Atualizada em:
Roteiro na Bahia de 10 dias: preparamos um roteiro completíssimo conhecendo Salvador, Morro de São Paulo e Itacaré na mesma viagem
Cheio de destinos incríveis para visitar, o Estado da Bahia se destaca por sua história e seus cenários encantadores que variam de belas praias a construções históricas pitorescas. Se você esta planejando fazer um roteiro na Bahia, mas não sabe por onde começar a planejar sua viagem, confira essa indicação que vai te levar a três pontos mágicos do litoral baiano, começando por Salvador, passando por Morro de São Paulo e terminando em Itacaré.
A ideia deste roteiro turístico pela Bahia é conhecer alguns dos pontos mais interessantes da capital baiana e percorrer dois dos destinos mais procurados de quem faz uma visitinha no Estado.
Nesse roteiro não faltarão belas praias e atrações interessantes. Então se a sua ideia é aproveitar o melhor da capital e do litoral baiano, esse conteúdo foi criado exclusivamente para você.
Roteiro na Bahia: Salvador
1 dia – Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo
Assim como o Cristo representa o Rio de Janeiro, o Pelourinho representa Salvador. O Centro histórico que parece ter parado no tempo possui uma gama enorme de atrações imperdíveis que não podem ficar de fora do seu roteiro em Salvador.
A grande maioria dos turistas que estão hospedados em bairros como Barra, Rio Vermelho e Itapuã, chegam de táxi pelo Terreiro de Jesus onde encontram-se belos pontos da região histórica da cidade, como a Catedral Basílica de Salvador e o Museu Afro. O local também fica bem próximo de outra atração famosa: o Elevador Lacerda. Então não deixe de contemplar a vista e aproveite para descer até o Mercado Modelo para comprar um lembrancinha da cidade.
A segunda parada é a famosa Fundação Casa de Jorge Amado, onde se encontra a vista mais famosa da cidade, aproveite esse tour incrível para conhecer um pouco mais da história do escritor e conhecer um dos casarios mais emblemáticos do Pelourinho. Prepare sua câmera fotográfica e aproveite para conferir as vistas espetaculares que cada janelinha do casarão tem para oferecer. A entrada custa apenas R$5 e funciona todos os dias das 10h as 16h.
Para comer os restaurantes Ó PAÍ, Ó e o Restaurante da Maria Mata Mouro são ótimas opções, com avaliações positivas no TripAdvisor.
Saindo de lá continue em direção ao bairro de Santo Antônio Além do Carmo, passando pela escadaria que nos leva a imponente Igreja dos Passos. De la é possível caminhar até o bairro e conhecer alguns restaurantes, cafeterias e ateliês. Nossa dica aqui é contemplar o por do sol com vista para a Baia de Todos os Santos. Para isso recomendamos uma passadinha no Antique Bistrô, com ótimas opções de pratos e drinks, ou no Poró, um dos restaurantes mais charmosos do bairro que oferece uma estrutura rústica que mais parece uma galeria de arte. Outras opções são o Cafélier e o Zanzibar, especializado em Culinária Africana.
2 dia – Barra e Rio Vermelho
O Bairro da Barra abriga as praias mais famosas de Salvador. Comece o dia curtindo a Praia do Forte da Barra. Após se refrescar nas águas claras da Baia de Todos os Santos, você poderá visitar outras construções bem emblemáticas da cidade, como o Forte da Barra e o cenográfico Farol da Barra, onde se localiza o Museu Náutico da Bahia que, além do acervo, possui uma vista mágica de toda a região.
O Rio Vermelho é outro ponto da capital baiana com atrações interessantes: se a sua ideia é continuar aproveitando as praias, um pulinho na Praia do Buracão é uma ótima pedida. O local escolhido para curtir a tarde foi o famoso Blue Praia Bar, que possui uma estrutura lindíssima aconchegante em frente ao mar e oferece estrutura completa com mesas na varanda, os lounges à beira-mar, camas balinesas e kit praia. A casa também foi eleita em 2019 como uma das melhores cartas de drinks de Salvador.
A noite, siga para o Largo da Mariquita e o Largo de Santana, locais super frequentados por disponibilizarem dezenas de opções de ótimos restaurantes e bares. Nossas indicações para comer são os restaurantes Casa de Tereza e o Dona Mariquita, especializado em cozinha tradicionalmente baiana, e o complexo Vila Caramuru, espaço que substituiu o Mercado do Peixe, e que hoje reúne vários restaurantes e marcas reconhecidas da cidade.
Dia 3: Itapuã e Flamengo
As duas praias mais distantes de Salvador também não podem ficar fora do seu roteiro na Bahia. Itapuã é famosa pelo seu farol e seu clima interiorano. Imortalizada pela famosa canção de Vinícius de Morais, o local possui uma boa estrutura de barracas e restaurantes em toda sua extensão de faixa de areia. A dica é aproveitar o máximo a beleza da região e terminar seu passeio degustando o Acarajé da Cira, considerado um dos melhores da cidade.
Se a sua ideia durante o seu roteiro em Salvador é ter uma experiência exclusiva e única, tente conhecer o Hotel Mar Brasil e o Restaurante Casa Di Vina: hospedagem, restaurante e memorial instalados na antiga casa do poeta Vinícios de Morais.
Bem pertinho está a Praia do Flamengo e seu extenso coqueiral que se perde de vista, trazendo um clima quase selvagem onde o sossego reina. Perfeita para relaxar, a praia tem aguas cristalinas e ondas fortes que atraem muitos surfistas.
Roteiro na Bahia: Morro de São Paulo
Dia 4: Chegada a Morro de São Paulo
Localizado na Ilha de Tinhare, o Morro de São Paulo é um dos destinos mais populares da Bahia. Com incrível estrutura hoteleira e gastronômica, a atração recebe turistas vindo dos 4 cantos do Brasil e do Mundo.
Para chegar é necessário pegar um ônibus até a cidade de Valença, operados pela Águia Branca, seguido de um barco que sai do terminal da cidade e segue em direção ao porto principal da Ilha. Outra opção é pegar os barcos que saem do Porto de Salvador, que fica atrás do Mercado Modelo, operados pelas operadoras Biotur, Ilha Bela e Farol do Morro.
Separe o seu primeiro dia para caminhar entre as ruas charmosas do centrinho de Morro e para conhecer sua pequena orla que passa pela Primeira, Segunda e Terceira Praia. Essa é sem dúvidas a melhor forma de começar a se familiarizar – e se apaixonar – pela ilha. O por do sol pode (e deve) ser contemplado na Toca do Morcego, bar que oferece uma vista panorâmica privilegiada da região.
Dia 5: tour em Morro de São Paulo
Chegou a hora de descobrir o motivo por esse lugar ser tão famoso entre os turistas e moradores do Estado. Separe ao menos um dia para fazer um tour de volta a ilha. O passeio permitirá você conhecer em um dia só, os melhores pontos turísticos do Arquipélago de Tinharé e está entre os mais populares do destino.
Se prepare para passar o dia inteiro desbravando o arquipélago em 5 paradas.
A Volta à Ilha começa na Terceira Praia de Morro de São Paulo de manhã, entre 9h30 e 10h, e retorna aproximadamente às 17h. Você poderá conhecer as piscinas naturais de Garapuá e/ou Moreré, na Ilha de Boipeba, ambas são igualmente belas, mas a decisão de passar em uma delas ou nas duas, dependerá da maré no dia do seu passeio.
De Lá os turistas são levados para a Praia da Cueira, onde encontra-se o restaurante do Guido, famoso por suas lagostas. Essa parada costuma ser feita na hora do almoço e de lá os visitantes são levado até a Praia da Boca da Barra.
As próximas paradas são os viveiros de ostras de Canavieiras onde encontram-se os restaurantes flutuantes no Rio do Inferno e a histórica cidade de Cairu, onde você poderá fazer uma caminhada até o Convento e Igreja de Santo Antônio, construção que começou a ser feita no ano de 1654 e foi concluída quase um século depois.
Morro de São Paulo também se destaca por suas atrações gastronômicas, independente da região que você esteja, você sempre encontrará ótimas opções de restaurantes. Nossas indicações são o Papoula Culinaria Artesanal, o Bossa Nova Bistrô e o Restaurante Basílico.
Dia 6: Garapuá e Mirantes de Morro de São Paulo
Agora que você já tem uma noção maior de onde encontram-se as principais atrações de Morro de São Paulo, aproveite para conhecer as atrações com mais calma. Resolvemos separar um dia apenas para a maravilhosa Praia de Garapuá, considerada por muitos a mais bonita da ilha. A extensa faixa de areia cercada por uma infinidade de coqueiros oferece um dos melhores banhos graças ao seu litoral calmo e quase sem ondas.
Garapuá é um pequeno povoado, formado por una vila de mais ou menos 600 morador, com aproximadamente 2 km de praia. Já dá para imaginar o quão calmo e paradisíaco esse lugar é, certo?
Para chegar até lá, utilize o serviço de carros 4×4. O caminho será feito pela estrada que fica atrás da Segunda Praia, de onde as agências buscam os turistas que reservaram o transfer e passeios. Fale com a recepção da sua pousada ou com uma das muitas agências da cidade para fazer a sua reserva. O tempo da viagem é em média de 1h.
Na Praia também é possível contratar outros passeios para aproveitar ainda mais o seu dia nesse pequeno paraíso. A primeira opção é visitar as piscinas naturais de Garapuá com os barquinhos que saem sempre na maré baixa. Outra opção imperdível são os passeios de caiaque entre os manguezais localizados na extremidade da praia.
Termine o dia visitando os Mirantes ao lado do Farol de Morro de São Paulo. Para chegar ao topo, você segue o caminho que sai da Igreja Nossa Senhora da Luz, onde tem uma pracinha, e segue pela rua. O caminho logo é substituído por uma escadaria, mas não precisa se assustar porque o farol é bem mais perto do que aparenta. Nesse caminho você terá acesso a dois Mirantes, o primeiro com vista para as praias de Morro de São Paulo, onde encontra-se uma tirolesa e o segundo que fica ao lado esquerdo de quando você chega no farol, possui uma vista para a outra parte da ilha e o continente.
Dia 7: Gamboa e Transfer para Itacaré
No último dia de estadia no Morro de São Paulo, escolhemos visitar as falésias e a Praia da Gamboa, localizadas do outro lado da ilha, durante a manhã.
Para chegar até lá é possível pegar um táxi boat que sai do Porto de Morro de São Paulo e vai em direção a Gamboa ou fazer uma gostosa caminhada pela areia durante a maré baixa.
A praia também oferece ótimas opções de restaurantes em sua faixa de areia com opções mais rústicas. Durante sua visita, não deixe de passar pela Falésia da praia onde está o paredão de argila. Os turistas e os moradores chegam até aqui para usufruir dos benefícios da argila na pele.
Durante a tarde, seguimos para a cidade de Valença em uma lancha rápida, para em seguida pegar o ônibus que segue em direção a Itacaré. A Viagem é feita pela empresa Cidade do Sol e a viagem leva em média 3:20hr.
Roteiro na Bahia: Itacaré
Dia 8: Praias urbanas de Itacaré
Bem vindo ao Havaí brasileiro. A cidade de Itacaré é famosa pelo seu clima de festas e, claro, por sua enorme diversidade de belas praias. As praias da Concha, Resende, Tiririca, Costa e Ribeira compõe as praias mais próximas do perímetro urbano, sendo possível conhecê-las todas no mesmo dia.
Aproveite a manhã para pegar o trecho Resende x Ribeira. Nesta área é possível fazer uma pequena trilha que conecta 4 praias. A primeira e com acesso mais fácil é a Praia do Resende. A segunda é a famosa Praia da Tiririca, palco de diversos campeonatos e predileta pelos surfistas. Em seguida , a praia da Costa possui uma faixa de areia pequena e não possui infra estrutura alguma. Um ótimo ponto para quem deseja um local mais natural e sem a presença de muitas pessoas.
Já a Praia da Ribeira é a última das praias urbanas de Itacaré e apresenta uma boa estrutura com barracas e restaurantes. Outro atrativo da Praia da Ribeira é o Rio Ribeira, que desemboca no mar e oferece um ótimo banho de água doce para os turistas.
O fim da tarde tem ponto marcado: a Praia da Concha. Esta é a praia mais próxima e com mais infraestrutura de Itacaré, com muitas opções de bares e restaurantes. Prepare-se para contemplar um por do sol inesquecível no Mirante Ponta do Xaréu.
Para jantar, indicamos o Restaurante Mediterrâneo, o Ola Café, o Marley’s Tapas Bar e o Restaurante Recanto Das Artes.
Dia 9: Trilha das 4 praias
Separe um dia para fazer o passeio mais interessante de Itacaré: a Trilha das 4 praias. O passeio engloba as praias mais selvagens e naturais da região, sendo elas: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho.
O acesso até a Praia da Engenhoca, onde é feito o acesso a trilha que conecta todas as atrações, é feito no km 12 da rodovia BA-001 (Ilhéus-Itacaré). Inclusive, se você for de carro, encontrará placas que indicam a entrada para as praias e estacionamentos pagos.
A trilha das 4 Praias é considerada fácil a moderada, sem maiores dificuldades durante boa parte do trecho, mas há subidas, descidas, passagens por rochas e pedras, e tem duração aproximada de 1h20 no total, sendo 40 minutos na ida e 40 minutos na volta.
Dia 10: Jeribucaçu e volta para Salvador
Um dos principais cartões postais da cidade, a praia de Jeribucaçu está entre os lugares que você não pode deixar de conhecer em Itacaré. O acesse é feito pela BA- 001 no km 6 da estrada que segue em direção a Ilhéus.
Cercada por pedras, coqueiros e com areia branquinha, a Praia de Jeribucaçu tem um lindo mar com ondas fortes, boas para quem gosta de surfar. Para chegar ao local é necessário fazer uma pequena trilha com aproximadamente de 30 minutos de duração.
Aproveite o dia para relaxar antes de retornar para Salvador. Quem tiver um pouco mais de pique poderá conhecer a Cachoeira da Usina, em uma trilha de hora pelas margens do Rio que corta a faixa de areia, ou continuar até a Praia da Arruda.
A volta para salvador pode ser feita de duas formas: a primeira é pegar o ônibus da empresa Viação Águia Branca, ou seguir para Bom despacho e pegar o Ferry Boat que cruza a Baía de Todos os Santos no trecho Itaparica x Salvador.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]