Hospedagem em Paraty: se você procura um lugar para imergir na natureza e se desligar do mundo, conheça o Refúgio Mamanguá

Já imaginou ficar hospedado entre o mar e as montanhas de Paraty totalmente imerso na natureza? Isso é possível na Pousada Refúgio Mamanguá, um verdadeiro paraíso caiçara no litoral do Rio de Janeiro.

Localizada no Saco do Mamanguá, esta pousada rústica é  ideal para quem procura por tranquilidade e quer aproveitar os encantos deste lugar paradisíaco de maneira simples e confortável. Além disso, esta hospedagem em Paraty privilegia o modo caiçara de viver e promove a sustentabilidade das comunidades vizinhas e a conservação da área.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O Saco do Mamanguá tem 8 quilômetros de extensão e 2 quilômetros de largura e é considerado o único fiorde tropical do Brasil e do Mundo. Nele há 33 praias e 8 comunidades caiçaras, cercados por Mata Atlântica e banhados por um mar de águas verde esmeralda.

Ficou com vontade de conhecer este lugar incrível? Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o Saco do Mamanguá e como a hospedagem na Pousada Refúgio Mamanguá pode te oferecer a melhor experiência neste cantinho do litoral fluminense. Hospede-se entre o mar e as montanhas de Paraty e viva dias inesquecíveis neste paraíso caiçara.

Refúgio Mamanguá: um paraíso caiçara

hospedagem em Paraty

Foto: Divulgação

Construída em uma área privilegiada do Saco do Mamanguá, entre as montanhas cobertas por Mata Atlântica e o mar de águas calmas em tons de esmeralda, a Pousada Refúgio Mamanguá é a opção perfeita para quem busca contato com a natureza.

Toda a estrutura desse paraíso caiçara foi feita com materiais ecologicamente certificados. Além disso, as acomodações são simples e confortáveis, privilegiando a paisagem como principal atrativo. Lá o sinal de internet é escasso e a energia elétrica sofre oscilações, devido a quedas de galhos na fiação que passa pelo meio da mata.

Esta hospedagem em Paraty serve café da manhã e jantar inspirados na culinária saudável, com alimentos próprios da região, como peixe, camarão, sururu, vôngole, mexilhão, banana e farinha de mandioca. Além disso, a pousada rústica não serve almoço justamente para incentivar a geração de renda nos restaurantes locais. 

Acomodações entre o mar e as montanhas de Paraty 

hospedagem em Paraty

Foto: Divulgação

Ao se hospedar no Refúgio Mamanguá você ficará em confortáveis acomodações entre o mar e as montanhas de Paraty. Por isso, esse é o lugar ideal para quem procura por tranquilidade.

Há quatro tipos de suítes: Amarelas, Roxas, Luxo e Premium.  As suítes amarelas são as que ficam mais próximas ao mar, a apenas 20 metros. Elas acomodam até três pessoas e possuem chuveiro a gás, ventilador de teto, varanda e deck de madeira cobertos, com rede e esteira para descanso.

Já as suítes roxas ficam a 60 metros do mar, mais próximas à Mata Atlântica. São perfeitas para quem quer se hospedar com mais privacidade. Há três camas box nesta acomodação, chuveiro a gás e ventilador de teto. As suítes possuem também deck de madeira coberto para contemplação da paisagem.

As suítes Premium e Luxo são maiores que as demais e ficam em uma construção independente, mais próxima ao mar. Trata-se de uma casa de dois andares feita com eucalipto tratado, suspensa em palafita. As suítes têm janelas amplas e decks privativos, além de acesso direto ao mar, através de uma escada que termina nas águas. 

O que fazer na Pousada Refúgio Mamanguá

hospedagem em Paraty

Foto: Divulgação

Localizada em uma área cercada por uma natureza exuberante, a Pousada Refúgio Mamanguá privilegia a prática de esportes como trekking, remo, natação e mergulho. Além disso, disponibiliza gratuitamente canoas canadenses para os hóspedes se deslocarem pelo Saco do Mamanguá. Assim como trabalha com aluguel de pranchas de stand-up paddle e caiaques. 

Há várias trilhas no entorno da pousada, ótimas para quem curte caminhadas. Esses caminhos levam a lugares belíssimos e revelam paisagens incríveis. Uma das trilhas mais famosas é a que leva ao Pico do Pão de Açúcar. 

O Saco do Mamanguá tem águas verdes e calmas, ótimas para a prática da natação. Uma dica da pousada é nadar à noite, principalmente durante a lua nova ou crescente, quando a bioluminescência dos zooplânctons deixa rastros a cada movimento das águas. 

Outra dica é praticar mergulho na entrada do Saco do Mamanguá, onde as águas são mais profundas e o fundo é coberto por pedras. A região abriga grande diversidade de vida marinha. 

Veja, a seguir, como chegar no Refúgio Mamanguá. 

Como chegar no Refúgio Mamanguá

Refúgio Mamanguá

Hospedagem em Paraty: Refúgio Mamanguá. Foto: Divulgação

O acesso à Pousada Refúgio Mamanguá é feito somente de barco. O trajeto a partir da Praia de Paraty Mirim dura cerca de 45 minutos e é feito por barco local. Quem viaja de carro até a praia, pode utilizar os vários estacionamentos que existem ali. Já quem tem barco próprio, localiza a pousada na margem direita do Saco do Mamanguá logo após a Praia Grande.

O caminho que leva até Paraty Mirim passa pela Rodovia BR-101, tanto para quem vem de São Paulo quanto para quem parte do Rio de Janeiro. No caso dos viajantes que saem da capital paulista, a entrada para Paraty Mirim fica logo após o km 584. Já quem vem da capital fluminense, o acesso está a 10 km da rotatória de entrada da cidade de Paraty.

Após sair da rodovia, é preciso percorrer 7 km em uma estrada de terra para chegar até a praia, de onde saem os barcos com destino à Pousada Refúgio Mamanguá. Há, ainda, ônibus que partem de Paraty para a Praia de Paraty Mirim. O trajeto dura em torno de 40 minutos. 

Então, está esperando o que para programar sua viagem para este paraíso caiçara no litoral do Rio de Janeiro? Hospede-se na Pousada Refúgio Mamanguá e aproveite dias de paz e tranquilidade entre o mar e as montanhas de Paraty.

Leia também:

» Lugares para conhecer em Paraty
» Praia do Cachadaço, o lado mais gostosa da vila de Trindade em Paraty
» Conheça as praias e cachoeiras da simpática vila de Trindade no RJ
» Saco de Mamanguá em Paraty: o único fiorde tropical do mundo

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Esse hotel vai comprovar que é possível conhecer a Amazônia com conforto e luxo

Artigo anterior

Pousada oferece quartos com vistas cênicas das montanhas capixabas

Artigo seguinte

Você pode gostar