Quem viaja pela Rota dos Contos de Fadas na Alemanha, conhece vilarejos com casinhas encantadoras, bosques, florestas e até mesmo castelos que parecem ter saídos de uma história infantil

A Rota dos Contos de Fadas é um trajeto com 600 km, que vai de Hanau a Bremen na Alemanha, e encanta adultos e crianças do mundo inteiro por ser berço dos mais famosos autores de histórias infantis, Jacob e Wilhelm Grimm. Portanto, durante o trajeto os turistas podem conhecer a casa onde os irmãos passaram a infância e a universidade onde realizaram algumas pesquisas.

Além disso, nos pontos de visitação e em todo o trajeto, há cenários e protagonistas ambientados nos locais que inspiraram os contos. Entre as atrações, surpreendentemente, os turistas podem ver as ruínas do castelo em que, segundo a lenda, viveu Cinderela, na cidade de Polle; o castelo da Bela Adormecida, em Sababurg; ou também, assistir a um espetáculo ao ar livre inspirado na obra Os Músicos de Bremen.

Portanto, conheça algumas cidades da Rota dos Contos de Fadas e apaixone-se:

Hanau

Em primeiro lugar, a famosa pelas lojas de Jóias: Hanau. A cidade fica a meia hora de Frankfurt e és, portanto, o ponto de partida para a Rota dos Contos de Fadas. Além disso, é o local onde nasceram os escritores Jacob e Wilhelm Grimm.

A Praça Neusdadt Marketplatz abriga ainda um monumento nacional em homenagem aos irmãos. Porém, Hanau é também uma das cidades medievais em melhor estado de conservação da Alemanha.

Hanau - Alemanha

1. Foto: Flickr – Renate Adolf

Hanau

2. Foto: Flickr – Renate Adolf

Steinau

Em segundo lugar, a cenográfica Vila de Steinau – que ficou conhecida por abrigar a Amtshaus. Trata-se do sobrado do início do século 16, onde moravam os irmãos Grimm. A casa funciona como sede do Brüder Grimm Haus, cujos destaques são as 14 salas decoradas com trechos das histórias dos Grimm.

Steinau - Alemanha

3. Foto: Flickr – Alessia

Steinau

4. Foto: Francisco Puentes

Marburg

Em terceiro lugar, Marburg. A cidade está localiza entre o rio Lahn e o castelo da família Landgrave. O centro da cidade possui uma trilha com 2 km de extensão onde os turistas encontram esculturas inspiradas em personagens como Cinderela, João e Maria, entre outros.

Marburg - Alemanha

5. Foto: Flickr – Rolf Piepenbring

Trendelburg

Já a pequena cidade de Trendelburg, abriga um hotel que funciona ao lado da torre de um antigo hotel, onde é possível ver de longe a imensa trança longa e loira que cai sobre a torre do século 14. Isso porque o local inspirou outro clássico dos Grimms: Rapunzel.

Trendelburg - Alemanha

6. Foto: Flickr – Agnes Welt

Trendelburg

7. Foto: Flickr – Ryan Montgomery

Sababurg

Sababurg é o local onde a história da Bela Adormecida ganhou vida. Originalmente conhecida como Dornröschen (Rosinha dos Espinhos), a história ganhou origem em um castelo de 1334, localizado em Sababurg, que desde o final do século 19 é conhecido como a residência oficial da princesa.

Por isso, atualmente no local funciona o hotel temático Dornröschenschloss Sababurg, onde a própria Bela Adormecida, surpreendentemente, aparece para prestigiar os hóspedes nos jantares do hotel.

Sababurg - Alemanha

8. Foto: Flickr – Markus

Bremen

Por último, Bremen é o destino final da rota e é, certamente, um dos principais pontos turísticos do norte da Alemanha. A cidade conta com uma arquitetura gótica e o famoso prédio da prefeitura, Rathaus, construído em 1410 é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Bremen

9. Foto: Flickr AnthonyJonker

Bremen - Alemanha

10. Foto: Flickr – Sven Brandes

Como chegar

Por fim, a cidade alemã mais próxima da Rota Alemã dos Contos de Fadas é Frankfurt. Portanto, dali, trens locais fazem a conexão entre a cidade e a primeira parada da rota (Hanau) – uma viagem de, aproximadamente, 30 minutos.

Informações

Site Oficial da Rota dos Contos de Fadas.

Rota dos Contos de Fadas

11. Foto: via Tourism Germany – Flickr Deutsche Maerchenstrasse

Rota dos Contos de Fadas

12. Foto: via Tourism Germany – Flickr Deutsche Maerchenstrasse

Rota dos Contos de Fadas

13. Foto: via Tourism Germany – Flickr Deutsche Maerchenstrasse

Leia mais:

» Guia Alemanha: 24 cidades para visitar quando estiver no país
» Descubra a Rota Romântica na Alemanha
» 24 lugares que parecem cenário de conto de fadas
» As 100 cidades mais charmosas para visitar na Europa
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Petra: o destino mais procurado da Jordânia

Artigo anterior

Manhãs Vistas da Tenda: fotógrafo faz registros de dentro da sua barraca

Artigo seguinte

Você pode gostar