Atualizada em:
Confira as principais regras para bagagem de mão em voos nacionais para evitar imprevistos em sua viagem
As regras para bagagem de mão, e também para bagagem despachada, mudaram e deixaram muitas pessoas com dúvidas. No que diz respeito aos voos nacionais ainda há quem busque saber o que é permitido levar dentro da aeronave, bem como as medidas que devem ser tomadas para evitar imprevistos e gastos indesejados.
Se esse também é o seu caso, confira a seguir o que você deve saber sobre as regras para bagagem de mão em voos nacionais e faça sua viagem sem preocupações.
As regras para bagagem de mão em voos nacionais: o que você deve saber
Um dos primeiros pontos que você deve considerar, e respeitar, em relação às regras para bagagem de mão é o peso máximo permitido de 10 kg. As medidas da bagagem em questão também devem ser respeitadas, não ultrapassando os 115 centímetros (considerando profundidade, largura e altura).
Caso exceda o peso ou o tamanho máximo permitido, a companhia aérea possui total liberdade para despachar sua bagagem, uma vez que ela não irá caber dentro do compartimento apropriado na cabine e poderá comprometer o peso total da aeronave.
Se tratando de regras para bagagem de mão em voos nacionais não é preciso se preocupar muito com seu conteúdo: além de equipamentos eletrônicos, como celulares, também é permitido levar muitos itens de uso pessoal, como perfume, comidas bem armazenadas e alguns líquidos.
É importante ressaltar que além do conteúdo levado dentro dessa mala ou mochila de até 10 kg, que já é suficiente para levar bastante coisa em sua viagem, você também pode levar um item de mão menor, geralmente mochila ou bolsa, sendo que esse deve ser transportado abaixo do assento à sua frente.
Por fim, tenha sempre em mente que todo objeto de valor deve estar em sua bagagem de mão, e se tratando desse tipo de bagagem a companhia aérea não se responsabiliza por danos ou furtos. Caso seu perfume favorito quebre, por exemplo, não haverá nada a ser feito.
Ao comprar sua passagem, ou mesmo antes, verifique as regras para bagagem de mão em voos nacionais trabalhadas pela própria companhia, além das impostas pela ANAC.
O que é permitido em bagagem de mão em voos nacionais
Conheça alguns dos muitos itens que podem ser transportados em sua bagagem de mão durante voos nacionais:
- Eletrônicos, como tablets, celulares e notebooks;
- Perfumes, bebidas alcoólicas e líquidos que não ultrapassem os 1,2 litros permitidos;
- Alimentos e produtos perecíveis embalados devidamente;
- Materiais esportivos como máscara de mergulho e bolas que estejam murchas;
- Instrumentos musicais que respeitem as dimensões e o peso impostos por lei;
- Pequenos eletrodomésticos, como cafeteiras.
Objetos pequenos e de grande valor, como joias, também podem, e devem, estar sempre com você dentro do avião. Já no que diz respeito aos animais de estimação, é preciso verificar as normas de cada companhia aérea, mas normalmente basta cumprir algumas exigências para poder levar seu cão ou gato na cabine com você.
No site da ANAC é possível conferir mais regras para bagagem de mão em voos nacionais e descobrir tudo também sobre as bagagens despachadas, portanto não deixe de visitá-lo antes de viajar.
» Regras para bagagem despachada em voos internacionais
» Bagagem de mão: o que pode e o que não pode
» Dúvidas frequentes sobre o transporte de bagagens em aviões
» Compre passagens aéreas mais baratas com o Google Flights
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]