O seguro viagem é obrigatório para turistas em diversos países. Descubra 29 deles e saiba onde fazer a contratação do seu seguro de forma segura.

Saber se o seguro viagem é obrigatório para turistas é extremamente importante, independentemente de qual seja seu país de destino. Afinal, não é raro que ele seja exigido como uma obrigatoriedade, junto a outros documentos. Mas quais seriam, exatamente, os países que exigem esse seguro? Descubra 29 deles no decorrer da leitura a seguir!

O que é o seguro viagem

 

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o seguro viagem não se restringe somente ao suporte em casos de emergências médicas.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Muito pelo contrário!

Trata-se de um serviço que oferece diversos tipos de cobertura, a fim de que o viajante possa viajar tranquilo, sabendo que terá suporte diante de contratempos ligados à saúde ou à viagem como um todo.

Atrasos de voos e extravio de bagagens, por exemplo, também são cobertos, a depender da cobertura escolhida. Assim como assistência jurídica e proteção a objetos de valor.

Países em que o seguro viagem é obrigatório para turistas

Há países em que o seguro viagem não é obrigatório para turistas, e outros em que a entrada só é permitida se for comprovada a contratação desse serviço.

É o caso dos países que compõem o chamado Espaço Schengen, na Europa: uma vez nesse espaço, você terá liberdade para visitar quantos países desejar, desde que cada país visitado faça parte do tratado, que seja respeitado o período de permanência e que seja feita a contratação do seguro.

Mas esses não são os únicos países que fazem essa exigência: outros, em outros continentes, também podem barrar sua entrada se o respectivo documento não for apresentado.

A lista é extensa.

Abaixo, conheça 29 países que fazem parte dela:

  1. Alemanha;
  2. Áustria;
  3. Bélgica;
  4. Cuba;
  5. Dinamarca;
  6. Equador
  7. Eslováquia;
  8. Eslovênia;
  9. Espanha;
  10. Estônia;
  11. Finlândia;
  12. França;
  13. Grécia;
  14. Holanda;
  15. Hungria;
  16. Islândia;
  17. Itália;
  18. Letônia;
  19. Liechtenstein;
  20. Lituânia;
  21. Luxemburgo;
  22. Malta;
  23. Noruega;
  24. Polônia;
  25. Portugal;
  26. República Tcheca;
  27. Suécia;
  28. Suíça;
  29. Venezuela.

É necessário seguro viagem para os Estados Unidos?

seguro estados unido

Foto: Ferdinand Stöhr / Unsplash

Os Estados Unidos não fazem parte da lista de países nos quais o seguro viagem é obrigatório para turistas.

Porém, recomenda-se que a contratação seja feita da mesma forma, principalmente no que diz respeito a emergências ligadas à saúde, considerando que os custos de saúde no país norte-americano, em Dólar, podem encarecer consideravelmente a viagem. Aliás, a falta de um serviço de saúde gratuito também é um problema entre os próprios moradores dos EUA, que podem desembolsar valores surreais para tratamentos simples. 

Uma simples consulta de avaliação, por exemplo, custava pelo menos U$400 em 2019, conforme relatos de turistas brasileiros em entrevista para a BBC.

Atente-se às regras do seguro viagem internacional

Nos casos em que o seguro viagem é obrigatório para turistas, é preciso não só fazer a contratação propriamente dita, mas também se atentar para que ela ocorra dentro das exigências do país que será visitado.

Veja alguns exemplos das regras que você precisará seguir, ao contratar seu seguro:

  • Seguro viagem obrigatório para o Espaço Schengen: deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros;
  • Seguro viagem obrigatório para Cuba: deve ter cobertura mínima de 10 mil Dólares, sendo obrigatório incluir assistência médica;
  • Seguro viagem obrigatório para a Venezuela: deve ter cobertura mínima de 40 mil Dólares e cobrir despesas médicas, funerárias e de repatriação.

Uma contratação necessária em qualquer viagem

Nos países em que não é obrigatório viajar com seguro viagem, sua contratação também pode ser extremamente útil, por conta das coberturas básicas e complementares que ele oferece.

Mesmo viajando somente pelo Brasil, sem ter um plano de saúde com cobertura nacional, você poderá se ver em situações nas quais irá se beneficiar dessa contratação.

Lembrando, ainda, que ela não envolve somente as coberturas ligadas aos cuidados com a saúde, mas também outras que são indispensáveis para qualquer turista que queira viajar com tranquilidade.

Caso passe por algum tipo de problema com a companhia aérea, ou se encontre em outros contextos que não estão ligados a emergências médicas, mas exijam algum tipo de auxílio, você poderá acionar o seguro e obter a ajuda de que precisa.

Desde que, claro, tenha as coberturas certas em sua apólice.

Contratar um seguro viagem é mais simples do que você imagina

Contratar um seguro viagem internacional, ou mesmo um para viagens nacionais, é um processo simples, quando feito da forma correta.

O primeiro passo a ser dado é comparar as condições e coberturas das principais seguradoras do mercado: e, para isso, não é necessário perder horas visitando cada site.

Com a Real Seguro Viagem você tem acesso a esse comparativo de forma rápida, logo após fornecer algumas informações sobre sua viagem, como local de partida, destino e datas de ida e volta.

Ao encontrar seu seguro viagem ideal, com as coberturas necessárias, você também terá como vantagem a facilidade no pagamento, que pode ser feito via boleto, Pix, ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Esqueça a burocracia que normalmente existe na contratação desse tipo de serviço: até mesmo as remarcações e o reembolso, quando necessários, são feitos de forma descomplicada, sem que você tenha que responder diversas perguntas.

E, havendo necessidade, é só utilizar o aplicativo oficial da Real para falar com a seguradora escolhida, sem nenhum custo, não importa em qual parte do mundo você esteja!

Comece a comparar agora mesmo

Já está planejando sua viagem para um país no qual o seguro viagem é obrigatório para turistas, ou mesmo para outros países nos quais deseja ter suporte em caso de emergências?

Visite o site da Real Seguro Viagem para começar sua cotação e obter mais informações sobre esse serviço que é essencial para qualquer viajante! 

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Passeios ao ar livre para fazer no verão do Alentejo

Artigo anterior

Tecnologia 5G promete causar mudanças positivas no turismo em todo o Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar