turísticos mais famosos, há muitos lugares incríveis para visitar em Praga. A cidade tem suas incríveis construções históricas, mas também possui belos parques para passeios ao ar livre, ótimas opções de passeios para famílias e cantinhos charmosos para caminhadas despretensiosas.

Karlova

Lugares para ir em Praga: Karlova
Lugares para ir em Praga: Karlova – Foto: Warren LeMay/Flickr

Hoje, uma rua estreita e movimentada do centro de Praga, mas antes o caminho de reis e rainhas da Boêmia em suas coroações. Esta é Karlova, um dos lugares que você não pode deixar de visitar ao viajar para a capital da República Tcheca. Repleta de construções barrocas com porões em estilos gótico e romanesco, essa rua tem uma grande importância histórica para a cidade, além de ser belíssima. Lá você encontrará, ainda, várias lojas, cafés e restaurantes.

Parque e Torre Petřín

Parque e Torre Petřín
Dicas de lugares em Praga: Parque e Torre Petřín – Foto: Jorge Franganillo/Flickr

Um dos melhores lugares para admirar a beleza da cidade de Praga e para curtir os dias ao ar livre, o Parque e a Torre Petřín são pontos de parada obrigatória. A torre chama a atenção no horizonte da capital tcheca por sua imponência e semelhança com a Torre Eiffel, de Paris. Trata-se de uma torre de TV que possui mirantes para contemplar a vista da cidade. O parque, por sua vez, é tem belos jardins e opções de lazer para todas as idades.

Zoológico de Praga

O Zoológico de Praga é um dos mais famosos do mundo e um dos lugares preferidos por quem viaja em família à cidade. Ele fica na parte norte da capital da República Tcheca, em Troja, um bairro tranquilo e cheio de árvores, bem ao lado do Jardim Botânico de Praga. O zoológico abriga cerca de 700 espécies animais, incluindo algumas raras, e tem ambientes que se aproximam o máximo possível do habitat natural dos bichos. Ou seja, leva os visitantes a diversos lugares do mundo através de suas exposições.

Rua Celetná

Lugares para ir em Praga
Lugares para ir em Praga – Foto: Millan/Flickr

Assim como Karlova, a rua  Celetná também integra a Rota da Coroação da Cidade Antiga até o Castelo de Praga, sendo uma das ruas mais antigas da cidade. Seu nome é uma homenagem aos pães trançados vendidos ao público que esperava a passagem dos nobres, rumo ao castelo. Hoje, ela é uma rua de pedestre e um dos lugares imperdíveis para conhecer na capital da República Tcheca, graças a seu conjunto arquitetônico histórico. Lá há muitos comércios, incluindo cafés e restaurantes.

Passeios em Praga

Agora, confira nossas dicas de passeios para tornar sua viagem à Praga ainda mais interessante. Você aproveitar os tours para conhecer mais da cidade, bem como sua história e lugares encantadores, inclusive por outras perspectivas.

Passeio de barco no Canal do Diabo

Passeios de barco em Praga
Passeios de barco em Praga – Foto: Matthew Waring/Unsplash

O passeio de barco no Canal do Diabo é um dos mais famosos de Praga na atualidade. Trata-se de um cruzeiro turístico que oferece uma perspectiva diferente da capital tcheca, a partir de sua orla. Durante o trajeto, o capitão narra a história da cidade e de seus principais monumentos e pontos turísticos. O tour destaca, sobretudo, os edifícios medievais, pontes de pedra e áreas escondidas de Malá Strana que, comumente, não entram nos outros roteiros de barco.

Excursão ao Parque Nacional da Suíça Boêmia e Saxã

Dicas de tours na capital da República Tcheca
Dicas de tours na capital da República Tcheca – Foto: Jan Zikan/Unsplash

Outra opção de passeio para fazer em Praga é a excursão que leva ao Parque Nacional da Suíça Boêmia e Saxã. A viagem de um dia mostra algumas das melhores paisagens desta região da Europa e, geralmente, é feita por agências de turismo em vans climatizadas. Ou seja, você poderá admirar lugares belíssimos com muito conforto. Além disso, os tours incluem paradas para caminhadas em pontos turísticos estratégicos e para almoço.

Passeio guiado pela Cidade Antiga de Praga

Tour guiado na Cidade Antiga
Tour guiado na Cidade Antiga de Praga – Foto: Alice/Unsplash

Imagine visitar cavernas, masmorras, porões e passagens que você não teria permissão de acessar sozinho em Praga. Isto é possível no passeio guiado pela Cidade Antiga de Praga, que leva os turistas a cantinhos cheios de história. O tour subterrâneo inclui a visita a locais que datam de muitos séculos, onde o guia conta o passado de cada um deles. É uma das melhores opções de passeios para quem gosta de turismo histórico em Praga.

Passeio de barco em Praga

Dicas de passeios em Praga: tours de barco
Dicas de passeios em Praga: tours de barco – Foto: Alice/Unsplash

Além do passeio de barco no Canal do Diabo, Praga tem vários outros tours que permitem avistá-la a partir de embarcações que percorrem o rio Vltava. Dominando a paisagem urbana da capital tcheca, o imponente rio possibilita observar seus principais pontos turísticos ao longo de seus 31 km. Nele estão 18 belas pontes centenárias, entre elas a Ponte Carlos, que é um símbolo de Praga.

Dicas de viagem em Praga

Dicas de viagem a Praga, na República Tcheca
Dicas de viagem a Praga, na República Tcheca – Foto: Maksim Shutov/Unsplash

Turistas brasileiros não precisam de visto para viajar à Praga por menos de 90 dias. Isto vale para a República Tcheca e outros países-membros do Acordo Schengen. A partir de 2025, contudo, os viajantes vão precisar obter a autorização de viagem ETIAS para viajar à Europa. Ela custará € 7 e a solicitação será feita através do preenchimento de um formulário, com informações pessoais. 

Atualmente, ainda é preciso apresentar passaporte válido durante o tempo de permanência em Praga, bem como outros comprovantes, como passagem de volta ao Brasil e meios financeiros para se manter no destino. Além disso, o seguro-saúde é obrigatório para viajar à República Tcheca e deve valer para os todos os países-membros do Acordo Schengen.

A viagem a Praga a partir do Brasil pode ser feita por diversas companhias aéreas, mas é preciso fazer conexões em cidades europeias como Paris, Amsterdã e Frankfurt. O aeroporto da capital tcheca é Václav Havel, onde há dois terminais com opções de transportes para a cidade.

Agora, uma das dicas mais importantes ao planejar sua viagem à Praga é que estamos falando de um destino onde se caminha bastante. Mas não é só isso, suas ruas são cobertas de paralelepípedos, portanto, é recomendável optar por calçados como tênis ou botas confortáveis. Evite sapatos com salto, desta forma garantirá sua segurança e conforto.

Outra dica é adquirir os passes turísticos, se a sua ideia é visitar vários pontos turísticos de Praga economizando tempo e dinheiro. Há duas opções: o Prague City Pass e o Prague Card. Ambos permitem a entrada sem filas e sem custos em pontos turísticos, além de descontos e do transporte público da cidade.

Melhor época para ir para Praga

Quando ir para Praga: melhor época para viajar
Quando ir para Praga: melhor época para viajar – Foto: Rodrigo Ardilha/Unsplash

Por fim, nossa dica é que você considere o clima ao programar sua viagem a Praga. Apesar de a cidade ser um destino para visitar o ano todo, há períodos que favorecem os passeios ao ar livre, sobretudo tendo em conta que a cidade é um lugar onde se caminha bastante.

Portanto, as melhores épocas para viajar para Praga são o final da primavera e o início do outono, já que as temperaturas são agradáveis e chove pouco. O verão, por sua vez, é a alta temporada na capital da República Tcheca e, portanto, o período com mais turistas e preços mais altos.

Para quem gosta de um clima mais frio e, até mesmo, neve, a melhor época para viajar à Praga é no inverno, que vai de dezembro a fevereiro. Neste período as temperaturas na cidade costumam ficar abaixo de zero, sobretudo em janeiro, quando a temperatura média fica em torno dos -5ºC.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima