Não é preciso ir muito longe para apreciar locais bucólicos, vinhedos, construções históricas e cenários românticos com a cara das cidades do velho continente. Esses destinos estão a poucos quilômetros da capital paulista e escondem paisagens e experiências surpreendentes. Conheça mais sobre as cidades de São Paulo que tem a cara da Europa

A Europa está entre os destinos preferidos dos turistas. Não é à toa que os voos para as capitais do velho continente partem lotados, todos os dias, de várias cidades do Brasil. Mas não é preciso ir tão longe para aproveitar as atrações bucólicas, vinhedos, construções históricas e os cenários românticos do clima europeu.

O estado de São Paulo reserva cidades muito próximas da capital com a cara da Europa – tudo isso sem atravessar o oceano. Conheça algumas delas:

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Holambra

Foto: Alexandre Pottes Macedo

A pequena e charmosa cidade de influência holandesa fica a apenas 130 quilômetros da capital paulista, o que a torna o destino ideal para passeios curtos ou até mesmo um bate e volta. Os conjuntos de casinhas coloridas lembram as construções de madeira de Amsterdam. É na cidade que também se encontra o maior moinho da América Latina. Em setembro, a Capital Nacional das Flores, como é conhecida, recebe milhares de turistas para a famosa Expoflora, a maior exposição de flores ornamentais da América Latina.

Campos do Jordão

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Campos do Jordão foi apelidada de “Suíça Brasileira” por conta de seu clima e arquitetura. Não é por menos: o município, que fica localizado do alto da Serra da Mantiqueira, é considerado o mais alto do Brasil. É essa localização privilegiada que que proporciona seu clima europeu, ainda mais no inverno, quando o termômetro chega a registrar temperaturas negativas. Badalada, a cidade abriga locais muito charmosos, como a Vila Capivari, principal ponto gastronômico que atrai muitos turistas e personalidades.

Rota do Vinho em São Roque

Foto: Rosanetur / Flickr

A simpática “Terra do Vinho” fica a apenas 60 quilômetros da capital e seu principal atrativo, a Rota do Vinho, oferece belas paisagens e locais aconchegantes. Entre as mais de 30 vinícolas, adegas, fazendas e outras atrações com paisagens belíssimas, há a oportunidade de viver a experiência e acompanhar todos os processos da fabricação dos vinhos até, finalmente, degustar seus aromas e sabores.

Paranapiacaba

Foto: Wikimedia Commons

A charmosa vila de arquitetura inglesa, que pertence ao município de Santo André, foi fundada em 1860 e guarda registros históricos de uma importante fase de expansão da tecnologia ferroviária no Brasil. Localizada no alto da Serra do Mar, o que faz com que suas tardes fiquem nebulosas e frias, a vila conta com diversas atrações culturais e ecológicas, como o Museu do Castelinho, a Casa da Memória e o Parque Nascentes de Paranapiacaba. Além do fácil acesso via transporte público ou carro, o trajeto também é realizado por um trem histórico aos domingos.

Campos de Lavanda em Cunha

Foto: Rosanetur / Flickr

Quem pensa que é preciso viajar até a Provence, na França, para se deslumbrar com a beleza dos lindos e aromáticos campos de lavanda, está enganado. Cunha, cidade localizada entre São Paulo e o Rio de Janeiro, é um endereço nacional com um cenário muito semelhante à região francesa. A entrada no espaço, que se dedica a desenvolver produtos a partir das essências, sai por R$10 por pessoa. Por conta das condições climáticas, a temporada da floração do Lavandário de Cunha pode ser apreciada durante os 365 dias do ano. A dica é contemplar os campos ao final do dia, durante o pôr do sol, quando as flores realçam ainda mais seu tom lilás e garantem belos registros fotográficos.

Bananal

Foto: Wikimedia Commons

O aconchegante município carrega em sua história monumentos, casarões e fazendas, herança das riquezas na época da produção cafeeira no Brasil. No centro histórico, vale a pena caminhar pelas antigas ruas de paralelepípedos e conhecer construções antigas como Igreja do Senhor do Bom Jesus do Livramento, construída no início do século 19, e um charmoso chafariz europeu de ferro, instalado em 1880. A estação ferroviária é de 1889, com bela estrutura metálica importada da Bélgica.

Caminhos do Sol

Foto: Divulgação Caminho do Sol

Rota de peregrinação inspirada no Caminho de Santiago, o Caminho do Sol é um prato cheio aos amantes de longas caminhadas. O trajeto reserva 241 quilômetros entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro, que devem ser percorridos em 11 dias. O roteiro contempla áreas rurais e afastadas, ideais para momentos de reflexão. Durante a caminhada, é possível se hospedar em pousadas, fazendas e casas de famílias que vivem na região. Para os adeptos do pedal, há também a opção de realizar o percurso de bike.

Leia também:

» 5 cidades para curtir durante o inverno em São Paulo
» As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo
» 10 atrações imperdíveis para visitar na cidade de Brotas em SP
» 4 passeios para fazer em Embu das Artes em um fim de semana

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Keukenhof 2020, Holanda: como visitar o maior jardim de tulipas do mundo

Artigo anterior

Conheça as trilhas e cachoeiras da Estância Mimosa em Bonito

Artigo seguinte

Você pode gostar