Porto: conheça agora os principais passeios, atrações e lugares que fazem desse destino tão especial em Portugal

Portugal é um país muito procurado na Europa por pessoas do mundo inteiro, ainda mais por brasileiros. É um destino que está em alta e também garante uma viagem com ótimo custo benefício, já que hospedagens, alimentação e até passeios apresentam valores mais baixos em comparação a outros países do continente europeu. Há várias cidades para conhecer, mas nenhuma se compara ao charme de Porto. Situada às margens do Rio Doro, proporciona uma experiência de encantar os olhos e aquecer o coração. 

É a segunda cidade mais populosa de Portugal que soube navegar entre o passado, preservando fontes importantes da sua história, com o futuro, com ares vanguardistas presentes em restaurantes, lojas e hotéis. É uma viagem que deve ser regada a muito vinho, oriundos das cavas, que ficam na Vila Nova de Gaia, um município vizinho do Porto que pode ser acessado atravessando a ponte D. Luís I.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Prepare-se para andar muito, pois a maioria dos pontos turísticos está localizada no centro, a distâncias que podem ser percorridas a pé, mas não se preocupe, pois a culinária local não irá falhar na missão de resgatar toda a energia perdida. Aliás, experimentar os pratos típicos é outro atrativo, que não pode faltar em nenhum roteiro, como as outras atrações a seguir. 

O que fazer na cidade do Porto

Torre dos Clérigos

O que fazer na cidade do Porto – Portugal. Foto: Foto: Jori Avlis / Flickr

Para os visitantes que desejam ter uma vista privilegiada e panorâmica do Porto, a Torre dos Clérigos deve ser a principal parada. É uma construção de granito com 75 metros de altura e 240 degraus, haja fôlego! Quando estiver lá também não deixe de conhecer a Igreja dos Clérigos, cuja arquitetura representa uma obra prima barroca. 

Livraria Lello

Foto: Divulgação

A Livraria Lello é considerada uma das mais bonitas do mundo, com uma escadaria de madeira que compõem os dois andares desse prédio que parecem um lugar mágico, saído de um conto de fadas. O local ficou famoso, porque era frequentado pela escritora JK Rownling, autora de Harry Potter, que se inspirou na livraria para retratar uma das cenas em que o personagem compra seus livros para entrar na escola de bruxaria. 

Sé do Porto 

Foto: Vitor Oliveira / Flickr

Mais um local imperdível para conhecer no Porto, a Catedral Sé é um belo edifício, no estilo romântico, construído no século XII. Sua arquitetura impressiona os visitantes, pois é uma fortaleza com duas torres laterais e seu interior também, há capelas e um altar que contém ouro, uma verdadeira jóia. 

Palácio da Bolsa

O que fazer na cidade do Porto – Portugal. Foto: Hugo Cadavez / Wikimedia Commons

Considerado um monumento nacional, o Palácio da Bolsa é um dos prédios mais procurados pelos visitantes, que desejam ver a sua arquitetura exuberante de perto. Ele foi construído em um antigo convento e abriga a sede da Associação Comercial do Porto. Hoje em dia oferece tours por seus luxuosos cômodos.

Estação de São Bento

Passeios e atrações em Porto

Passeios e atrações em Porto. Foto: Divulgação

Diferente das estações de trens tradicionais, São Bento representa uma parte da história da cidade com uma arquitetura que encanta a todos os visitantes. Ela foi construída em 1900 e antes um convento funcionava no local, por isso recebeu esse nome. No interior da estação, há um enorme painel de azulejos que cobrem as paredes e representam um dos cartões postais do Porto. 

Capela das Almas

Foto: Vitor Oliveira / Wikimedia Commons

Como tudo no Porto é de uma beleza excepcional, a Capela das Almas, a mais famosa da região, não poderia ser diferente. Apesar de pequena, suas paredes revestidas por mais de 15 mil azulejos azuis, deixam qualquer um boquiaberto. Eles contam a história de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

Igreja de São Francisco

passeios e atrações em Porto

O que fazer na cidade do Porto – Portugal. Foto: Concierge.2C / Wikimedia Commons

Já deu para perceber que as igrejas do Porto vão muito além de lugares religiosos, elas impressionam pela arquitetura e riqueza dos detalhes e a Igreja de São Francisco não é diferente. Ela tem um estilo gótico e foi construída no século XIV como um anexo do Convento Franciscano com uma decoração que impressiona no seu interior. 

Mercado do Bolhão 

Passeios e atrações em Porto. Foto: António Amen / Wikimedia Commons

Assim como no Brasil, na Europa há diversos mercados a céu aberto, que são lugares perfeitos para conhecer a gastronomia local e até aproveitar para fazer umas compras. O Mercado do Bolhão, em Porto, não foge a essa regra. Lá os turistas podem encontrar legumes, frutas, peixes e frutos do mar da melhor qualidade e fazer refeições a qualquer hora do dia. 

Ponte D. Luís I

passeios e atrações em Porto

O que fazer na cidade do Porto – Portugal. Foto: Divulgação

A Ponte D. Luís é aquele pedacinho de Porto que os turistas sentem vontade de visitar várias vezes. Um dos pontos turísticos mais icônicos da cidade, é uma ponte de ferro construída em 1886, cuja estrutura foi finalizada por um estudante de Gustavo Eiffel, o criador da Torre Eiffel, em Paris. Ela liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia, um município vizinho, famoso pelas cavas de vinho. O visual deixa qualquer um apaixonado pelo contraste entre cidade e natureza, às margens do Rio Douro. 

Rua de Santa Catarina

passeios e atrações em Porto

Passeios e atrações em Porto. Foto: Krzysztof Golik / Wikimedia Commons

O paraíso das compras em Porto tem nome e fica na Rua Santa Catarina, uma região com diversas lojas de marca, que é muito movimentada e frequentada não só por turistas, mas por locais também. É lá que fica localizada uma das cafeterias mais famosas da cidade, o Café Majestic. Não deixe de experimentar a francesinha, um lanche tradicional a base de pão, queijo, presunto, ovo frito e um molho secreto para trazer aquela dose de energia para a viagem.

Ribeira

O que fazer na cidade do Porto - Portugal

O que fazer na cidade do Porto – Portugal. Foto: Pxhere

Desfrute de todo charme que a cidade de Porto oferece visitando o bairro Ribeira, localizado próximo ao Rio Douro, é um calçadão cheio de bares, restaurantes e lojas de souvenirs, mais turístico impossível. Porém é lá que a maioria dos visitantes procura para uma refeição especial, com direito a uma paisagem inesquecível e boas taças de vinho 

Jardim das Oliveiras

O que fazer na cidade do Porto - Portugal

Passeios e atrações em Porto. Foto: Divulgação

Recentemente inaugurado, o Jardim das Oliveiras, é um oásis composto por oliveiras, situado no topo de uma galeria comercial, composta por lojas e restaurantes. Esse pedacinho verde no meio do centro é um refúgio para os visitantes e moradores que ainda conta com uma vista adorável da Torre dos Clérigos, no centro da cidade. 

Praia de Matosinhos

passeios em Porto

Foto: Divulgação

Pensou que a cidade de Porto não tinha praia? A Praia de Matosinhos está a apenas 10 km do centro e oferece aos banhistas uma imensa orla, onde é possível praticar diferentes esportes ao ar livre. Além disso, o mar mais agitado é ideal para a prática de surfe e bodyboard. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagem e Covid: regras de viagem para entrar no México

Artigo anterior

15 lugares para conhecer em João Pessoa 

Artigo seguinte

Você pode gostar