Morro de São Paulo na Bahia guarda outras praias além das mais conhecidas e frequentadas. Muitos turistas que visitam a ilha deixam passar despercebidos a beleza incógnita de Garapuá que fica separada das outras praias por um manguezal e está situada após a Praia do Encanto, também chamada de Quinta Praia.

Garapuá é sinônimo de simplicidade e hospitalidade e seria quase deserta se não fossem os restaurantes que ficam a beira mar. Para quem busca um lugar tranquilo e afastado do burburinho, pode ser uma excelente opção.

Foto: Luma Poletti Dutra

A praia possui dois quilômetros de praia e um pequeno vilarejo com casas de pescadores e poucas pousadas. O fundo do mar com areia, a torna diferente de todas as outras praias de Morro de São Paulo, já que as demais possuem corais no fundo do mar.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Foto: Flickr – Goga_

A praia de Garapuá tem areia branca, águas transparentes e é cercada por coqueiros e uma reserva de Mata Atlântica. As piscinas naturais que se formam na maré baixa é uma das paradas do passeio Volta a Ilha, o mais conhecido passeio de Morro de São Paulo. Os turistas mergulham e se encantam com os peixes e a claridade da água.

A estrutura turística de Garapuá ainda é pequena mas o povo é hospitaleiro e quando são realizadas as festas como a do padroeiro São Francisco de Assis, os moradores costumam ficar em frente as casas e servem deliciosos pratos da culinária local com frutos do mar e peixes.

O que fazer em Garapuá: melhores passeios

garapuá morro de são paulo

Foto: Raphaela Bragaglia

Piscinas naturais de Garapuá

Uma das coisas mais lindas para conhecer em Garapuá é a sua piscina natural. O acesso ao formidável reduto de centenas e peixinhos coloridos é acessado apenas por barco durante a maré baixa.

Como não há píer para o embarque, os turistas vão pelo mar até o barco, com água que vai até a cintura, o que não impede nem um pouco de levar consigo câmeras fotográficas e bolsas.

O trajeto até as piscinas naturais de Garapuá leva cerca de 15 minutos

Manguezais de Garapuá

Ao norte de Garapuá, o turista encontra as águas transparentes dos manguezais presentes nas extremidades da praia formando uma bela paisagem.

O passeio até lá tem duração de 2 horas e, além de visitar esse cenário deslumbrante, você ainda terá a experiência de conhecer a rotina dos nativos que vivem nessa região.

Quinta Praia

Se você tiver tempo, faça uma parada na Quinta Praia do Morro de São Paulo, como é conhecida a praia do Encanto. Por lá, assim como ocorre na praia de Garapuá, a maré baixa traz à tona as imensas e rasas piscinas naturais, tão belas que chega a ser impossível não deitar sobre as águas quentinhas da praia.

Como chegar em Garapuá

Como chegar em Garapuá

Foto: Carol Dantas

O acesso a partir de Morro de São Paulo até Garapuá pode ser feito de duas maneiras: pelo mar com barco levando em média uma hora ou de trator pela estrada do Receptivo, que fica atrás da Segunda Praia. Neste caso o percurso será de 1h30.

Ainda pode se chegar através da trilha de 12 quilômetros que pode ser feita a pé ou a cavalo. Por isso quando estiver em Morro de São Paulo reserve um tempinho para visitar Garapuá e descubra mais uma grata surpresa que o arquipélago de Tinharé reserva.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas de turismo em São João del Rei

Artigo anterior

Lugares para conhecer em Alter do Chão

Artigo seguinte

Você pode gostar