Confira um roteiro completo de 10 dias em Portugal passando por Lisboa, Cascais, Sintra, Óbidos e Porto

Vai para Europa? Portugal é um destino que você deve incluir em seu roteiro. Isso porque o país reúne diversas atrações diferentes em um único lugar. Há opções de passeios para quem aprecia história, cenários naturais, boa gastronomia, cultura e muito mais. Além disso, por se tratar de um país pequeno, fica fácil programar um roteiro de viagem passando por diversas cidades.

Pensando nisso, preparamos esse roteiro de 10 dias pelo país passando por Lisboa, Cascais, Sintra, Óbidos e Porto. Vale a pena frisar que, entre Óbidos e Porto, outras cidades podem ser visitadas, como Águas da Rainha, Fátima, Coimbra e Águeda – mas isso dependerá do número de dias que você possui para ficar no país e de quais atrações pretende visitar. Portanto, esse trajeto pode ser percorrido de carro ou combinando ônibus e trem – no entanto, o carro é a opção mais rápida para se deslocar entre essas cidades. 

Confira agora esse roteiro de 10 dias viajando de Lisboa a Porto.

Lisboa – 3 dias

10 dias

Portugal

Foto: Ricardo Ramírez Gisbert / Flickr Wikimedia Commons

1º dia 

Uma vez em Lisboa, é hora de aproveitar tudo o que essa cidade incrível tem a oferecer. Se você gosta de andar, vale percorrer os bairros centrais da capital lusitana a pé para se encantar por cada detalhe, mas esteja preparado para enfrentar algumas ladeiras. 

Comece pelo Castelo de São Jorge, construído no ponto mais alto da cidade. Depois, caminhe até a Sé de Lisboa, uma imponente catedral erguida em 1150. Desça admirando os edifícios até a Praça do Comércio, a mais importante de Lisboa, em frente ao Rio Tejo, e onde também está localizado o belíssimo Arco Triunfal da Rua Augusta.  

Suba pela Rua da Prata até chegar ao Elevador de Santa Justa e seus 45 metros de altura, o melhor e mais charmoso meio de transporte para circular da Rua de Santa Justa à Rua do Carmo. Passeie pelo charmoso bairro Chiado e visite o Café A Brasileira, onde está a estátua em bronze de Fernando Pessoa. Aproveite e caminhe até a Praça Luís de Camões, onde se encontra a estátua em homenagem ao poeta de “Os Lusíadas”.  

Por fim, durante a noite, vale a pena programar um jantar no Time Out Market, no Cais do Sodré, um grande mercado gourmet com os vários dos melhores restaurantes de Lisboa. Este será só o início de seu roteiro de 10 dias em Portugal.

2º dia 

O segundo dia em seu roteiro de 10 dias por Portugal deve ser dedicado a conhecer Belém, um bairro mais afastado que possui algumas das mais interessantes atrações da cidade. Comece pelo Padrão dos Descobrimentos, um monumento à beira do Rio Tejo que homenageia as figuras históricas na época de suas expedições marítimas. Além disso, caminhando um pouco a frente você verá a maravilhosa Torre de Belém, um símbolo português construído em 1514.

Muito próximo dali está o Mosteiro dos Jerônimos, um incrível edifício em estilo manuelino onde estão sepultadas figuras como Vasco da Gama e Camões. Por fim, não deixe de provar os originais Pastéis de Belém, que são servidos em uma centenária casa que funciona desde 1837. Para finalizar o segundo dia, programe um jantar em um dos restaurantes nas Docas de Santo Amaro para provar pratos típicos à base de frutos do mar.

3º dia


Dedique a manhã do terceiro dia de seu roteiro de 10 dias em Portugal para conhecer a zona mais moderna da cidade, o Parque das Nações. Comece pelo Oceanário de Lisboa, um dos maiores aquários da Europa, que conta com mais de 15 mil animais separados em espaços que recriam seus verdadeiros habitats.

Depois, siga caminhando até o Teleférico do Parque das Nações. O percurso a bordo de bondinhos dura pouco (cerca de 8 minutos), mas é suficiente para se encantar com a vista panorâmica para o rio e para um dos bairros mais nobres da cidade. Assim, aproveite para almoçar em alguns dos restaurantes situados nesta área, como o Senhor Peixe.

Durante a tarde, que tal dedicar algumas horas para fazer compras? Uma dica é o Freeport Lisboa Fashion Outlet, que fica em Alcochete, a cerca de 20 minutos do Parque das Nações de carro. O charmoso e moderno espaço funciona até bem tarde e reúne cerca de 150 marcas de diversos segmentos com descontos interessantes para brasileiros. 

Onde se hospedar em Lisboa

10 dias

Pestana Palace. Foto: Guia Viajar Melhor

Quem busca boa localização e luxo pode se hospedar na Pousada de Lisboa, que fica em plena Praça do Comércio. O edifício centenário deste hotel 5 estrelas esbanja sofisticação e conforto, oferecendo uma vista deslumbrante da cidade, além de serviços exclusivos e suítes completas.

Seguindo um estilo mais clássico, mas localizado em um bairro mais tranquilo da capital lusitana, junto ao Rio Tejo, está o Pestana Palace, um hotel 5 estrelas ambientado um palácio restaurado do século XIX. Um imenso jardim e ambientes pomposos tornam a experiência de hospedagem singular.

Já para quem procura um hotel mais descolado, o Pestana CR7 cumpre bem esse papel. Com uma localização excelente muito próxima à Praça do Comércio, a acomodação oferece ambientes que homenageiam o futebol, suítes com decoração moderna e vistas incríveis para a região central lisboeta. 

Cascais – 1 dia

portugal

Centro de Cascais. Foto: Visit Cascais

10 dias

Foto: Visit Cascais

Depois de um roteiro incrível por Lisboa, é hora de conhecer a charmosa Cascais. É na pequena cidade que se encontram as praias mais próximas de Lisboa, portanto, comece com uma delas: a Praia da Rainha, cujas águas claras vão te impressionar. Além disso, próximo dali está o colorido centrinho da cidade, repleto de lojinhas, restaurantes e cafés charmosos. Vale a pena perambular por lá para descobrir lugares bastante agradáveis – e aproveitar para almoçar.

Após o almoço, caminhe sentido Marina de Cascais, local de onde partem os passeios de barco pela região – se tiver tempo de sobra, vale a pena realizar este passeio. Então aproveite e visite  a Cidadela de Cascais, uma estrutura fortificada da cidade que atualmente reúne lojinhas e museus. O próximo passo é uma visita ao Farol Museu de Santa Marta, onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade do topo do farol de 1868. 

Por fim, se tiver pique, saia caminhando ou alugue uma bike para contornar a beira-mar ao entardecer e chegar à maravilhosa Boca do Inferno, que envolve ondas fortes do mar e imensos paredões rochosos, formando um cenário surreal. 

Onde se hospedar em Cascais

roteiro Portugal

Pestana Cascais. Foto: Divulgação

O Pestana Cascais fica localizado de frente para o mar de Cascais, em uma zona tranquila e luxuosa da cidade. Com duas piscinas – uma interna e outra externa – além de hidromassagem, SPA, um bom café da manhã e suítes com varanda, o hotel com atmosfera de resort fica a poucos minutos das principais atrações da cidade, como  a Boca do Inferno. 

Sintra – 2 dias

10 dias

roteiro Portugal

1º dia 

A próxima etapa da viagem pode ser um dos lugares mais interessantes para se conhecer no mundo e neste roteiro de 10 dias por Portugal. Isso porque a cidade de Sintra, bem próxima de Cascais, envolve uma atmosfera mística singular. Dá para conhecer Sinta em um dia? Sim, mas você certamente perderá mais da metade das atrações que essa cidade linda tem a oferecer – só entre castelos e palácios são sete lugares para visitar. Portanto, vale ficar um pouco mais. 

Comece sua visita pelo Palácio da Pena, localizado na Serra de Sintra, um dos lugares mais exóticos que você conhecerá neste roteiro de 10 dias por Portugal. Com suas cores lúdicas, o local projetado pelo Rei Fernando II apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos e um belo jardim. 

Bem próximo dali está o Castelo dos Mouros, uma incrível estrutura fortificada construída século IX quando os mouros ocupavam a região. Por fim, desça a serra e vá até o Palácio Nacional de Sintra, que serviu como antiga residência da família real portuguesa até o fim da monarquia. Por fim, se der tempo, tome um café na tradicional Doceria Piriquita, no centrinho da cidade, e experimente os famosos e deliciosos “travesseiros” e queijadas.

2º dia 

Acorde cedo em seu segundo dia em Sintra e siga rumo a Serra de Sintra novamente, desta vez com uma parada na Quinta da Regaleira. Este enorme espaço, que serviu de residência para muitos nobres, ocupará uma manhã inteira de seu tempo. Repleto de simbolismos misteriosos e com uma arquitetura gótica – entre jardins, lagos, torres e trilhas – é lá que se encontra o misterioso poço iniciático, uma construção com 27 metros de profundidade que pode ser percorrida por uma escada em caracol.  

De lá, siga para o Castelo Montserrat, uma mansão do século XIX com influências de arquitetura gótica, indiana e árabe que reúne diversas obras de arte. E, por fim, vá para o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa continental e que oferece vistas deslumbrantes do topo de gigantes falésias – fica mais bonita ainda ao pôr do sol. 

Onde se hospedar em Sintra

portugal

Pestana Sintra Golf. Foto: Divulgação

O Pestana Sintra Golf fica localizado em uma zona tranquila e com atmosfera campestre localizada a apenas 10 minutos do centrinho da vila. Além disso, o hotel oferece campo de golfe, piscina coberta, bar, um farto café da manhã e alguns apartamentos no estilo duplex, equipados com utensílios domésticos.  

Óbidos – 1 dia 

10 dias

Foto: Wikimedia Commons

Portugal

Foto: Pixabay

Um dos pontos mais graciosos e interessantes deste roteiro de 10 dias por Portugal, a Vila de Óbidos é apaixonante. A pequena vila fortificada pode ser percorrida em apenas um dia a pé, o que a faz ser reduzida a um destino típico de bate-volta. No entanto, a experiência de passar uma noite em uma cidade totalmente medieval é super válida.

A Porta da Vila, a própria entrada da cidade, já é uma atração por si, e exibe um belo mosaico de azulejos do século XVIII. Caminhe pela Rua Direita, a principal da cidade e onde estão as principais lojinhas e restaurantes. Por sua extensão, desvie o caminho e acesse em poucos passos lugares como Igreja Santa Maria, a principal da cidade, construída no século XII.

Chegue, por fim, ao Castelo de Óbidos, considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, onde hoje funciona um luxuoso hotel com vistas privilegiadas da cidade e também um restaurante. Além disso, para completar a experiência medieval, vale a pena caminhar sobre as muralhas de pedra que contornam Óbidos por mais de 1,5 quilômetros.

Onde se hospedar em Óbidos

10 dias

Pousada Castelo de Óbidos. Foto: Divulgação

A Pousada Vila de Óbidos fica situada em uma casa tradicional do século XVIII dentro das muralhas de Óbidos. Com quartos confortáveis e espaçosos, a hospedagem permite que o hóspede visite os principais pontos da vila a pé. Para quem deseja uma opção mais sofisticada, a Pousada do Castelo de Óbidos permite se hospedar dentro do incrível castelo medieval da cidade, construído no século IX. 

Porto – 3 dias

roteiro Portugal

Foto: Visit Portugal

10 dias

1º dia 

Finalmente, o último e nem de longe menos interessante destino deste roteiro de 10 dias por Portugal: a acolhedora Porto. Comece visitando Torre dos Clérigos e seus 75 metros de altura, um dos grandes ícones barrocos da cidade. Além disso, a poucos passos dali está a centenária Livraria Lelloconsiderada umas das mais bonitas do mundo e que, segundo rumores, serviu como inspiração para os livros de Harry Potter. 

Vá até a Praça da Liberdade, a mais importante da cidade, e continue pela Avenida dos Aliados, passando por lugares como o tradicional Café Guarany, fundado em 1933. Siga para a Estação Ferroviária São Bento apreciar os imensos painéis de azulejos que decoram suas paredes. Depois, faça uma parada na Catedral Sé do Porto, que começou a ser construída no século XII. Ao seu lado, há um belo mirante com vista panorâmica para toda a cidade.

Siga para o Palácio da Bolsa e admire sua arquitetura neoclássica. Por fim, desça até o Cais do Ribeira e aprecie o pôr do sol e a vista junto ao Rio Douro em um dos diversos restaurantes ao ar livre espalhados pelo lugar. 

2º dia 

Em seu segundo dia pelo Porto atravesse a ponte Ponte Luís I, que fará você ter uma nova perspectiva da região e belas vistas. Vá até o Mosteiro da Serra do Pilar, onde há um mirante maravilhoso para ver a cidade do alto. Mesmo se não for visitar o Mosteiro, aproveite e desça no Teleférico Vila Nova de Gaia, contemplando toda a zona ribeirinha do Porto.

Chegando em Vila Nova de Gaia, ao final do teleférico, aproveite para visitar as caves de vinho do porto, um passeio imperdível. Há diversos estabelecimentos onde é possível realizar degustações e fazer visitas guiadas para compreender melhor o processo de produção das famosas bebidas. Assim, aproveite para almoçar por lá e andar pelas ruas para conhecer as incríveis manifestações de arte urbana que colorem os muros da cidade.  

3º dia 

No último dia em Porto e para finalizar o roteiro de 10 dias, aproveite para ir aos lugares que você não conheceu ainda na cidade e também para uma programação mais tranquila. Assim, uma opção é caminhar pela Rua de Santa Catarina, onde está localizada a Capela das Almas, que exibe uma bela fachada de azulejos azuis. 

É nela que também está o belíssimo Café Majestic, local muito frequentado por escritores e artistas do Porto no século 20. Além disso, a Rua Santa Catarina é um dos principais centros comerciais da cidade, portanto oferece diversas lojas, marcas e opções de compras para todos os gostos – ideal para levar aquela lembrancinha de volta para casa. Caso prefira, pode também dedicar este terceiro dia a uma visita bate-volta para cidades próximas como Guimarães, Braga e Aveiro. 

Onde se hospedar no Porto

O Palácio do Freixo é um imponente hotel 5 estrelas considerado monumento nacional de Portugal desde 1910. O antigo palácio restaurado oferece suítes luxuosas com vistas para os jardins da propriedade e salas adornadas com pinturas clássicas. Além disso, a acomodação oferece uma bela piscina de borda infinita à beira do Rio Douro. 

roteiro Portugal

Foto: Divulgação


Leia também:

» Portugal: 15 fotos de Óbidos que vão te convencer a visitar a vila
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar
» Roteiro em Évora: o que fazer em 2 dias na capital do Alentejo
» Lugares para conhecer em Évora

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Roteiro em Évora: o que fazer em 2 dias na capital do Alentejo

Artigo anterior

Companhias aéreas começam a cobrar até pelas bagagens de mão

Artigo seguinte

Você pode gostar