Atualizada em:

Quer saber qual é a melhor época para visitar Maceió? Confira nossas dicas sobre o clima no destino e entenda quais fatores influenciam na escolha de quando ir para Maceió

Para acertar na hora de definir quando ir para Maceió há dois fatores que devem ser considerados: a temporada de chuvas e a tábua de marés. Apesar de a capital alagoana ter clima quente o ano todo, há um período mais chuvoso que pode comprometer os dias de férias por lá. Além disso, para aproveitar as belas praias e as piscinas naturais é preciso acompanhar a variação da maré para escolher a melhor época para visitar o destino.

Mas não se preocupe, pois não é nenhum bicho de sete cabeças e vamos te dar todas as dicas para planejar uma viagem para Maceió, podendo curtir as praias com dias ensolarados, mar transparente e condições perfeitas para fazer os melhores passeios.

Melhor época para visitar Maceió

melhor época maceió
Foto: Divulgação

Assim como outros destinos do Nordeste, na capital de Alagoas as temperaturas não oscilam muito ao longo do ano e, mesmo no inverno, dá praia. A temperatura média anual em Maceió é de 25ºC, sendo que no verão os termômetros passam facilmente dos 30ºC e, no inverno, não baixam além dos 23ºC. E, mesmo quando as temperaturas ficam muito altas, o clima não é desagradável, pois venta constantemente na orla da cidade, o que ameniza a sensação térmica.

Bom, se a temperatura não é algo a se considerar ao planejar uma viagem a Maceió, há outros dois fatores, como mencionamos, que podem influenciar na sua escolha de época para visitar o destino: as chuvas e a maré. E, a seguir, vamos detalhar melhor sobre cada um deles nas diferentes épocas do ano, assim ficará mais fácil para você definir quando ir para Maceió.

Verão

O verão marca a alta temporada em Maceió e também a época com tempo mais firme. De dezembro a março, os dias são ensolarados, as temperaturas altas e o mar cristalino. Neste período há, também, o maior fluxo de turistas no destino, sobretudo em dezembro e janeiro. Em fevereiro, a circulação de turistas cai um pouco – inclusive, no carnaval. Em março, já há bem poucos turistas na cidade, mas, a partir da segunda semana, pode chover bastante.

Em relação às hospedagens e serviços, a alta temporada é marcada pelos preços elevados. Por isso, caso decida viajar para Maceió nesse período, prepare o bolso para gastar um pouco mais e, se possível, faça sua reserva com antecedência, desse modo poderá encontrar acomodações com melhor custo-benefício.

Outono

A partir da segunda semana de março, o clima começa a ficar instável em Maceió, podendo chover bastante, a ponto de comprometer a viagem para lá. Os meses de abril, maio e junho até têm dias ensolarados, mas há grande chances de dias nublados e períodos de chuva mais prolongados. Além disso, o mar fica com águas turvas, o que tira toda a beleza das praias de Maceió. O preço das acomodações cai consideravelmente, justamente porque o clima não atrai os turistas para a capital alagoana nesta época do ano.

Inverno

Assim como no outono, a temporada de chuvas continua – e se acentua – no inverno. Os meses de junho, julho e agosto são muito chuvosos e as temperaturas ficam em torno dos 23ºC. Por isso, essa não é a melhor época para visitar Maceió se você quer curtir as belas praias e mergulhar nas piscinas naturais. Mesmo no final de agosto, as águas do mar ainda estão turvas devido às chuvas, o que compromete passeios e a beleza do lugar.

Primavera

A primavera marca a volta do tempo firme em Maceió. As chuvas cessam e os dias ensolarados trazem de volta o visual incrível das praias. Setembro ainda é um mês de transição, portanto, caso decida viajar para lá na primavera, escolha os meses de outubro e novembro, quando o mar já está com águas cristalinas e azulzinhas e os dias ensolarados.

Aliás, essa é a melhor época para visitar Maceió, não só pelo clima, mas também pelo valor das hospedagens. Como a alta temporada não chegou e o fluxo de turistas ainda é pequeno, você pode encontrar acomodações com preços bem acessíveis.

Melhor época para curtir as piscinas naturais

melhor época maceió
Foto: Divulgação

Já falamos sobre o clima e como as chuvas podem determinar a sua escolha de quando ir para Maceió. Mas onde entra a questão da maré? É preciso se atentar à variação da maré para poder aproveitar, justamente, uma das principais atrações da capital alagoana: as piscinas naturais.

Protegida por arrecifes, a orla da cidade tem várias praias com piscinas naturais incríveis, perfeitas para mergulhos entre corais e peixes. Porém, a visita a esses lugares só pode ser feita durante a maré baixa, por isso é importante saber quando o nível do mar estará propício para conhecê-las antes de viajar para este destino.

Mas como fazer isso? Através da tábua de marés. Com ela, é possível saber quando a maré estará baixa, inclusive com antecedência para programar sua viagem na melhor época para curtir as piscinas naturais.

A tábua de marés é uma tabela que mostra a movimentação do nível do mar ao longo do dia, utilizando os portos como referência, e pode ser consultada no site da Marinha. A maré alta é quando as águas do mar atingem seu ponto máximo, enquanto a maré baixa ocorre quando as águas recuam ao ponto mínimo em relação ao nível regular. Na tábua de marés, por exemplo, os níveis são representados por números. Quanto mais próximo de zero, mais baixa estará a maré e melhor será para visitar as piscinas naturais de Maceió.

Além disso, é possível saber quando haverá maré baixa ao observar as fases da lua, uma vez que as marés são influenciadas pela força gravitacional do Sol e, principalmente, da Lua. De forma simplificada, o nível das águas do mar desce e sobe em relação ao seu nível regular à medida que o movimento entre a Terra, Sol e Lua acontece. Os períodos de lua nova e lua cheia marcam as marés mais baixas, enquanto nos períodos de lua minguante e nova as marés não sobem nem descem muito, o que dificulta conhecer as piscinas naturais.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima