Atualizada em:
São Paulo foi a única cidade brasileira entre as 90 melhores para pedalar, segundo ranking que avaliou as que mais investem em estrutura cicloviária
Com cerca de 700 km de ciclovias permanentes, São Paulo foi a única cidade brasileira a classificar entre as 90 melhores para pedalar no mundo. Ela ficou na 76ª posição, do ranking Bicycle Cities Index, da empresa de seguro Luko. A primeira colocada foi a cidade de Utrecht, na Holanda, seguida de Münster, na Alemanha, e Antuérpia, na Bélgica. Já Amsterdã, conhecida como a capital mundial das bicicletas, classificou na 5ª posição.
Mas, afinal, o que o ranking levou em consideração para definir as melhores cidades para pedalar? De acordo com o documento, a intenção não é refletir os melhores e os piores lugares para andar de bicicleta, mas mostrar quais são os que estão mais dispostos “a investir e trabalhar em iniciativas para melhorar a infraestrutura e a segurança cicloviária”. E, nesses quesitos, São Paulo foi a única cidade brasileira a alcançar pontuação para entrar entre as 90 melhores do ranking.
Ranking de cidades para pedalar
O ranking Bicycle Cities Index avaliou vários critérios, pontuando as cidades para pedalar com notas de 0 a 100. Entre eles, considerou aspectos como segurança, fatalidade, número de acidentes, quantidade de lojas de bike, participação em eventos como o Dia Mundial Sem Carro – que ocorre em 22 de setembro – e infraestrutura, como extensão das ciclovias e estações de compartilhamento de bicicletas. Além disso, levou em consideração fatores climáticos que influenciam na hora de pedalar, como a média de horas de sol, milímetros de chuva e número de dias de clima extremo.
Na primeira posição, Utrecht conquistou 77,84 pontos. São Paulo, por sua vez, teve 24,81 pontos. Outras cidades da América Latina também apareceram no ranking: Santiago do Chile ficou em 58º lugar, Buenos Aires, na Argentina, no 83º lugar e Bogotá, Cali e Medellín, na Colômbia, ficaram em 81º, 82º e 89º, respectivamente.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que administra a malha viária da capital paulista, a cidade tem, atualmente, 699,2 km de vias com ciclovias permanentes, sendo 667,1 km de ciclovias/ciclofaixas e 32,1 km de ciclorrotas. E, conforme os planos da atual administração, deve ter a implantação de mais 300 km de ciclovias ou ciclofaixas até 2024.
São Paulo possui, ainda, 7.192 vagas em 72 bicicletários e 802 vagas em 29 locais com paraciclos, localizados em diferentes regiões da cidade e, em sua grande maioria, integrados ao sistema de transporte público, como terminais urbanos e estações de trens e metrôs.
Pedalar em São Paulo
Somente no primeiro semestre de 2022, o número de ciclistas na capital paulista aumentou cerca de 40%, segundo o estudo Micromobilidade no Sul Global. Realizada pela empresa Tembici, a pesquisa apontou, ainda, que 85% das pessoas que usam bicicletas complementam as viagens com transporte público – ônibus, trem ou metrô. Além disso, para 49% destes ciclistas, a bike substitui o uso do carro.
Mas, para além do uso da bicicleta para atividades do dia a dia, a capital paulista tem rotas muito interessantes para quem quer explorar a cidade de bike. Uma delas é no bairro da Liberdade, recheado de atrações culturais e gastronômicas. O itinerário de bicicleta parte da Vila Mariana e termina no bairro conhecido pela forte cultura nipônica.
A Avenida Paulista também é um ótimo lugar para pedalar em São Paulo, sobretudo nos domingos e feriados, quando o trânsito de carros é bloqueado na via. Do mesmo modo, o Minhocão é um ótimo lugar para andar de bicicleta na capital paulista aos domingos e feriados e permite que você veja diferentes áreas da cidade.
Por fim, São Paulo tem vários parques com lugares ótimos para pedalar. O principal é o Parque do Ibirapuera, que tem acesso por várias regiões, inclusive de bicicleta. Dentro dele, há muitas ciclovias, distribuídas entre árvores e equipamentos culturais. Para completar, o parque conta com aluguel de bicicletas. Além do Ibirapuera, o Parque do Carmo, na zona leste, é também uma ótima opção para ciclistas na capital paulista.
Outros lugares para pedalar no Brasil
Apesar de São Paulo ser a única cidade brasileira no ranking das 90 melhores para pedalar, do ranking Bicycle Cities Index, há outros ótimos lugares para andar de bicicleta no Brasil. O Rio de Janeiro, por exemplo, oferece 450 km de ciclovias. A maior parte delas é à beira-mar, permitindo que os ciclistas apreciem a bela vista das praias cariocas. Além disso, é possível pedalar no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e nos parques da cidade, como o Parque Lage. Por fim, os mais aventureiros podem praticar mountain bike na Floresta da Tijuca e, ainda, contemplar a bela paisagem a partir do mirante Vista Chinesa.
Ademais, outro percurso perfeito para quem ama andar de bicicleta é a Estrada Real, que fica entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. O trajeto tem cerca de 1.600 km e vai de Diamantina (MG) até Paraty (RJ). Há diferentes trajetos e graus de dificuldade, onde os ciclistas passam por várias cidades históricas. Um deles é o Caminho Velho, que vai de Ouro Preto (MG) a Paraty e tem 680 km de extensão.
Na região Sul, por exemplo, os passeios de bike podem ser feitos em cenários impressionantes, como o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. A rota passa por Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, principais produtores de vinho do país. Localizadas em meio à Serra Gaúcha, essas cidades têm paisagens incríveis e diversos vinhedos, que podem ser visitados pelos ciclistas.
Outra opção é o Circuito do Vale Europeu, no norte de Santa Catarina. Ele, inclusive, foi o primeiro trajeto criado especialmente para a prática do cicloturismo no Brasil. O percurso começa e termina na cidade de Timbó, fazendo uma volta de 300 km passando por belíssimas paisagens, entre áreas de mata Atlântica, cachoeiras, riachos e cidades com clima europeu, como Enxaimel.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]