Salvador – Principais pontos turísticos, praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Saiba quais pontos turísticos não podem faltar no seu roteiro de viagem a Salvador e descubra lugares e passeios imperdíveis na capital da Bahia, um dos destinos mais incríveis do Nordeste do Brasil

Repleto de história, tradições, paisagens, cultura e sabores, Salvador é um dos destinos mais completos do Brasil. A capital da Bahia é simplesmente apaixonante e está entre os lugares mais visitados do Nordeste brasileiro, reunindo o melhor que a região tem para oferecer: calor, praias, um povo acolhedor e muita festa.

Não por menos, a cidade atrai turistas de todas as partes do mundo, não apenas durante os dias de Carnaval – que, diga-se, é um dos mais famosos do planeta. Salvador possui atrativos que rendem roteiros de viagem incríveis em qualquer época do ano.

A capital da Bahia tem belas praias e uma arquitetura impressionante que preserva a história do Brasil em seus traços, além, é claro, de sua riqueza gastronômica, que expressa a cultura dos povos que a formaram. Ou seja, é realmente um lugar incrível para conhecer.

Portanto, se você está planejando viajar para lá, este post vai te ajudar. O Guia Viajar Melhor selecionou os principais pontos turísticos de Salvador e as melhores praias para visitar na cidade, além de lugares e passeios imperdíveis. Confira nossas dicas e aproveite sua viagem a este paraíso do Nordeste do Brasil.

Pontos turísticos em Salvador

Há muito o que ver e fazer em Salvador, sobretudo se a sua ideia é conhecer todos os pontos turísticos da cidade. Eles não só ajudam a entender a história e a cultura da capital baiana como são lugares com incrível beleza, seja arquitetônica ou natural. As atrações incluem desde locais históricos, como o Pelourinho e suas construções centenárias, até museus e espaços culturais. 

Pelourinho

Salvador: principais pontos turísticos
Salvador: principais pontos turísticos – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

Bairro mais antigo e cartão-postal da cidade, o Pelourinho é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, o local abriga um conjunto arquitetônico colonial bem preservado. Seus casarões e ruas estreitas guardam a história do Brasil e proporcionam aos que visitam o Pelourinho um mergulho na cultura local. A região também possui muitos bares e restaurantes que servem a tradicional culinária baiana. Mas lembre-se de usar calçados confortáveis para visitar a região, já que andará bastante.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Pontos turísticos na capital baiana
Pontos turísticos na capital baiana – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

Uma das paradas obrigatórias de todo roteiro de viagem por Salvador, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é uma das igrejas mais tradicionais da cidade. Ela também é famosa pelas fitinhas do senhor do Bonfim que são amarradas no gradil colorido da igreja, uma tradição secular da capital baiana. A construção neoclássica com fachada em estilo rococó chama a atenção por sua beleza. Além disso, ela fica no Largo do Bonfim onde há uma feirinha com comidas típicas e artesanatos locais.

Casa do Rio Vermelho

Casa do Rio Vermelho
Lugares para visitar em Salvador – Foto: Tatiana Azeviche/Setur

Antiga residência do casal de escritores baianos Jorge Amado e Zélia Gattai, a Casa do Rio Vermelho é, atualmente, um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador. Ela funciona como uma espécie de museu que conta a história dos escritores que, em muito, se confunde com a história cultural da Bahia. Os visitantes podem acessar todos os cômodos da casa, que preservam móveis e objetos pessoais do casal, além de peças de arte e vídeos com parte da história dos escritores.

Igreja e Convento de São Francisco

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Pontos turísticos imperdíveis de Salvador – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

Outro ponto turístico imperdível em Salvador, a Igreja e Convento de São Francisco é um dos maiores exemplares da arquitetura barroca brasileira. Ela é uma das construções mais importantes do centro histórico da cidade, sendo considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. É possível visitá-la e admirar a beleza de sua arquitetura, tanto no exterior quanto no interior. O templo tem adornos em ouro e muitas obras de arte, além de azulejos portugueses com cenas da vida de São Francisco de Assis.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Museu de Arte Moderna da Bahia
Museu de Arte Moderna da Bahia – Foto: Paul R. Burley/Wikimedia Commons

O Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia fica no Solar do Unhão, um dos mais lindos espaços dedicados à arte em Salvador. O museu fica em uma edificação histórica do século XVII à beira-mar e abriga exposições temporárias e um acervo permanente dedicado à arte moderna e à cultura baiana. Além das cinco salas de exposição do MAM, o local também possui sala de cinema, uma cafeteria e uma ampla área ao ar livre com vista para a Baía de Todos os Santos.

Elevador Lacerda

Pontos turísticos em Salvador
Pontos turísticos em Salvador – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

A função principal do Elevador Lacerda é permitir que moradores e turistas acessem a parte baixa de Salvador, e vice-versa. Mas mais do que um transporte público da capital da Bahia, o elevador é, atualmente, um de seus pontos turísticos, já que é um símbolo cultural e histórico de Salvador. Sua inauguração ocorreu em 1873 e, na época, foi o primeiro elevador urbano do mundo. O objetivo principal do Elevador Lacerda era conectar a cidade alta, onde hoje está o Pelourinho, com a cidade baixa, onde ficavam o porto e o comércio local. 

Mercado Modelo

Dicas de lugares para ir em Salvador
Dicas de lugares para ir em Salvador – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

Quem acessa a parte baixa de Salvador através do Elevador Lacerda pode visitar um dos melhores lugares da cidade para imergir na cultura local. O Mercado Modelo tem corredores repletos de lojas e barracas com diversos produtos regionais e abriga restaurantes históricos que servem o melhor da culinária baiana tradicional. Além disso, devido à sua localização, o Mercado Modelo também oferece uma bela vista da Baía de Todos os Santos.

Melhores praias de Salvador

O litoral da Bahia possui algumas das praias mais bonitas do Brasil e Salvador não deixa a desejar quando o assunto é oferecer belas porções de areia à beira-mar. Descubra, a seguir, quais são as melhores praias para visitar ao viajar para a capital baiana.

Praia Farol da Barra

Melhores praias de Salvador
Melhores praias de Salvador: Praia da Barra – Foto: Fábio Pozzebom/ABr

A Praia Farol da Barra é uma das mais populares de Salvador, tanto para banhos de mar quanto para admirar a bela vista da Baía de Todos os Santos. Seu ponto mais famoso é o Farol da Barra, construção que figura nos cartões-postais da cidade. Além disso, a praia tem águas 

Praia do Porto da Barra

Praia Porto da Barra
Melhores praias de Salvador – Foto: Jota Freitas/Bahia Tur S.A.

O mar na Praia do Porto da Barra é muito tranquilo, parecendo mais uma piscina, com águas cristalinas. Por isso, ela é uma das melhores praias para quem viaja em família a Salvador, sobretudo com crianças. A praia tem uma localização central, no bairro da Barra, ao lado da Praia do Farol da Barra. Além disso, ela abriga, em seu canto direito, o Forte de São Diogo e, no canto esquerdo, o Forte de Santa Maria.

Praia do Flamengo

Lugares na capital baiana
Dicas de lugares na capital baiana – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

Uma praia extensa com areias brancas e águas cristalinas, assim é a Praia do Flamengo, uma das melhores para visitar em Salvador. Diferentemente das praias centrais, esta praia oferece muita tranquilidade para curtir o mar, além de contato com a natureza. Mas não deixa de ter uma boa infraestrutura turística, com quiosques e barracas de acarajé.

Praia Stella Maris

Stella Maris, uma das praias de Salvador
Stella Maris, uma das praias de Salvador – Foto: Rafael Ramires/Flickr

A Praia Stella Maris é um ótimo lugar em Salvador para a prática de esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf. Localizada no bairro Stella Maris, a praia tem falésias coloridas e uma paisagem deslumbrante. Além disso, sua faixa de areia é extensa, cercada por coqueiros, e o mar é cristalino e agitado. Para completar, a Praia Stella Maris tem uma boa estrutura de bares e restaurantes.

Lugares para ir em Salvador

Além dos pontos turísticos mais famosos e das belas praias, inclua em seu roteiro de viagem em Salvador outros lugares incríveis da capital baiana e de seus arredores.

Ilha dos Frades

Dicas de lugares para ir em Salvador
Dicas de lugares para ir em Salvador – Foto: Leandro Neumann Ciuffo/Flickr

A Ilha dos Frades é o destino de um dos passeios mais famosos de Salvador. Localizada no centro da Baía de Todos os Santos, a ilha tem praias belíssimas, banhadas por um mar incrível e cercadas por natureza preservada, além de mirantes com vistas espetaculares. Para chegar à Ilha dos Frades basta contratar um passeio de escuna. Os roteiros podem incluir, inclusive, a visita à Ilha de Itaparica.

Farol da Barra

Farol da Barra
Lugares em Salvador: Farol da Barra – Foto: Gilvan Bagatini/Wikimedia Commons

O Farol da Barra é um ponto turístico icônico de Salvador e um dos lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem à cidade. Ele fica no bairro da Barra, no Forte de Santo Antônio da Barra, uma fortificação histórica que remonta ao século XVI. Atualmente, o farol ilustra os principais cartões-postais da capital baiana e pode ser visitado, oferecendo uma bela vista da Baía de Todos os Santos.

Praia do Forte

Praia do Forte, na Bahia
Praia do Forte, na Bahia – Foto: -Cleferson Comarela/Wikimedia Commons

A Praia do Forte fica a cerca de 80 km de Salvador e é um dos lugares para visitar a partir da capital baiana. Trata-se de uma vila charmosa com belas praias no distrito de Mata de São João que compõe o circuito turístico da Rota dos Coqueiros. É possível visitar a Praia do Forte em passeios de bate e volta a partir de Salvador. Os tours permitem curtir o mar cristalino dessa parte do litoral norte da Bahia.

Passeios imperdíveis em Salvador

Uma ótima forma de otimizar seu roteiro de viagem e visitar o máximo de lugares possíveis é apostar nos passeios e excursões por Salvador. Mais do que isto, como capital da Bahia, a cidade é a principal porta de entrada do estado, inclusive para quem quer conhecer outros destinos baianos em tours rápidos, o que amplia o leque de opções dos turistas.

Passeio guiado pela cidade de Salvador

Dicas de passeios em Salvador
Dicas de passeios em Salvador – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

Você pode visitar os principais pontos turísticos de Salvador em um passeio com guia local que conta a história de cada um deles. Os roteiros incluem, geralmente, visitas ao Farol da Barra, a Catedral da Basílica dos Jesuítas e o Pelourinho. Os passeios são feitos, comumente, com transporte ida e volta dos hotéis.

Excursão pelos museus de Salvador

Tour guiado pelos museus de Salvador
Tour guiado pelos museus de Salvador – Foto: Sailko/Wikimedia Commons

Um dos melhores passeios em Salvador para quem gosta de história, a excursão pelos museus de Salvador é uma rica oportunidade para imergir na cultura local. O roteiro passa pelo Museu Afro-Brasileiro, pelo Museu Carlos Costa Pinto, por um museu de arte sacra e religiosa e pelos museus dedicados aos povos indígenas do Brasil. O passeio é feito com um guia local e inclui transporte de ida e volta dos hotéis de Salvador.

Passeio de escuna em Salvador

Dicas de passeios em Salvador
Dicas de passeios em Salvador – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

A Baía de Todos os Santos recebe, diariamente, passeios de escuna que levam os turistas de Salvador às ilhas próximas, como as Ilhas dos Frades e Itaparica. Os tours saem do centro náutico todas as manhãs e retornam no final da tarde. Alguns passeios oferecem transfer terrestre, com transporte ida e volta dos hotéis de Salvador até o terminal marítimo.

Dicas de viagem em Salvador

Dicas de viagem em Salvador
Dicas de viagem em Salvador – Foto: Marcio Filho/MTur Destino

Salvador é a capital da Bahia e a principal porta de entrada do estado, sobretudo pela via aérea. O Aeroporto Internacional de Salvador (SSA) recebe voos de diversas companhias aéreas, vindos de várias cidades do Brasil e do mundo. Além disso, é utilizado como ponto de conexão entre as regiões Sul e Sudeste às demais cidades do Nordeste. 

O aeroporto de Salvador fica a cerca de 25 km do centro histórico da cidade e de seus principais pontos turísticos. Para quem desembarca nele, há diversas opções de transporte até a capital baiana, como táxi, Uber, metrô e ônibus. O aeroporto também tem quiosques de locadoras de carros.

Para quem prefere seguir para Salvador de ônibus, o Terminal Rodoviário da cidade fica a cerca de 8 km do Pelourinho e recebe viações das principais capitais brasileiras, além de cidades do Nordeste. O terminal também tem fácil acesso ao transporte público (metrô e ônibus), além de pontos de táxi e Uber. 

Viajar de carro para Salvador exige muita atenção, tanto em relação ao estado das estradas, que comumente possuem buracos, quanto ao trânsito, que é intenso. Além disso, atente-se à oferta de estacionamento no hotel que vai ficar, já que não é fácil estacionar em Salvador.

Como uma grande cidade, nossa dica importante é ter cuidado ao circular por Salvador, evitando andar com celular à vista ou com pertences valiosos. É comum pessoas oferecerem “presentes” nos lugares mais turísticos, mas trata-se de golpe. Tenha cuidado!

Outra dica para sua experiência em Salvador é sair com antecedência sempre que tiver uma reserva em um restaurante ou passeio. A capital da Bahia, como toda metrópole, tem trânsito intenso, sobretudo nos horários de pico.

Melhor época para ir para Salvador

Quando ir para Salvador
Quando ir para Salvador – Foto: Márcio Filho/MTur Destinos

O clima em Salvador é quente a maior parte do ano, por isso, faça a mala com roupas leves e não esqueça o protetor solar ao viajar para lá. A temperatura média mensal fica em torno dos 25ºC e raramente faz frio por lá. Porém, a precipitação de chuvas é um fator que deve ser considerado ao planejar a viagem para a capital baiana.

Se a sua ideia é curtir dias de sol e praia em Salvador, escolha viajar entre os meses de outubro e fevereiro, quando chove menos na cidade. Esta é, coincidentemente, a alta temporada do verão em Salvador e quando ocorrem seus dois principais eventos: o Réveillon e o Carnaval. Ou seja, o período em que os preços são mais altos na cidade. Por isso, planeje-se com antecedência para garantir sua reserva e os melhores preços.

Por outro lado, a baixa temporada e quando é mais barato viajar para Salvador é nos meses de abril a agosto, quando chove mais. Nestes meses, o tempo fechado pode prejudicar alguns passeios ao ar livre, inclusive os dias na praia, principalmente em abril e maio. Porém, são os meses com preços mais acessíveis, tanto nas passagens aéreas quanto nas hospedagens.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima