Programando uma viagem para a capital da Colômbia? Confira qual é a melhor época para visitar Bogotá e entenda como é o clima nesta cidade, localizada a 2.600 metros de altitude

Quando a questão é saber qual a melhor época para visitar Bogotá, diferente de outros lugares no mundo, a variação de temperatura não é um fator que interfere na escolha de quando ir para lá. Isto porque os termômetros não costumam variar muito na capital da Colômbia. A temperatura média fica em torno dos 15ºC o ano todo. Por outro lado, a precipitação de chuvas é o que mais impacta no sucesso de uma viagem a Bogotá.

Historicamente, a capital colombiana tem cerca de 180 dias chuvosos no ano. Sendo que nos períodos com maior precipitação, chega a chover 20 dias em um único mês. E, como estamos falando de um destino com muitas atrações a céu aberto, é importante ter um clima seco para poder aproveitar os passeios, não é mesmo? Mas não se preocupe, neste post vamos explicar direitinho quais são os meses com menor probabilidade de chuva e, claro, quando visitar Bogotá.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Melhor época para visitar Bogotá

quando ir para bogotá

Foto: Unsplash

Sempre que pensamos em viajar para um lugar, é essencial conhecermos o clima para podermos aproveitar bem os dias por lá. E na capital da Colômbia não é diferente. Mas, para que você entenda como ocorrem as variações climáticas, é importante ressaltarmos alguns aspectos de Bogotá.

Localizada a 2.640 metros de altitude acima do nível do mar, a cidade costuma ter muitos dias com céu nublado e, como já dissemos, é comum chover muito por lá. Os nevoeiros também são constantes (ocorrem, em média, 220 dias por ano), sobretudo nas primeiras horas do dia. Por isso, é comum que voos marcados matinais sejam cancelados ou atrasados.

Como já mencionamos, não há grande variação de temperatura ao longo do ano. No inverno, a temperatura média é de 10ºC, enquanto no verão fica em torno de 20ºC. Mas, em determinadas épocas, é possível encontrar as quatro estações em único dia em Bogotá. Por isso, tenha sempre um casaco e um guarda-chuva durante os passeios pela cidade.

Mas, afinal, qual é a melhor época para visitar Bogotá? Recomendamos os meses mais secos para conhecer a capital colombiana por um motivo muito simples: a maior parte das atrações são ao ar livre. Ou seja, se você viajar para lá durante a estação de chuvas, não conseguirá conhecer vários lugares super bacanas. Por isso, atente-se às nossas dicas de quando ir para Bogotá e programe sua viagem para esta cidade incrível.

Chuvas em Bogotá

A capital colombiana tem dois períodos no ano onde há maior precipitação de chuvas, portanto, evite-os ao planejar uma viagem para lá. Chove muito em Bogotá nos meses de abril, maio, outubro e novembro. Para se ter uma ideia, outubro é o mês mais chuvoso, com índice pluviométrico médio de 137 mm e cerca de 20 dias com chuvas.

E, note, quando falamos em chuvas em Bogotá, não nos referimos a períodos do dia com chuvas. A cidade costuma ter dias seguidos de chuvas ininterruptas, o que pode prejudicar o roteiro de toda a viagem, se a sua ideia for conhecer os pontos turísticos a céu aberto, como o Cerro Monserrate. Há também os meses de transição entre o período mais chuvoso e o mais seco – março e setembro -, mas, ainda neles, é possível pegar dias seguidos de chuvas.

Melhores meses para visitar Bogotá

Desse modo, os melhores meses para visitar Bogotá são os mais secos, com menor probabilidade de chuvas: de dezembro a fevereiro e de junho a agosto, sendo janeiro o mês mais seco do ano. Com a trégua das chuvas e a temperatura média agradável, você poderá realizar os passeios pelos principais pontos turísticos da capital da Colômbia com tranquilidade.

O que fazer em Bogotá com chuva

melhor época para conhecer bogotá

Foto: Andrea Gaetano/Wikimedia Commons

Se você não pode programar sua viagem para os meses mais secos, não se preocupe. Apesar de correr o risco de não conseguir visitar alguns pontos turísticos a céu aberto, como parques e cerros, ainda assim há muito o que fazer em Bogotá com chuva. A cidade tem 54 museus, 45 teatros, centros culturais, restaurantes, cafés e bares que podem ser conhecidos mesmo nos dias chuvosos. Confira!

Museu Nacional da Colômbia

Um dos principais museus de Bogotá, o Museu Nacional da Colômbia é o maior e mais antigo museu do país. O local chama atenção não só por seu acervo, mas também pela arquitetura do prédio onde está instalado. Ele fica no bairro de La Merced e tem mais de 20 mil objetos em 17 salas de exposição que ajudam a contar a história da Colômbia.

Museu Botero

Outro lugar super bacana para conhecer em Bogotá com chuva, o Museu Botero tem entrada gratuita e abriga obras do pintor e escultor colombiano Fernando Botero, doadas por ele mesmo ao governo. Há, ainda, coleções internacionais, com peças de Picasso, Renoir, Monet, entre outros artistas importantes.

Museo del Oro

O Museo del Oro é um dos principais pontos turísticos da Colômbia e é conhecido no mundo todo por seu rico acervo sobre as civilizações pré-hispânicas. Ele foi fundado em 1939 e abriga cerca de 55 mil peças, entre elas, mais de 30 mil objetos de ouro. É possível visitá-lo de terça a domingo.

Centro Cultural Gabriel García Marquez

Mais uma atração para explorar nos dias chuvosos, o Centro Cultural Gabriel García Marquez fica em um belo e moderno prédio projetado por Rogelio Salmona. Lá você encontrará biblioteca, livraria e vários espaços, onde ocorrem exposições de arte, eventos e apresentações musicais.

Cafeterias de Bogotá

Paixão nacional, o café é uma das bebidas mais produzidas e servidas em Bogotá. E, vamos combinar que é um ótimo passeio para um dia chuvoso sentar em um lugar bacana para tomar um cafezinho, não é mesmo? Pois bem, a capital colombiana é repleta de cafeterias descoladas para você experimentar diferentes tipos de cafés.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Quando visitar Cartagena das Índias: clima e melhor época para viajar

Artigo anterior

Restaurantes incríveis para tomar um café da manhã em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar