Deixei o seu roteiro por Portugal ainda mais encantador e conheça alguns dos mais belos castelos do país!

Há algo romântico nos castelos que encarna perfeitamente a ideia de viajar – explorar um novo lugar, mergulhar no passado e tirar álbuns de fotos cheios de fotos para eternizar esse momento mágico.

Descubra alguns castelos de Portugal e suas histórias. Com certeza sua viagem ao país será ainda mais inesquecível.

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Castelo de Almourol

castelos bonitos em portugal

Foto: Ricardo Saraiva de Almeida /Wikimedia Commons

Localizado às margens do rio Tejo, no centro de Portugal, o Castelo de Almourol já foi uma base militar para os Templários. Embora os historiadores não saibam exatamente quando este castelo medieval foi construído, é provável que a construção foi erguida em meados do ano 1129. Depois que o Cavaleiro Templário foi dissolvido no século XIV, o castelo foi abandonado e revitalizado no século XIX. Hoje o local abre suas portas para visitações e eventos.

Castelo de Marvão

castelos em portugal

Foto: Concierge.2C / Wikimedia Commons

Você pode encontrar o Castelo de Marvão na fronteira central de Portugal e Espanha. O castelo pode ser visto por quilômetros, graças ao seu poleiro num dos pontos mais altos da Serra de São Mamede.

O cume era uma perfeita defesa natural contra os inimigos em seu auge no século XII – o local era usado principalmente para seguir as forças inimigas de Valência de Alcántra, na Espanha. Hoje, é possível caminhar ao redor das muralhas incrivelmente preservadas e apreciar a vista panorâmica de dois campos deslumbrantes.

Castelo de Óbidos

castelos em portugal

Foto: Paulo Juntas / Wikimedia Commons

Localizado em Óbidos, este castelo é mais conhecido por seu papel de presente de casamento do rei Dinis para sua noiva Dona Isabel. É considerado um dos castelo mais encantadores e agora você pode até dormir em suas torres, já que agora o castelo é um hotel boutique.

Castelo de Guimarães

Foto: António Amen / Wikimedia Commons

Localizado na região noroeste de Portugal, o Castelo de Guimarães é o local onde grande parte do então futuro do país foi planejado. O castelo foi construído em 968 por ordem de Mumadona, Condessa de Galacia, para que os cidadãos tivessem um lugar de refúgio contra os ataques dos vikings que chegavam vindos da Europa.

Castelo de São Jorge

Foto: François Philipp / Wikimedia Commons

Este castelo mouro tem vista para Lisboa e para o rio Tejo – duas regiões importantes na história medieval do país. Este local serviu como um reduto no século XI, usado principalmente como um lugar seguro para administradores da cidade que viviam na cidadela (você ainda pode ver as casas destas pessoas no sítio arqueológico próximo). O castelo sobreviveu a muitas transições culturais e a um terremoto desde sua fundação, e agora é um destino turístico popular.

Torre de Belém

castelos bonitos

Foto: Rob Oo / FLickr

Um dos castelos em Portugal mais conhecidos, a Torre de Belém está localizada no porto de Lisboa, outrora utilizado como fortaleza que guardava a entrada da capital de Portugal. O interior e o exterior da torre apresenta detalhes em pedra que eram comumente vistos em outros castelos construídos em estilo manuelino.

Castelo dos Mouros

castelos em portugal

Foto:
Diego Delso / Wikimedia Commons

O Castelo dos Mouros marca a época da dominação árabe na península, e data do século X. Foi classificado como Patrimônio Mundial da Unesco e é considerado um monumento muito importante da região.

Palácio da Pena

Foto: Singa Hitam / Wikimedia Commons

Não é surpresa que Hans Christian Andersen tenha sido inspirado por Sintra, e mais especificamente pelo Palácio da Pena, ao escrever seus famosos contos. O palácio é visível de qualquer lugar do parque, e suas cores vibrantes marcam o cenário perfeito para se inspirar e admirar as paisagens locais.

Castelo de Sabugal

castelos bonitos

Foto: Nuno Tavares / Wikimedia Commons

A forma incomum da torre Pentagonal deste castelo o distinguiu de outros na região. O Castelo do Sabugal era originalmente uma fortaleza militar, mas em tempos serviu também como uma prisão. O prisioneiro mais famoso foi Brás Garcia de Mascarenhas, conhecido por seu poema Viriato Trágico.

Castelo de Santa Maria da Feira

castelos em portugal

Foto: bernswaelz / Pixabay

O Castelo de Santa Maria da Feira é uma estrutura militar muito completa, com torres, muralha e uma capela dentro da fortificação. A construção é uma das atrações de Aveiro, ao norte de Portugal.

Castelo de Bragança

Portugal

Foto: António Amen / Wikimedia Commons

Construído em 1187 e restaurado em 1930, o Castelo de Bragança abriga o Museu Militar de Bragança na Torre da Homenagem, de onde é possível ter uma vista belíssima das serras próximas.

Leia também:

» Portugal: 15 fotos de Óbidos que vão te convencer a visitar a vila
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar
» Roteiro em Évora: o que fazer em 2 dias na capital do Alentejo
» Lugares para conhecer em Évora

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hotéis do Rio de Janeiro se adaptam para receber hóspedes durante a pandemia

Artigo anterior

Disney divulga vídeo da exclusiva suíte do Castelo da Cinderela no Magic Kingdom

Artigo seguinte

Você pode gostar