Ranking aponta 10 restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina

Atualizada em:

Dos 10 restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina, 7 ficam em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro e um em Curitiba, sendo este último comandado pela melhor chef mulher de 2022

Dez restaurantes brasileiros foram eleitos entre os 50 melhores da América Latina. Eles conquistaram posições no ranking do prêmio Latin America ‘s 50 Best Restaurants, promovido todos os anos pela revista britânica Restaurant. A Casa do Porco, em São Paulo, obteve a melhor colocação, ficando em 4º lugar, atrás dos peruanos Central (1º) e Maido (3º) e do argentino Don Julio (2º). 

Além disso, dos dez restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina, sete ficam na capital paulista, sendo que três deles apareceram no ranking pela primeira vez: o Metzi (27º), o Charco (35º) e o Nelita (39º). Os outros premiados do Brasil foram o Evvai (14º), o Maní (21º) e o D.O.M. (33º lugar), de São Paulo, o Oteque (12º) e o Lasai (20º lugar), do Rio de Janeiro, e o Manu (46º), de Curitiba. Confira detalhes sobre cada um deles a seguir.

Restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina

Casa do Porco, São Paulo

Melhores restaurantes da América Latina
Foto: Divulgação

A Casa do Porco, como o nome indica, tem como carro-chefe de seu cardápio a carne suína. O restaurante do bairro República, no centro de São Paulo, utiliza todas as partes do porco em suas composições, do rabo ao focinho. Mas o que mais chama a atenção é que a carne de porco e os legumes servidos por ele vêm do Sítio Rueda, de propriedade dos chefs Jefferson e Janaína Rueda. A Casa do Porco também foi eleita entre os melhores restaurantes do mundo pela revista britânica “Restaurant”, recentemente, ficando no 7º lugar no ranking World’s 50 Best.

Evvai, São Paulo

Evvai, um dos melhores restaurantes brasileiros
Foto: Divulgação

O Evvai é um restaurante super acolhedor e charmoso do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Com um cardápio da alta gastronomia italiana, oferece um menu degustação que é renovado três a quatro vezes ao ano. Além disso, tem pratos criativos elaborados pelo chef Luiz Felipe Souza, inclusive com vários prêmios internacionais. Entre os destaques citados pela revista Restaurant, estão os pirulitos de foie gras, o ravióli Grana Padano e uma sobremesa centrada em mel brasileiro harmonizado com cerveja preta. Para completar, tem um atendimento bastante receptivo que ganha muitos elogios de seus clientes. 

Maní, São Paulo

Restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina
Foto: Divulgação

Também em Pinheiros, o Maní é mais um restaurante paulistano que figura entre os melhores da América Latina. Sob o comando de Fernanda Lima, Pedro Paulo Diniz e Giovana Baggio, tem seu cardápio focado na culinária saudável e contemporânea. Apesar dos prêmios nacionais e internacionais, o local consegue manter a simplicidade e os valores de sua fundação, trabalhando com a sazonalidade e respeito pelo pequeno produtor. O resultado é um cardápio rico em sabores e um ambiente muito agradável. Um de seus destaques é o menu degustação.

Metzi, São Paulo

Metzi, em São Paulo
Foto: Divulgação

Entre os melhores restaurantes da América Latina, um representante da culinária mexicana tem destaque na capital paulista. Aliás, ele é o único restaurante mexicano do ranking. O Metzi fica no bairro de Pinheiros e oferece um cardápio elaborado pelo chef mexicano Eduardo Nava Ortiz e pela chef paulistana Luana Sabino. As criações do casal são surpreendentes e podem ser provadas no menu degustação ou à la carte. E mais, a equipe de atendimento tem várias nacionalidades latinas e está pronta para receber pessoas de toda parte em um ambiente elegante e requintado.

D.O.M., São Paulo

D.O.M., em São Paulo
Foto: Divulgação

Sob o comando do premiado chef Alex Atala, o D.O.M é um restaurante requintado que oferece a alta gastronomia brasileira. Lá você pode saborear diversos sabores no menu degustação de treze etapas ou escolher pratos com diferentes composições baseadas nos alimentos encontrados no Brasil. As sobremesas também privilegiam as frutas e doces tradicionais das culinárias regionais. E tudo isso faz com que o D.O.M. e o chef Alex Atala estejam entre as listas de melhores do mundo com frequência. O restaurante fica no Jardim Paulista, na zona oeste de São Paulo.

Charco, São Paulo

Restaurantes brasileiros: Charco
Foto: Divulgação

O Charco tem na grelha o seu principal ponto de apoio para a preparação dos pratos inspirados na culinária gaúcha. O chef Tuca Mezzomo preparou um menu cheio de criações com um toque defumado expressivo. E você pode saboreá-las tanto no menu degustação quanto à la carte. Há, ainda, um menu especial que muda de tempos em tempos, podendo ter opções de peixes, saladas e legumes frescos. Além disso, este restaurante do Jardim Paulista tem um cardápio de sobremesas com doces feitos com frutas regionais por Nathália Gonçalves, esposa de Mezzomo.

Nelita, São Paulo

Nelita, em São Paulo
Foto: Divulgação

O Nelita foi aberto durante a pandemia e já é um dos melhores restaurantes da América Latina. A receita do sucesso está nas criações primorosas da chef Tássia Magalhães e no menu degustação com inspiração na “memória afetiva das mulheres na cozinha”. Com o nome “11 tempos memoráveis – Nossa Alma Feminina”, a experiência gastronômica é servida às terças-feiras e explora os cinco sentidos dos clientes em montagens instagramáveis que fazem sucesso nas redes sociais. O restaurante Nelita fica no bairro de Pinheiros e, apesar do pouco tempo de funcionamento, já é um dos principais da capital paulista.

Oteque, Rio de Janeiro

Oteque, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

As principais marcas do Oteque, no Rio de Janeiro, são a criatividade e a precisão na execução dos pratos da cozinha contemporânea. Lá o cardápio muda diariamente e busca oferecer aos clientes o máximo de sabor. Não por menos, é um dos restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina. Além disso, este restaurante do bairro Humaitá tem um ambiente refinado e aconchegante, onde se pode experimentar os pratos do menu degustação, acompanhados dos melhores vinhos.

Lasai, Rio de Janeiro

Lasai, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

Também em Humaitá, o Lasai é mais um restaurante carioca entre os melhores da América Latina. Aliás, sob o comando do chef Rafa Costa e Silva, o restaurante já recebeu vários prêmios. E não é difícil entender o porquê. O local trabalha a culinária contemporânea, minimalista e criativa de uma forma primorosa. Além disso, tem um atendimento intimista, não funciona de portas abertas, recebendo os clientes somente com reserva prévia. O menu degustação tem 12 ou 14 tempos, tendo os vegetais como protagonistas ou coprotagonistas da maioria das receitas.

Manu, Curitiba

Restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina

Dos restaurantes brasileiros entre os melhores da América Latina de 2022, o Manu ganhou destaque também por ser comandado por Manu Buffara, que foi eleita a melhor chef mulher pela premiação. Localizado em Curitiba, o Manu tem um cardápio com pratos cuja inspiração vem de receitas familiares. Além disso, a chef privilegia a agricultura sustentável, o alimento justo e o tempo de espera de cada colheita ao criar o menu do restaurante.

Confira a lista completa do Latin America’s 50 Best Restaurants:

  1. Central (Lima)
  2. Don Julio (Buenos Aires)
  3. Maido (Lima)
  4. A Casa do Porco (São Paulo)
  5. El Chato (Bogotá)
  6. Maito (Cidade do Panamá)
  7. Pujol (Cidade do México)
  8. Kjole (Lima)
  9. Mayta (Lima)
  10. Boragó (Santiago)
  11. Mérito (Lima)
  12. Oteque (Rio de Janeiro)
  13. Leo (Bogotá)
  14. Evvai (São Paulo)
  15. Mishiguene (Buenos Aires)
  16. Fauna (Valle de Guadalupe)
  17. Le Chique (Cancún)
  18. Villa Torél (Ensenada)
  19. Celele (Cartagena)
  20. Lasai (Rio de Janeiro)
  21. Maní (São Paulo)
  22. El Preferido de Palermo (Buenos Aires)
  23. Sud 777 (Cidade do México)
  24. Nuema (Quito)
  25. Parador La Huella (José Ignacio)
  26. Chila (Buenos Aires)
  27. Metzi (São Paulo)
  28. Máximo Bistrot (Cidade do México)
  29. Arca (Tulum)
  30. Astrid y Gastón (Lima)
  31. Sublime (Cidade da Guatemala)
  32. Rafael (Lima)
  33. D.O.M. (São Paulo)
  34. Pangea (Monterrey)
  35. Charco (São Paulo)
  36. Aramburu (Buenos Aires)
  37. Rosetta (Cidade do México)
  38. Osso (Lima)
  39. Nelita (São Paulo)
  40. Elena (Buenos Aires)
  41. Alcalde (Guadalajara)
  42. La Docena (Guadalajara)
  43. Quintonil (Cidade do México)
  44. Mil (Moray)
  45. Gustu (La Paz)
  46. Manu (Curitiba)
  47. Diacá (Cidade da Guatemala)
  48. Gran Dabbang (Buenos Aires)
  49. Mesa Franca (Bogotá)
  50. Julia (Buenos Aires)

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima