Se você procura o que fazer em São Paulo, não espere por ninguém, há vários rolês pra fazer sozinho na região da Avenida Paulista 

Coração financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista também é um dos lugares mais interessantes para conhecer na capital paulista. Para resumir, a famosa avenida – que também é cartão-postal da metrópole – reúne toda a diversidade de uma cidade em seus 2,8 km de extensão. 

As ruas do entorno completam o roteiro e tornam a visita à região da Avenida Paulista uma das mais legais para se fazer em São Paulo.

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Cultura, entretenimento, parques, centros de compras e muitos restaurantes e cafés. Tudo isso pode ser visto em uma única caminhada, de ponta a ponta, pela bela via.

Seja em família, com amigos, a dois ou até sozinho, andar pela Avenida Paulista é uma experiência incrível. Se você procura o que fazer em São Paulo, não espere por ninguém, há vários rolês pra fazer sozinho na região da Avenida Paulista. 

Você pode visitar os pontos turísticos mais conhecidos da Avenida Paulista em um roteiro a pé, sem pressa. Gostou? Então, confere nossas dicas com alguns rolês pra fazer sozinho na região da Avenida Paulista. 

O que ver e conhecer na região da Avenida Paulista

Museus, centros culturais, teatros, cinemas, galerias, lojinhas e feira de antiguidades. Essas são algumas das atrações da Avenida Paulista que você pode conhecer.

Terraço do Conjunto Nacional 

O Terraço do Conjunto Nacional abriga um lindo jardim e uma cúpula geodésica de alumínio – a primeira desse tipo na capital paulista. 

O local é muito belo e rende um bom passeio para quem passa por ali. Experimente sentar-se entre os jardins ou admirar a vista da famosa Avenida Paulista. Você vai adorar!

O Terraço é só uma das atrações do Conjunto Nacional, importante polo cultural e de negócios. O local abriga um centro cultural, livraria, cinema, academia e um centro comercial bem completo.

Primeiro grande arranha-céu da Avenida Paulista, o Conjunto Nacional é um dos pontos turísticos do coração de São Paulo. 

Livraria Cultura

Foto: Wilfredor / Wikimedia Commons

Localizada no Conjunto Nacional, a Livraria Cultura é um lugar incrível para conhecer. 

O espaço, com 4 mil metros quadrados, é cheio de pufes para sentar e folhear os diversos títulos que estão à venda. Além disso, há uma infinidade de outros artigos de mídia, como CDs e DVDs, e produtos de papelaria. 

Para deixar a passagem pela Livraria Cultura ainda mais interessante, em seu interior fica o Teatro Eva Herz, que apresenta vários espetáculos, inclusive para o público infantil. 

Itaú Cultural

Foto: Wilfredor / Wikimedia Commons

O Itaú Cultural é aquele lugar para se planejar para visitar ou, simplesmente, entrar quando passar pela frente. 

O local tem uma exposição permanente sobre a história do Brasil e abriga várias mostras itinerantes. 

O prédio do Itaú Cultural, por si só, já é algo para se admirar e ajuda a compor as obras expostas ali. 

O local também abriga salas de teatro e cinema, espetáculos musicais e projetos artísticos. E o melhor, todas as apresentações são gratuitas.

Parques Trianon e Mário Covas

rolês pra fazer sozinho

Foto: Divulgação

O centro financeiro de São Paulo também tem lindas áreas verdes: o Parque Trianon e o Parque Mário Covas

O Parque Trianon – Parque Tenente Siqueira Campos – tem um acervo histórico riquíssimo, tanto na flora, com árvores centenárias, quanto nas várias obras de arte espalhadas entre os seus jardins.

Já o Parque Mário Covas tem uma infinidade de espécies de plantas e caminhos muito agradáveis para serem percorridos. Um verdadeiro refúgio do agito da grande avenida.

Os dois parques possuem equipamentos de lazer e ótima estrutura para receber os visitantes.

Masp

rolês pra fazer sozinho

Foto: Wilfredor

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) é um dos pontos turísticos mais conhecidos da Avenida Paulista. O motivo, além de seu acervo fantástico, é a arquitetura de seu prédio, famoso pelo grande vão.

O Masp fica bem no meio da avenida e tem um dos mais importantes acervos do Brasil. Entre as mais de oito mil peças expostas no museu, destacam-se obras de Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Rafael, Botticelli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros.

Às terças-feiras, a entrada no Masp é gratuita. De quarta a domingo há a cobrança de ingresso.

Feirinha do Masp

rolês pra fazer sozinho

Foto: Wilfredor / Wikimedia Commons

O vão do Masp recebe, todo domingo, a tradicional Feira de Antiguidades da Paulista. 

Também conhecida como Feirinha do Masp, ela reúne artesãos e comerciantes de vários antiquários, que comercializam peças de decoração, jóias e obras de arte. 

Caminhar pela Rua Augusta

visita à região da Avenida Paulista

Foto: Divulgação

Cheia de galerias de arte, teatros, restaurantes, casas noturnas e muitas lojas, a Rua Augusta é uma parada obrigatória para quem vai à região da Avenida Paulista. 

A famosa avenida corta a Rua Augusta, dividindo-a em duas porções: sentido centro, Baixo Augusta, e o sentido Jardins.

Bem democrática, a Rua Augusta reúne diferentes tribos de São Paulo, como roqueiros, clubbers, skatistas e artistas de rua. 

E possibilita vários tipos de passeios: seja cultural, por suas galerias de arte e teatros; gastronômico, por seus vários restaurantes; ou, até, de compras, nas várias lojas, onde encontra-se de tudo.

Cine Café Fellini no Espaço Itaú

Foto: Divulgação

Ao passear pela Rua Augusta, não deixe de conhecer o Cine Café Fellini, que fica dentro do Espaço Itaú de Cinemas.

De tão belo e aconchegante, o local é frequentado tanto por quem vai assistir algum filme no Espaço Itaú como por quem está passando pela região.

Todo ambiente é decorado com posters do mestre do cinema italiano Federico Fellini. Os quitutes servidos são deliciosos e o café coado na hora, sensacional!

Vale a pena experimentar os deliciosos bolos e aproveitar alguns momentos nesse lugar acolhedor.

Mirante 9 de julho 

visita à região da Avenida Paulista

Foto: Divulgação

Quem passa apressado pela Avenida Paulista não percebe que ali há um ótimo lugar para apreciar sua bela vista: o Mirante 9 de Julho.

O local, ponto de encontro para um bom happy hour, é um misto de bar, café, restaurante e espaço cultural. 

Também conhecido como Mira, tem ambiente descolado convida a curtir momentos de relaxamento, ao admirar a famosa avenida e suas grandes edificações.

Casa das Rosas 

visita à região da Avenida Paulista

Foto: Delma Paz / Wikimedia Commons

Construída em 1935, a Casa das Rosas permanece intacta entre os grandes edifícios que dominam a Avenida Paulista.

Os lindos jardins e a bela arquitetura convidam a entrar e conhecer um pouco mais desse cantinho especial. A Casa das Rosas tem uma programação cultural voltada à poesia e literatura que completa a beleza do lugar.

Esse, com certeza, é um dos mais especiais entre os rolês para fazer sozinho na região da Avenida Paulista. Sente-se às mesas, experimente um café e aproveite toda a tranquilidade da Casa das Rosas. 

Japan House

visita à região da Avenida Paulista

Foto: Divulgação

Um espaço cultural voltado à cultura nipônica na região da Avenida Paulista, o Japan House é um lugar para dedicar algumas horas do seu dia.

Além de ótimas exposições, o espaço impressiona por seu belo design. Ao visitá-lo, não deixe de conhecer sua biblioteca com vários títulos que ajudam a entender a história e a cultura do Japão. O acervo também conta com 200 mangás.

O Japan House abriga o restaurante Aizomê e o Café Sabor Mirai, onde a ordem é sentar e aproveitar todas as suas delícias sem pressa.

Mesmo sozinho, você vai se encantar com o Japan House.

Então, preparado para fazer um desses rolês sozinho? Conheça a região da Avenida Paulista e, tenha certeza, de querer voltar mais vezes.

Leia também:

» São Paulo terá bar subterrâneo instalado em antigo cofre de banco
» Cidades históricas para conhecer pertinho de São Paulo
» Bar suspenso a 35 metros de altura é atração no Carnaval em São Paulo
» Olímpia, no interior de São Paulo, ganhará Parque dos Dinossauros

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagens de carro no Paraná: dicas e cuidados antes de sair de férias

Artigo anterior

Regras sobre teste de COVID para voos nacionais 

Artigo seguinte

Você pode gostar