Atualizada em:
Planejando viajar para Bahia? Confira as 20 melhores praias do Estado e conheça os principais cartões postais do litoral baiano
Esbanjando a maior extensão litorânea do Brasil, a Bahia com certeza leva vantagem em matéria de praias paradisíacas. Mas são tantas que o visitante pode se perder ao escolher a com o mar mais azul, areia mais branca e sol mais quente. Por isso, trouxemos 20 praias paradisíacas para conhecer na Bahia para que o turista comece a montar sua lista de must go.
Praias paradisíacas para conhecer na Bahia
Havaizinho – Itacaré
Havaizinho é a segunda praia da Trilha das Quatro Praias de Itacaré, que também inclui Engenhoca, Camboinha e Itacarezinho. Entre as duas pontas de arrecifes e vegetação que marcam os limites da praia, barraquinhas improvisadas ocupam parte da faixa de areia.
Seu mar tem poucas ondas e sofre grande influência da maré, deixando uma faixa longa de areia na maré baixa.
Praia do Espelho – Trancoso
As pousadas, com suas espreguiçadeiras e gazebos protegidos pela sombra das árvores chamam a atenção nos arredores da Praia do Espelho, em Trancoso, na Bahia.
Nos dias de sol, o mar de águas calmas varia de um verde brilhante a um azul tão límpido que acabou inspirando para o nome da praia. As altas falésias completam o cenário bucólico, garantindo a melhor vista e fotos perfeitas do seus picos.
Para conhecer a Praia do Espelho é possível fazer um bate e volta a partir de Arraial d’Ajuda ou Trancoso, mas se você quer ficar por ali, do outro lado do riacho, a Praia do Curuípe espera com grande número de pousadas e restaurantes para todos os gostos.
Praia do Forte – Mata de São João
Um dos destinos mais badalados da Linha Verde – estrada que liga a Bahia ao Sergipe – a Praia do Forte tem apenas 14 quilômetros de orla preservada, emoldurada por areias claras, coqueirais, recifes e mar cristalino. Além de ser perfeita para banho, as atrações da praia também incluem as reservas ambientais próximas e as ruínas do Castelo Garcia d’Ávila, a primeira fortificação portuguesa em terras brasileiras.
Praia da Cueira – Ilha de Boipeba
Com faixa de areia extensa, a Praia da Cueira conta com mar calmo de águas cristalinas que é acompanhado por fileiras de coqueiros a perder de vista. Semi-deserta, a praia baiana pode ser acessada por cerca de 30 minutos de caminhada leve. Na alta temporada, quiosques improvisados servem lagostas pescadas no local.
Praia Moreré – Ilha de Boipeba
Um paraíso de águas mais cristalinas que o litoral caribenho, a Praia Moreré se encontra em uma das partes mais isolada de Boipeba. Moreré é uma pequena vila de pescadores a poucas horas de Salvador. Para chegar lá desde a capital baiana o viajante passa por uma viagem de carro, com trecho de barco ou em pequenos aviões.
Pela manhã as faixas de areia são largas e é possível caminhar metros mar adentro até que a água chegue aos joelhos. Também é quando se pode acessar os mangues e chegar nas piscinas naturais formadas pela maré baixa. Ao pôr do sol, a água começa a cobrir as raízes de manguezais até que praias inteiras sumam sob as águas.
Segunda Praia – Morro de São Paulo
O Morro de São Paulo é dividido em cinco praias, sendo a Segunda a mais visitada. São 380 metros de extensão que acomoda o maior número de restaurantes, barracas, vendedores ambulantes e pousadas entre as praias. O número de estabelecimentos garante todos os tipos de entretenimento, com festas de música eletrônica, luaus e jantares com música ao vivo entre as opções.
Com águas calmas independente da maré, o mar é perfeito para banho. Quando a maré está baixa, entre os corais formam-se lindas piscinas. Com faixa de areia larga e branca, os visitantes costumam praticar uma variedade de esportes e outras atividades.
Corumbau – Ponta do Corumbau
Em Corumbau, no distrito de Prado, está uma das praias mais lindas do litoral sul da Bahia. A Ponta do Corumbau ocupa apenas um pedacinho da longa faixa de areia que forma a Praia do Corumbau, 15 km de areia fina e mar calmo.
O recanto não tem uma estrutura turística consolidada, o que faz com que o lugar não fique apinhado de turistas. Uma vez na praia, a pedida é relaxar, aproveitar as cadeirinhas oferecidas pelos poucos restaurantes e, quando a maré baixar, explorar a longa faixa de areia que abre espaço em meio ao mar. As águas se afastam e permite que os turistas caminhem por até quinhentos metros mar adentro.
Praia de Itacarezinho – Itacaré
A Praia de Itacarezinho, apesar do nome em diminutivo, é uma longa faixa de areia, com mais de 3 km, ampla e repleta de belos coqueirais. O mar varia pela influência da maré, podendo passar de uma grande piscina de água salgada a um conglomerado de ondas perfeitas para surfe.
Para quem gosta de passar o dia na praia, o local conta com deliciosas cabanas de palha e lounges do Restaurante Itacarezinho, perfeito para quem não abre mão de serviço na praia. E, bem perto do restaurante, uma pequena cascata oferece bom banho aos visitantes.
Jeribucaçu – Itacaré
Um dos cartões postais de Itacaré, a praia de Jeribucaçu é uma das mais desertas da ilha devido ao acesso um pouco mais difícil do que o normal. A praia conta com faixa de areia branca ampla, cercada por coqueiros e com um mar azul que fornece ondas muito boas para surf. Na maré baixa, uma lagoa ótima para banho se forma no canto direito de Jeribucaçu, na foz do Rio de mesmo nome que deságua por ali. Já no canto esquerdo, barracas vendem bebidas e petiscos para os banhistas que pretendem passar o dia.
Para chegar nesse paraíso baiano, o visitante deve ir até o km 6 da estrada que segue para Ilhéus. De lá, seguir por uma estrada de terra até um estacionamento que fica no início da trilha que leva até a praia. A trilha, de dificuldade média, leva cerca de 30 minutos até a areia. É recomendado contratar um guia para o percurso, agências de turismo oferecem o passeio.
Praia de Imbassaí – Mata de São João
Com seis quilômetros de extensão e cercada por diversos coqueiros, a Praia de Imbassaí é o lugar ideal para relaxar e repor as energias.
A grande faixa de areia alaranjada e fofa, o mar é de águas cristalinas e agitadas, com boas ondas e brisa constante que vem do oceano convida o turista a passar o dia todo ali, o que é ótimo considerando que o lugar conta com boa infraestrutura turística, com pousadas e restaurantes bem próximos. Imbassaí ainda tem um diferencial. O rio que batiza a praia passa por ali fundo o bastante para oferecer banhos de água doce ao visitante.
Taipu de Fora – Barra Grande
Com mar azul claro, areia dourada e uma fileira de coqueiros a perder de vista. Essa é a paisagem que espera os visitantes em Taipu de Fora, que pode ser apreciada das espreguiçadeiras fornecidas pelos bares e barraquinhas. A praia fica a 7 km da vila de Barra Grande e o acesso é por jardineira, que sai de um ponto próximo ao atracadouro da vila, ou, se estiver a fim de uma caminhada, são duas horas andando até Taipu.
Como qualquer praia baiana, a paisagem e bom clima já justificam a visita, mas o melhor da com certeza é a imensa piscina natural formada na maré baixa, a um quilômetro da costa. Com uma máscara e um snorkel é possível se encantar com o colorido de peixes e formações de corais.
Praia do Satu – Caraíva
A tranquilidade e lindo cenário da Praia do Satu compensam o difícil acesso. Para chegar lá, saindo da ponta esquerda da Praia de Caraíva, é preciso cruzar o rio de barco e caminhar pela orla por cerca de uma hora. Quem não quer encarar a caminhada pode negociar um frete com os barqueiros.
Uma vez lá, a praia recebe os visitantes com um mar azul sem ondas, coqueiros jogando deliciosas sombras e a perfeita areia dourada da Bahia. A estrutura do lugar também não deixa a desejar, são diversas barracas para bons drinks e petiscos. Além do mar, a praia também conta com várias lagoas bem próximas uma das outras ótimas para banho. Uma delas é muito conhecida por ter uma pedra argila branca que hidrata a pele. Mas fique atento à subida da maré para não ter dificuldades no caminho de volta. A dica é ir cedo e ir embora antes da cheia.
Praia da Engenhoca – Itacaré
A Praia da Engenhoca está entre as queridinhas dos surfistas por conta do mar revolto em belas ondas. Mas não só os esportistas aproveitam o lindo cenário formado por coqueiros, rio, mar e montanhas cobertas de vegetação nativa. Para banhistas que gostas de passar o dia, quiosques que servem comida e bebida estão espalhados pela faixa de areia.
O acesso à Praia da Engenhoca é pela Trilha das Quatro Praias, que leva também para as praias Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. O caminho, que leva cerca de 20 minutos, até a Engenhoca segue à esquerda da bifurcação da trilha, que começa à margem da BA-001, a 15 km do centro de Itacaré.
Stella Maris – Salvador
A praia de Stella Maris, que significa estrela do mar em latim é o tipo que agrega opções de lazer e entretenimento para quem busca um dia de praia agitado ou um tranquilo com o pé na areia, embaixo do guarda-sol. Sua areia é fofa e o mar agitado, com muitas ondas. Isso atrai os praticantes de surf e bodyboard. Mas, na maré baixa, piscinas naturais cheias de peixes se formam e ainda há um rio que corta a areia.
Durante o verão, a região fica muito badalada e por isso, acontecem várias festas e luaus.
Praia de Taípe – Arraial d’Ajuda
Vizinha à Praia do Rio da Barra, Taípe é uma típica praia do Litoral Sul da Bahia com um mar que varia entre o azul e verde, faixa de areia dourada e ampla, cercada por coqueiros e vegetação nativa. Mas, além do cenário paradisíaco, Taípe se destaca pelas lindas falésias em tons de rosa, vermelho e ocre, com quase cinquenta metros de altura que se erguem em seu entorno. A praia ainda oferece algumas barraquinhas com serviço de praia, mas que não atrapalham para aqueles que querem um clima de praia deserta.
Para os que procuram experiências diferentes e excitantes, a dica é fazer um sobrevoo de parapente, com direito a decolagem no alto das falésias.
Prainha – Itacaré
Com acesso único por meio de trilhas, a Prainha é uma das faixas de areia mais procuradas de Itacaré. O local possui clima de praia deserta, e é cercado por Mata Atlântica e coqueiros, agradando especialmente aos turistas que buscam praias mais virgens e sem a interferência de construções, pousadas e restaurantes.
Com boas ondas, a Prainha também está entre as prediletas para os surfistas.
Praia do Rio da Barra – Trancoso
Considerada uma das mais bonitas e isoladas praias de Trancoso, a Praia do Rio da Barra está entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe, sendo cercada por lindas falésias coloridas. Sua faixa de areia é longa, clara e fina e seu mar, com tons variantes de azul, oferece piscinas naturais e interessantes formações quando na maré baixa.
Além disso, a foz do Rio da Barra desemboca por ali, proporcionando um refrescante banho de água doce.
Ponta do Mutá – Barra Grande
Com mar calmo e areia clara a Ponta do Mutá é uma ótima praia para passar o dia. Mas é perto do entardecer que ela se torna uma das principais atrações da região por conta do seu famoso pôr-do-sol, que colore o céu de diversos tons de laranja, amarelo, vermelho e rosa.
Para quem quer aproveitar o sol com pé na areia, a praia tem bons bares, com diferentes estilos musicais e cadeirinhas sempre convidativas.
A praia está localizada entre a Praia de Barra Grande e a Praia de Três Coqueiros podendo ser acessada tanto a pé quanto de carro.
Praia de Arembepe – Camaçari
Considerada uma das praias mais famosas da Bahia, a Praia de Arembepe costuma receber um grande número de turistas todos os anos. Extensa, a praia oferece uma grande faixa de areia dourada e mar de águas azuis e cristalinas com poucas ondas.
A orla é cercado por arrecifes, fazendo com que o mar agitado se torne completamente manso depois da barreira natural. Para quem não fica sem um bom serviço de praia, a Arembepe não deixa a desejar, com boa infraestrutura composta por quiosques, bares e restaurantes próximos.
Mangue Seco – Jandaíra
A vila de Mangue Seco, que dá nome à praia, está na divisa da Bahia com Sergipe. Seu cenário parece tirado de filmes, tanto que até serviu de locação para o filme e a novela “Tieta”.
Na paisagem, quase de deserto, reúnem-se dunas, restingas, mangues e fazendas de coqueiros. A praia, alcançada depois de 30 minutos de caminhada moderada do vilarejo, tem mar calmo, ampla faixa de areia e diversas barracas com teto de palha que servem bebidas e petiscos. Se não quiser andar ou as dunas simplesmente te chamarem, há a possibilidade de contratar passeios de bugue de até 1h30 pela região.
Leia também:
» 10 destinos (quase) desconhecidos na Bahia para fugir do óbvio
» 15 vilarejos rústicos para conhecer no Nordeste
» Conheça as praias paradisíacas do litoral sul da Bahia
» Vilas de pescadores e praias paradisíacas da Costa do Descobrimento, na Bahia
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]