Quer saber qual a melhor época para ver neve em Bariloche? Confira todas as dicas sobre quando ir a Bariloche e aproveitar todas as atrações de inverno deste destino argentino

Bariloche, ou San Carlos de Bariloche, é o destino com neve mais próximo e acessível aos brasileiros. Localizada no sul da Argentina, a cidade é um dos lugares mais procurados por quem quer ver nevar ou se aventurar nos esportes de inverno. Mas apesar de ser um local onde a probabilidade de encontrar neve é muito grande, isso não ocorre o ano todo. Por isso, é essencial saber quando ir a Bariloche e qual a melhor época para ver neve por lá.

É verdade também que a cidade é repleta de atrativos não ligados, necessariamente, à neve, que agradam muito quem curte ecoturismo ou procura um lugar tranquilo para passar as férias. Lá você encontrará belas montanhas, lagos e muitos cenários deslumbrantes que convidam a realizar trilhas, praticar esportes ou passear ao ar livre.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas se o seu objetivo ao viajar para Bariloche é ver neve, esse post te ajudará a entender qual a melhor época para curtir – e muito – a estação mais fria do ano neste cantinho da Patagônia argentina. Confira nossas dicas, a seguir.

Quando ir a Bariloche 

quando ver neve em bariloche

Foto: Chiwi Giambirtone / Emprotur

Você pode visitar Bariloche o ano todo. Como já mencionei, o destino tem atrativos para aproveitar férias incríveis em qualquer estação. Porém, para quem quer ver neve em Bariloche, a melhor época para viajar para lá é entre junho e agosto. No entanto, preciso te alertar sobre algumas particularidades que podem influenciar a sua escolha pelo período em que visitará essa cidade argentina. E para que você entenda melhor, vou te explicar como ocorre o inverno nessa região da Patagônia.

A alta temporada de inverno em Bariloche vai de 1º de julho a 31 de agosto. Entretanto, a neve começa a cair por lá já no início de junho e se mantém acumulada até meados de setembro. Considera-se alta temporada entre julho e agosto porque este é o período com maior acúmulo de neve nas montanhas e estações de esqui, assim como na cidade. Ou seja, se você quer curtir ao máximo a neve em Bariloche, praticando, inclusive, esportes de inverno, essa é a melhor época para viajar para lá.

Contudo, se a sua intenção é ver nevar, viaje para lá em junho, quando há maior precipitação sobre a cidade. Neste mês, também, por ainda não ter iniciado a alta temporada, os valores dos serviços são menores e você ainda consegue conhecer algumas atrações de inverno, como as estações de esqui. Em setembro, ainda é mais barato viajar para Bariloche, porém, como o acúmulo de neve diminui, alguns equipamentos turísticos costumam fechar, principalmente nas montanhas.

Neve em Bariloche

neve em bariloche

Foto: Federico Persiani / Unsplash

A neve é, sem dúvidas, o principal atrativo de Bariloche. E ela não costuma decepcionar os viajantes que seguem para lá todos os anos para aproveitar os dias nas estações de esqui e se aventurar nas montanhas geladas que cercam essa cidade da Patagônia argentina.

Mas você sabe o que é possível fazer na neve em Bariloche?

Centros de esqui

Não tem como visitar Bariloche durante a temporada de neve sem conhecer um de seus centros de esqui. E a cidade tem os melhores e mais equipados centros de esqui da Argentina, com toda estrutura para a prática dos mais divertidos esportes de inverno, mesmo para quem nunca teve contato com um deles. Portanto, se esta será a sua primeira vez em Bariloche, não se preocupe, um instrutor te ensinará as técnicas básicas do esporte que decidir praticar, seja snowboard, esquibunda ou snow tubing.

Os principais centros de esqui de Bariloche são Cerro Catedral, Piedras Blancas e Complexo Cerro Otto. O Cerro Catedral é a pista mais antiga e famosa da Argentina e também a mais moderna da América do Sul. O local tem 9 pistas de esqui, que totalizam 120 quilômetros, capazes de receber até 35 mil esquiadores por hora, desde os mais experientes até os iniciantes nos esportes de inverno.

Piedras Blancas, por sua vez, é um parque de diversões com cinco pistas dedicadas à prática do esquibunda, um dos mais divertidos esportes para praticar na neve em Bariloche. Localizado a 4 quilômetros da cidade, o local é o mais procurado por brasileiros que viajam para este destino. Por fim, o Complexo Cerro Otto fica em uma área belíssima próxima ao centro de Bariloche, onde praticam-se vários esportes. A maior referência do local é uma confeitaria giratória no topo da montanha, acessível através de teleféricos.

Passeio de quadriciclo na neve

Outra atração imperdível de Bariloche, o passeio de quadriciclo proporciona uma experiência única. Por 40 minutos, o turista pode dirigir ou ir de carona em modernos quadriciclos por uma trilha nevada. E, para os mais aventureiros, também é possível fazer o passeio de quadriciclo à noite, chamado de Noite Nórdica (Noche Nordica, em espanhol). Nele, os turistas são guiados por uma trilha entre bosques nevados até o topo do Cerro Otto, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade iluminada.

Caminhada na neve

Para quem procura uma experiência mais tranquila em Bariloche, vale a pena realizar a caminhada na neve com raquetes no Cerro Lopez. Primeiramente, os turistas são levados em veículos 4×4 até um ponto da subida do monte e, depois, seguem a pé com o auxílio das raquetes até o topo. De lá, a vista é incrível e revela a imensidão do Parque Nacional Nahuel Huapi, com seus lagos, ilhas e montanhas.

Circuito Chico

Também conhecido como tour panorâmico, o Circuito Chico é um dos passeios mais conhecidos em Bariloche e pode ser feito tanto por conta própria ou com empresas de turismo. O circuito tem 60 km de extensão e vai do centro da cidade até o famoso Hotel Llao Llao, construído nos anos 1940 na Província de Río Negro, entre os lagos Nahuel Huapi e Moreno. Durante o percurso, o turista passa por várias atrações da região e pode apreciar as mais belas paisagens de Bariloche, como a vista do alto do Cerro Campanario.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 restaurantes em Salvador com vista para o mar 

Artigo anterior

Caribe: dicas de viagens e outras informações para você planejar sua viagem

Artigo seguinte

Você pode gostar