Preparamos três opções de roteiros para fazer em 9 dias em Portugal. Confira nossas dicas sobre cidades incríveis e veja qual destes roteiros tem mais a ver com você

Vai viajar para Portugal e quer saber como aproveitar bem seus dias por lá? Então, veja essas dicas de três roteiros de 9 dias em Portugal para viajar com calma e desfrutar de todos os encantos das terras lusitanas.

Não é à toa que Portugal está entre os destinos internacionais mais procurados pelos brasileiros. O país que respira história é repleto de paisagens lindíssimas, que misturam obras arquitetônicas e belezas naturais. Além disso, é famoso por seu povo acolhedor e custo baixo de hospedagens, refeições e passeios, na comparação com outros países da Europa.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Há muitas cidades para visitar em Portugal, mas algumas ganham destaque e atraem mais turistas, como a capital Lisboa e Porto. Se você tiver mais tempo para explorar o país, vale a pena apostar em um roteiro que cubra todo o território. Com menos tempo, porém, é possível conhecer lugares incríveis em diferentes opções de roteiro em Portugal.

Aqui, preparamos três roteiros que podem ser feitos em 9 dias e vamos dar detalhes para te ajudar a escolher o que mais tem a ver com você. Elegemos as seguintes cidades para conhecer: Lisboa, Sintra, Fátima, Porto, Braga e Guimarães. Continue a leitura e você vai entender o porquê vale a pena visitar cada uma delas.

Primeira opção de roteiro de 9 dias em Portugal

roteiro 9 dias em portugal

Foto: Vita Marija Murenaite / Unsplash

4 dias em Lisboa, com bate volta em Sintra e Fátima, 3 dias em Porto e 2 dias em Braga e Guimarães

Essa é a opção de roteiro mais completo para ser feito em 9 dias pelas cidades que separamos para você conhecer em Portugal. Confira, a seguir, o que espera por você em cada uma delas.

Lisboa

A capital de Portugal é uma cidade incrível, com muitas atrações e lugares para visitar. Por isso, vale a pena separar 4 dias para conhecê-la por completo. Porta de entrada para quem visita o país, há muito o que fazer em Lisboa, desde tours histórico-culturais até passeios ao ar livre ou agito noturno.

Em quatro dias, você conseguirá visitar os principais pontos turísticos da cidade sem pressa, apreciar a deliciosa gastronomia portuguesa nos vários restaurantes e cafés e ainda poderá se divertir no bares que agitam alguns bairros à noite.

Entre tudo o que há para ver em Lisboa, inclua em seu roteiro o pitoresco bairro Alfama, o bairro de Belém (famoso por seus doces e sua tradicional torre), a região comercial da Baixa Pombalina, o boêmio Bairro Alto e o descolado bairro Chiado, além do moderno Parque das Nações.

1º dia – Visite o centro histórico, que inclui Alfama, Castelo e Chiado. Ao final da tarde, dirija-se ao boêmio Bairro Alto e aproveite a noite em um dos seus charmosos bares.

2º dia – Visite Belém e conheça o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Confeitaria dos Pastéis de Belém  e o museu MAAT. Faça também um tour pelo Elétrico 28 e explore a Baixa Pombalina.

3º dia – Se você curte turismo histórico, faça um bate e volta para a bela cidade de Sintra, a apenas 40 minutos de trem de Lisboa, onde estão o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira. Mas se você prefere o turismo religioso, a melhor opção de bate e volta a partir de Lisboa é a cidade de Fátima. Você pode conhecê-la por conta própria, de carro alugado, ou em um tour contratado. A cidade tem o maior santuário católico de Portugal.

De carro, é possível conhecer Sintra e Fátima em um mesmo dia saindo de Lisboa.

4º dia – Visite o Parque das Nações, com seu belo visual e o famoso Oceanário.

Porto

Segunda maior cidade do país, a charmosa Porto fica no norte de Portugal e é um lugar encantador, com um belíssimo centro histórico e suas ruas antigas. A arquitetura, inclusive, é um dos atrativos da cidade e vai do Gótico ao Art Nouveau. Outro ponto muito visitado, especialmente aos finais de tarde, é a margem do Rio Douro, onde há vários bares e restaurantes, ótimos para degustar um bom vinho.

A cidade tem, ainda, vários mirantes que oferecem vistas incríveis da região, como a Torre dos Clérigos, o Teleférico de Gaia e a Ponte Luís I. Além disso, Porto é um excelente lugar para caminhadas, principalmente no centro histórico e no Jardim do Passeio Alegre.

5º dia – Faça um tour pelo centro histórico, visite o Rio Douro e termine o dia no Cais da Ribeira.

6º dia – Visite a Livraria Lello – que inspirou a escritora J. K. Rowling, autora de Harry Potter – e aprecie a linda vista do alto da Torre dos Clérigos. Aproveite a tarde para fazer compras na rua Santa Catarina ou para caminhar no Jardim do Passeio Alegre.

7º dia –  Conheça o Mercado do Bolhão e prove várias delícias típicas da região. Se deslumbre com a beleza das igrejas de Porto – Capela das Almas de Santa Catarina, Igreja de Santo Ildefonso, Igreja de Santa Clara – e da Muralha Fernandina, uma cintura medieval de muralhas do Porto que tem algumas partes preservadas até hoje. Aproveite o dia, também, para passear no Teleférico de Gaia.

Braga e Guimarães

Braga e Guimarães são duas cidades mais ao norte de Portugal. Guimarães, na verdade, é um município do distrito de Braga – principal cidade da região do Minho. Localizada a 57 km de Porto, Braga não costuma entrar nos roteiros mais comuns de Portugal, mas deveria.

Além de ser um lugar extremamente agradável, a cidade é cheia de cenários históricos e abriga o incrível Santuário do Bom Jesus do Monte. Braga é a cidade mais antiga de Portugal, tendo sido fundada pelos romanos no ano 16 a.C. e guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos da Europa.

Guimarães, por sua vez, tem ares medievais e incríveis construções centenárias. Andar por suas ruas é fazer uma viagem no tempo. Entre os destaques da cidade está o Castelo de Guimarães, considerado uma das 7 maravilhas de Portugal.

8º dia – Reserve um dia inteiro para conhecer Braga. Além do belíssimo Santuário do Bom Jesus, com sua escadaria monumental, vale a pena conhecer a Praça da República, a Rua do Souto, a Torre de Menagem e o Largo do Paço.

9º dia – No último dia, faça um tour pela medieval Guimarães e aproveite para conhecer alguns de seus prédios históricos. O Castelo de Guimarães, a Igreja de São Miguel e o Paço dos Duques de Bragança ficam bem próximos e podem ser visitados em conjunto.

Segunda opção de roteiro de 9 dias em Portugal

portugal em 9 dias

Foto: Liam McKay / Unsplash

4 dias em Lisboa, 2 dias em Sintra e 3 dias em Porto

Esta segunda opção de roteiro em Portugal é ideal para quem quer conhecer mais da cultura do país e não curte muito o turismo histórico ou religioso, por isso, não inclui Fátima, Braga e Guimarães.

Lisboa

1º dia – Visite o centro histórico, que inclui Alfama, Castelo e Chiado. Ao final da tarde, dirija-se ao boêmio Bairro Alto e aproveite a noite em um dos seus charmosos bares.

2º dia – Visite Belém e conheça o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Confeitaria dos Pastéis de Belém  e o museu MAAT.

3º dia – Faça também um tour pelo Elétrico 28 e explore a Baixa Pombalina, onde é possível fazer boas compras.

4º dia – Visite o Parque das Nações, com seu belo visual e o famoso Oceanário. Esta é uma ótima opção para quem curte passeios ao ar livre.

Sintra

5º dia – Visite o Palácio da Vila, o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena  e aproveite para  experimentar os deliciosos doces tradicionais de Sintra – queijada e travesseiro – no centro da cidade.

6º dia – Visite o Palácio de Queluz, o Palácio Monserrate, a Quinta da Regaleira e termine o dia tomando um chá no Tivoli Seteais.

Porto

7º dia – Faça um tour pelo centro histórico, visite o Rio Douro e termine o dia no Cais da Ribeira.

8º dia – Visite a Livraria Lello – que inspirou a escritora J. K. Rowling, autora de Harry Potter – e aprecie a linda vista do alto da Torre dos Clérigos. Aproveite a tarde para fazer compras na rua Santa Catarina ou para caminhar no Jardim do Passeio Alegre.

9º dia –  Conheça o Mercado do Bolhão e prove várias delícias típicas da região. Se deslumbre com a beleza das igrejas de Porto – Capela das Almas de Santa Catarina, Igreja de Santo Ildefonso, Igreja de Santa Clara – e da Muralha Fernandina, uma cintura medieval de muralhas do Porto que tem algumas partes preservadas até hoje. Aproveite o dia, também, para passear no Teleférico de Gaia.

Terceira opção de roteiro de 9 dias em Portugal

portugal

Foto: Nick Karvounis / Unsplash

3 dias em Lisboa, 1 dia em Sintra, 3 dias em Porto e 2 dias em Braga e Guimarães

Esta última opção de roteiro em Portugal é voltada a quem, além de conhecer mais da cultura do país, curte o turismo histórico.

Lisboa

1º dia – Visite o centro histórico, que inclui Alfama, Castelo e Chiado. Ao final da tarde, dirija-se ao boêmio Bairro Alto e aproveite a noite em um dos seus charmosos bares.

2º dia – Visite Belém e conheça o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Confeitaria dos Pastéis de Belém  e o museu MAAT. Faça também um tour pelo Elétrico 28 e explore a Baixa Pombalina.

3º dia – Visite o Parque das Nações e seu famoso Oceanário.

Sintra

4º dia – Visite o Palácio da Vila, o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, o Palácio de Queluz, o Palácio Monserrate e a Quinta da Regaleira.

Porto

5º dia – Faça um tour pelo centro histórico, visite o Rio Douro e termine o dia no Cais da Ribeira.

6º dia – Visite a Livraria Lello – que inspirou a escritora J. K. Rowling, autora de Harry Potter – e aprecie a linda vista do alto da Torre dos Clérigos. Aproveite a tarde para fazer compras na rua Santa Catarina ou para caminhar no Jardim do Passeio Alegre.

7º dia –  Conheça o Mercado do Bolhão e prove várias delícias típicas da região. Se deslumbre com a beleza das igrejas de Porto – Capela das Almas de Santa Catarina, Igreja de Santo Ildefonso, Igreja de Santa Clara – e da Muralha Fernandina, uma cintura medieval de muralhas do Porto que tem algumas partes preservadas até hoje. Aproveite o dia, também, para passear no Teleférico de Gaia.

Braga e Guimarães

8º dia – Reserve um dia inteiro para conhecer Braga. Além do belíssimo Santuário do Bom Jesus, com sua escadaria monumental, vale a pena conhecer a Praça da República, a Rua do Souto, a Torre de Menagem e o Largo do Paço.

9º dia – No último dia, faça um tour pela medieval Guimarães e aproveite para conhecer alguns de seus prédios históricos. O Castelo de Guimarães, a Igreja de São Miguel e o Paço dos Duques de Bragança ficam bem próximos e podem ser visitados em conjunto.

 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Como chegar em Nobres saindo de Cuiabá

Artigo anterior

Formação de professores é desafio para implementação do ensino de inglês no país

Artigo seguinte

Você pode gostar