Atualizada em:
Vai viajar pelo Chile e está procurando opções de viagens para fazer partindo de Santiago? Confira um roteiro pronto para explorar as belezas do país saindo da capital chilena
O Chile é um dos melhores destinos da América do Sul e não é preciso muito para provar isso. Afinal, não é todo lugar que pode oferecer, em uma mesma viagem, a possibilidade de se ver neve, deserto, praia e montanhas, não é mesmo? E o melhor de tudo isso: bem próximo ao Brasil e com um ótimo custo-benefício.
As opções do que fazer no Chile são inúmeras, bem como os lugares para conhecer. O país agrada tanto quem gosta de passeios urbanos, com sua capital Santiago, quanto os amantes da natureza, com lugares como o Deserto do Atacama e Torres del Paine. Além disso, possui recantos charmosos e cantinhos especiais para imergir na cultura local.
E para quem está pensando em viajar para o Chile, temos um roteiro de viagens pronto com dicas de lugares para conhecer partindo de Santiago. Aqui você encontrará informações sobre qual a melhor época para ir ao país e quantos dias ficar por lá. Além disso, vai descobrir quais são as principais atrações da capital chilena, bem como de destinos próximos. Confira!
Quando ir ao Chile e quantos dias ficar por lá?
O Chile tem uma geografia diversificada com climas variados ao longo de sua extensão. Ou seja, é um destino que oferece diferentes experiências para os visitantes durante o ano todo. Por isso, para definir qual é a melhor época para ir para lá é necessário definir, antes, o seu objetivo de viagem.
Quem vai ao Chile para visitar as estações de esqui deve viajar entre junho e setembro, quando ocorre o inverno por lá. Para aproveitar os destinos de praia, como Valparaíso e Viña del Mar, viaje entre dezembro e março, durante o verão. A primavera, que vai de setembro a dezembro, e o outono, que vai de março a junho, são estações intermediárias que possibilitam aproveitar diferentes cenários.
A duração da viagem também dependerá dos objetivos do viajante, bem como dos lugares que deseja conhecer. Quanto mais destinos incluir no roteiro, mais tempo terá que ficar no Chile. De modo geral, um roteiro de 7 a 10 dias permite que você visite os principais pontos turísticos de Santiago, bem como de seus arredores.
Mas se a sua ideia é descobrir outros lugares do Chile em pequenas viagens, considere esticar seu roteiro para 14 dias. Desse modo, você poderá não só aproveitar os encantos da capital chilena e de cidades próximas, como explorar cenários incríveis, entre eles o Deserto do Atacama, a Patagônia Chilena, o Parque Nacional Torres Del Paine, Puerto Varas e a Ilha de Chiloé, por exemplo.
Viagens no Chile saindo de Santiago
Santiago é o principal destino do Chile. Ela é uma cidade vibrante, cheia de pontos turísticos super interessantes, ótima gastronomia e uma rede hoteleira bem estruturada. Mas não é só isso. A capital chilena é também a porta de entrada para vários destinos do país e muitos deles podem ser conhecidos em passeios bate e volta a partir dela.
Para te ajudar a saber quais lugares incluir no seu roteiro de viagem pelo Chile, separamos algumas informações sobre viagens para fazer partindo de Santiago:
Valparaíso
Valparaíso fica a cerca de 120 km de Santiago e é um dos destinos para visitar em passeios de bate e volta saindo da capital chilena. A cidade do litoral chileno foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e é um dos lugares mais charmosos do país. Com uma arquitetura única, Valparaíso é famosa por suas colinas repletas de casinhas coloridas.
Entre seus pontos turísticos imperdíveis estão La Sebastiana, antiga casa de Pablo Neruda que virou museu, o Ascensor Reina Victoria, o Cerro Concepción e o mercado de artesanato.
Viña del Mar
Bem próxima de Valparaíso, Viña del Mar é outra cidade para conhecer saindo de Santiago. A charmosa cidade litorânea é famosa por seus canteiros e parques verdes, que lhe conferiram o apelido de “cidade jardim”. Nela, você poderá contemplar belas vistas do Oceano Pacífico.
Além disso, visitará construções imponentes, como o Castelo Wuff, e lugares belíssimos, como o Jardim Botânico Nacional. Outros pontos turísticos imperdíveis de Viña del Mar são o Relógio de Flores, o Cassino Enjoy e a Praia Reñaca.
Valle Nevado
Um dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros no Chile, Valle Nevado é uma das viagens para fazer saindo de Santiago, especialmente no inverno. Ele fica a apenas 20 km de distância da capital chilena, no alto da Cordilheira dos Andes.
O parque tem uma das principais estações de esqui da América do Sul, com várias atividades na neve. Uma de suas principais atrações é o passeio de teleférico, que oferece uma vista espetacular das montanhas.
Vinícolas da região de Santiago
O roteiro de viagem pelo Chile pode incluir visitas às vinícolas próximas a Santiago. Há empresas que realizam, inclusive, tours em cidades vizinhas produtoras de vinhos, com rótulos reconhecidos internacionalmente.
Os passeios de bate e volta saindo da capital chilena permitem conhecer a história dos locais, assim como degustar as bebidas. Durante os tours, os turistas visitam os vinhedos, acompanham a linha de produção e conhecem as adegas.
Cajón del Maipo
Se você gosta de ecoturismo, Cajón del Maipo é o lugar ideal para visitar no Chile. Localizado a cerca de 80 km de Santiago, a região é famosa por seus lagos cristalinos, formados pelo degelo da neve. Eles ficam entre montanhas imponentes, formando uma paisagem incrível.
Você pode observar a beleza do lugar em passeios de bicicleta, fazendo um piquenique nas margens da represa ou apenas caminhando pela região. Cajón del Maipo oferece também a possibilidade de realizar diversas atividades de aventura na natureza, como trekking e escaladas.
Portillo
Portillo é outro destino para quem quer aproveitar a neve no Chile. A região tem estações de esqui e um enorme parque natural. Localizada a apenas 2 horas de carro de Santiago do Chile, esta é uma das viagens para fazer partindo da capital. Por isso, se a sua ideia é viajar para lá no inverno, considere incluir Portillo em seu roteiro.
Além das estações de esqui, uma das atrações imperdíveis dessa região chilena é a Laguna del Inca. Ela fica especialmente bela no inverno, com suas águas claras e a imensa cordilheira coberta de neve ao fundo.
Roteiro pronto partindo de Santiago
Agora que você já sabe quais são as viagens para fazer partindo de Santiago, confira uma sugestão de roteiro pronto de 7 dias pelo Chile:
- Dia 1: visite os museus e o centro histórico de Santiago do Chile;
- Dia 2: faça um bate e volta em Valparaíso – ou ao Valle Nevado, no inverno;
- Dia 3: explore Santiago, conheça Cerro San Cristóbal e visite o Restaurante Giratório na hora do pôr do sol;
- Dia 4: conheça as vinícolas da região;
- Dia 5: vá ao Cajón del Maipo;
- Dia 6: passeie em Viña del Mar – ou em Portillo, no inverno;
- Dia 7: despeça-se com a deliciosa gastronomia nos restaurantes de Santiago.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]