Atrações, hotéis e mais: tudo o que você precisa saberem um roteiro para aproveitar 2 dias em Évora

Com ruas estreitas, edificações históricas e muito charme, a encantadora Évora, na região do Alentejo, fica a apenas 130 quilômetros de Lisboa. Sua proximidade com a capital lusitana faz com que a cidade seja visitada pela maior parte dos turistas em viagens curtas, no estilo bate-volta. 

No entanto, com uma trajetória que vem desde os tempos do Império Romano, passando pela Idade Média até chegar nos séculos mais recentes, Évora merece mais do que apenas algumas horas. Repleta de lugares para visitar, como o incrível Templo Romano, do século I, e a Capela dos Ossos, revestidas com ossos humanos, vale a pena passar mais de um dia na cidade. 

Além disso, o Alentejo também guarda outro atrativo: ocupa uma posição de destaque como uma das melhores regiões na produção de vinho do mundo. É em Évora que está a famosa vinícola Adega Cartuxa, responsável pela produção do icônico vinho Pêra-Manca. 

Acompanhe um roteiro de 2 dias para conhecer o melhor de Évora e se surpreender. 

Roteiro em Évora: primeiro dia 

2 dias

Foto: Pixabay

Aproveite a primeira manhãs deste roteiro de 2 dias para explorar o incrível centro histórico da cidade, declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Você consegue visitar todos esses pontos a pé, aproveitando para se surpreender com as ruazinhas estreitas e charmosas de Évora. 

Comece por aquele que é o principal cartão-postal da cidade, o Templo Romano, também conhecido como Templo de Diana. A construção data do século I e suas ruínas estão bastante preservadas. Siga então para a Catedral Sé, outro ponto emblemático da cidade. Sua imponente construção em estilo gótico foi finalizada em 1250. O ingresso para visitar a catedral custa 4,50 e dá acesso ao terraço, onde é possível caminhar pela estrutura e ter uma vista privilegiada da cidade. 

Siga para conhecer a Universidade de Évora, uma das mais antigas universidades do país, datada de 1559. Se impressione com a grandeza se sua arquitetura, como um amplo pátio e seus arcos. É hora então de conhecer a Praça do Giraldo, a principal da cidade, e a Igreja de Santo Antão, que fica rodeada por lojinhas e restaurantes. 

De lá, caminhe conhecer um dos lugares mais impressionantes de Évora, a Capela dos Ossos. Localizada na Igreja de São Francisco, a capela foi construída no século XVII e possui paredes e colunas revestidas com ossos humanos. Assim, o propósito dos monges franciscanos era mostrar a fragilidade da vida humana. 

Por fim, não deixe de admirar o Aqueduto Romano, construído entre 1532 e 1537 para fornecer água aos moradores da cidade e seus impressionantes 18 quilômetros. Assim, durante a noite, aproveite os charmosos pubs, bares e restaurantes da cidade, como o Culpa Tua, que costuma reunir estudantes da cidade e serve bons drinks. 

Roteiro em Évora: segundo dia

roteiro

Foto: Divulgação

Na segunda manhã deste roteiro de dois dias, é hora de aproveitar uma das especialidades da região do Alentejo: os vinhos. Por isso, vale a pena programar uma visita à Adega Cartuxa, que é responsável por alguns rótulos famosos, como o EA, o Cartuxa e o icônico Pêra-Manca.

A visita ocorre todos os dias, mas é necessário realizar um agendamento prévio clicando aqui. O tour guiado percorre o prédio secular que fica ao lado do histórico Mosteiros dos Cartuxos, a poucos quilômetros do centro de Évora. Além de aprenderem mais sobre a produção dos vinhos, os visitantes podem realizar degustações de vinhos e azeites ao final do passeio. Além disso, há também uma loja anexa ao local, que possibilita adquirir garrafas com desconto. 

Continuando o tour pelo mundo dos vinhos, uma dica é estender o passeio até a Enoteca Cartuxa, no centro da cidade, para almoçar. O restaurante é um dos melhores de Évora e oferece um ambiente moderno com uma aspecto de taverna medieval. Lá é possível provar pratos típicos portugueses com uma pegada mais contemporânea. 

Durante a tarde deste roteiro de 2 dias, vale a pena aproveitar um pouco mais do centro de Évora e conhecer lugares como o Páteo de São Miguel, também conhecido como “castelo velho” e mantido pela Fundação Eugênio de Almeida, instituição que realiza um importante trabalho de preservação do patrimônio cultural e histórico da cidade, como a própria Adega Cartuxa. 

Por fim, finalize este roteiro de 2 dias por Évora visitando o Centro de Arte e Cultura, onde antes funcionava o Palácio da Inquisição da cidade. O local, hoje transformado, abriga exposições de arte contemporânea e preciosidades como o Jardim das Casas Pintadas, um espaço adornado com pinturas palacianas da segunda metade do século XVI, uma raridade no país.  

Onde se hospedar em Évora

 

roteiro

Foto: Divulgação

Este roteiro de 2 dias em Évora fará com que você não deseje apenas visitar os espaços históricos da cidade, mas também vivenciá-los. Assim, a cidade oferece diversos hotéis instalados em edificações que proporcionam uma volta no tempo.

Uma delas é a Pousada Convento de Évora, que fica praticamente ao lado do Templo Romano da cidade. A hospedagem insere o turista na atmosfera medieval, proporcionando se hospedar no antigo Mosteiro de S. João Evangelista, construído em 1487, onde viviam os monges Lóios. 

Atualmente, o hotel ainda mantém sua estrutura original, mas transformou os antigos recintos onde os monges costumavam se isolar para meditação em suítes confortáveis e luxuosas. Cada quarto possui um tamanho, mantendo a originalidade dos antigos espaços. 

As lindas tapeçarias, móveis de madeira e os claustros do pátio interior ainda preservam a atmosfera de paz e sossego. Há, ainda, uma piscina e um belo jardim ao ar livre. O café da manhã é farto, servido sob as colunas manuelinas, com muitas opções de pães, frutas, frios e doces. 

Como chegar em Évora

2 dias

Foto: Pixabay

De carro

Alugar um carro em Portugal é uma ótima alternativa para quem busca maior autonomia e facilidade para visitar algumas cidades do país. É possível acessar a cidade de Évora vindo de Lisboa (duração média de 1h15m) e através do Porto (duração de 4h).

Quem está vindo da Espanha pode percorrer o pequeno trecho de 100 km entre Badajoz e Évora. Agora se você estiver vindo da região sul de Portugal (Algarve, Faro) é necessário percorrer 225 km até a cidade (duração de 2h30m).

De trem

A cidade de Évora é interligada com Lisboa por trem. O percurso demora cerca de 1h30m saindo da Estações do Oriente, Entrecampos, Sete Rios ou Pragal. 

* Esta viagem foi feita a convite do Projeto Descobrir Portugal em conjunto com a Lexus Portugal que cedeu um carro híbrido durante o roteiro

Leia também:

» Portugal: 15 fotos de Óbidos que vão te convencer a visitar a vila
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar
» Vinícolas do Alentejo: saiba como visitar a incrível Adega Cartuxa, em Évora
» Lugares para conhecer em Évora

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Conheça a incrível livraria que inspirou Harry Potter em Portugal

Artigo anterior

Roteiro em Portugal: 10 dias viajando de Lisboa a Porto

Artigo seguinte

Você pode gostar