Atualizada em:
Desde de novembro, a Inglaterra entrou para a lista países que permitem a entrada de brasileiros que tomaram as duas doses das vacinas Sinovac (CoronaVac), Sinopharm e Covaxin sem a necessidade de quarentena. Ou seja, assim como quem se vacinou com a Oxford/AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Moderna pode entrar no país, agora, quem tomou Coronavac também é aceito.
Entretanto, para entrar na Inglaterra, viajantes brasileiros que tomaram Coronavac precisam comprovar que completaram a imunização (com as duas doses) há ao menos 14 dias do embarque, além do certificado em inglês, gerado pelo aplicativo Conecte SUS, que é aceito pelas autoridades de imigração britânica. Os brasileiros vacinados serão reconhecidos como qualquer cidadão britânico vacinado dentro do país.
Coronavac na Europa
Outros países, como Espanha, Finlândia, Holanda, Islândia, Suíça, entre outros também aceitam a vacina para que viajantes entrem em suas fronteiras. Mesmo sem ser aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos. Por outro lado, a França, aceita, desde que a pessoa tome uma outra dose da AstraZeneca, Pfizer, Janssen ou Moderna.
Vale lembrar que, apesar de a Inglaterra ter liberado a entrada de viajantes brasileiros sem a quarentena de 10 dias, as novas regras só valem para a o país, no qual o governo britânico tem jurisdição para medidas de Covid-19. A Escócia, País de Gales e a Irlanda do Norte mantêm a necessidade de quarentena.
E o que mudou?
Se você está totalmente vacinado:
Mesmo que você esteja completamente vacinado – com a Coronavac ou outra vacina, vai precisar provar o status de vacinação. Emitido por uma autoridade de saúde pública nacional ou estadual, estar em inglês, francês ou espanhol. Além disso, incluir: seu nome e sobrenome, data de nascimento, marca e fabricante da vacina, data de vacinação, país e/ou emissor do certificado.
Se você não está totalmente vacinado:
Caso você ainda não tenha completado o ciclo de vacinação, você ainda pode ir à Inglaterra. Nesse caso, antes de viajar você deve fazer um teste Covid-19 três dias antes de viajar para a Inglaterra, reservar e pagar os testes Covid-19 para o 2º e 8º dias após a chegada à Inglaterra, preencher um formulário de localização de passageiros 48 horas antes de você chegar ao país.
Depois de chegar à Inglaterra, você deve fazer quarentena em casa ou no lugar onde você vai ficar por 10 dias e fazer seu teste Covid-19 pré-reservado no 2º dia ou antes e no dia 8º dia ou depois.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]