É bem comum ter dúvidas sobre qual moeda levar para Punta Cana ao planejar uma viagem para lá. Por se tratar de um destino internacional, é necessário um planejamento bem minucioso para evitar qualquer problema e o dinheiro é peça-chave para que você possa aproveitar, sem preocupações, as férias neste lugar incrível.

Apesar de a maior parte das hospedagens de Punta Cana, na República Dominicana serem resorts all inclusive, onde não é necessário desembolsar nada além do valor das diárias para curtir as atrações e comer nos restaurantes dos complexos hoteleiros, se você decidir fazer passeios fora deles, precisará ter dinheiro – às vezes, em espécie – para pagar os custos. 

Além disso, vale lembrar que todo turista que desembarca em Punta Cana deve pagar US$ 10 pelo “cartão de turismo”, uma espécie de taxa turística para entrar no país. Em algumas hospedagens esses valores já estão inclusos na diária, então vale considerar inicialmente com o hotel que você pretende reservar.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Praia de Uvero - Melhores praias da republica dominicana - punta cana

Praia de Uvero Alto, em Punta Cana, em clima paradisíaco. Foto: República Dominicana

Qual moeda levar para Punta Cana?

A moeda oficial da República Dominicana é o peso dominicano, porém o dólar é aceito – e até preferido – em todas as atrações turísticas de Punta Cana. Por isso, é recomendável que você leve dólares ao viajar para lá. Primeiro, porque não há mercado para o real em Punta Cana. Segundo, porque você não conseguirá trocar o real por peso dominicano aqui no Brasil e, mesmo que achasse alguma casa de câmbio que efetuasse a troca, não seria em uma cotação vantajosa.

Atualmente, 1 dólar americano compra 55 pesos dominicanos (cotação de maio/22). Em comparação com a nossa moeda, apesar de não haver câmbio direto, cada 1 real equivale a 10 pesos dominicanos. Portanto, ao viajar para Punta Cana, leve dólares ou opte por cartões com moedas internacionais. 

Na República Dominicana, há vários caixas eletrônicos que aceitam cartões do exterior (usamos o N26 – conta da Europa) no aeroporto. Você também encontra caixas em alguns comércios e também nos lobbies de alguns resorts. 

Após a sua chegada no país, é possível sacar apenas em peso dominicano, mas, para isso, é preciso que seu cartão seja habilitado para saques no exterior. Além disso, é importante avisar ao banco que vai viajar e onde o usará. Você encontrará também uma casa de câmbio na área de desembarque do aeroporto, onde é possível trocar dólar por pesos dominicanos.

Mas você só deve se preocupar em realizar essa troca, por exemplo, se for comprar artesanatos direto dos artesãos, compras em mercados, dar gorjeta, entre outros, porque, como dissemos, o dólar é bem aceito em todas as atrações turísticas e também nos meios de transporte, como táxis.

Praia Arena Gorda - Caribe - Punta Cana

Praia Arena Gorda, uma das mais movimentadas em Punta Cana. Foto: Tourism Media

Dicas úteis para viajar a Punta Cana

Mais do que saber qual moeda levar, é importante que você entenda outros aspectos do destino para ter uma estadia tranquila. E, para te ajudar, vamos dar algumas dicas úteis sobre o uso de dinheiro e como comprar passeios, serviços e lembranças em sua viagem para Punta Cana. Vale ressaltar, também, que tudo dependerá do seu objetivo de viagem e de onde ficará hospedado, já que isto interfere diretamente na quantia de dinheiro que precisará para aproveitar os dias por lá. Confira, a seguir:

Quanto dinheiro levar para Punta Cana?

Isso vai depender de alguns aspectos. Por exemplo, se você ficar hospedado em um resort all inclusive, só precisará de dinheiro para pagar pouco as coisas quando for realizar passeios fora do complexo hoteleiro, se desejar.

Caso sua hospedagem seja simples, com apenas café da manhã incluso na diária, terá que reservar uma quantia para as refeições. Vale ressaltar que os restaurantes de Punta Cana aceitam tanto dólares quanto cartões de crédito internacionais e, em média, cada refeição custa em torno de 1120 pesos dominicanos (cerca de 20 dólares). Inclua no orçamento de viagem, também, os passeios que deseja fazer no destino. Alguns deles podem ser comprados com antecedência através de agências de turismo.

Além disso, caso precise pagar táxi para se deslocar do aeroporto até o hotel ou para as atrações, deve considerar esse gasto em seu planejamento. Os táxis só podem ser pagos com dinheiro vivo e utilizam uma tabela em dólares, sendo que cada 100 pesos valem 3 dólares.

Grand Palladium Palace Casino

Grand Palladium Palace: resort em sistema all inclusive em Punta Cana. Foto: Divulgação

Tem Uber em Punta Cana? 

Sim, atualmente é possível usar Uber em Punta Cana. Como as distâncias não são tão longas, você pode andar utilizando o aplicativo para descobrir outros lugares nos arredores. Outra vantagem é a opção do pagamento cair direto na fatura do cartão registrado no aplicativo.

Passeios em Punta Cana: posso pagar no cartão de crédito? 

Sim. Os passeios oferecidos pelas agências de Punta Cana oferecem a opção dos pagamentos em cartão de crédito, dólar ou peso dominicano. Uma delas, especializada em brasileiros é a Brasil Passeios Punta Cana.

Sobre usar dinheiro em espécie, a opção mais cômoda e segura para o turista é utilizando o cartão de crédito. Punta Cana tem uma infraestrutura bem preparada para receber turistas estrangeiros, ou seja, utilizar o cartão de crédito não será nenhum problema durante a viagem. 

Fotos de Punta Cana - Guia Viajar Melhor - Caribe

Os passeios podem ser pagos em cartão de crédito com as próprias agências. Foto: Gustavo Albano

Vale a pena usar cartão de crédito em Punta Cana?

Sim, apesar de ter a cobrança do IOF, vale a pena usar o cartão de crédito em Punta Cana. Aceita em todos os estabelecimentos, essa forma de pagamento é mais segura, pois evita que você viaje com uma grande quantia de dinheiro em espécie. Se você contratar passeios dentro dos hotéis, o cartão de crédito pode ser a melhor opção. Agora, se for comprar fora dos complexos hoteleiros, pode ser mais vantajoso pagar com dinheiro vivo.

Outro fator a se considerar ao escolher a forma de pagamento é a de que, normalmente, a cotação do cartão de crédito é superior às casas de câmbio e sua utilização é prática e rápida. Por fim, ao utilizá-lo você pode acumular milhas para utilizar em viagens futuras.

Passeio de helicóptero em Punta Cana

Sobrevoo de helicóptero em Punta Cana, oferecido pela Brasil Passeios Punta Cana. Foto: Gustavo Albano

Compensa trocar dólares por pesos dominicanos?

Não. Todas as atrações turísticas aceitam dólar em Punta Cana. Talvez, você necessite de pesos dominicanos se for comprar artesanatos direto de artesãos mais tradicionais, que não aceitem dólares. Mas é mais provável que você encontre locais que vendem artesanatos para quem tem dólares ou cartões de crédito internacionais.

Caso faça questão do dinheiro local, como mencionamos anteriormente, poderá fazer o câmbio no aeroporto ou no próprio hotel. Ou, então, sacar dinheiro nos caixas eletrônicos usando o seu cartão de débito ou crédito (habilitado para saques internacionais). Mas atente-se, há incidência de IOF sobre os saques, portanto faça isso apenas em caso de necessidade. 

Ao escolher o cartão de débito para fazer o saque, o valor correspondente será retirado da sua conta automaticamente, junto com o valor do IOF. Ao sacar pesos dominicanos através do cartão de crédito, você só pagará pela quantia retirada quando receber a fatura, juntamente com o IOF. Lembrando que a cotação será a do dia do fechamento da fatura e não da realização do saque. 

Praia de Macao - Praias do Caribe

Praia de Macao tem algumas partes com ondas favoráveis para surf. Foto: Expedia

*Agradecemos ao TRS Turquesa Hotel e ao Palladium Hotel Group que permitiram a realização deste especial de Dicas de Punta Cana.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hard Rock Hotel planeja criar unidade em Jericoacoara e Campos do Jordão

Artigo anterior

TRS Turquesa Hotel: as regalias de um resort all inclusive em Punta Cana

Artigo seguinte

Você pode gostar