Semana de 4 dias de trabalho é aprovada por empresas britânicas

Atualizada em:

Maioria das empresas britânicas que implantaram a semana de 4 dias de trabalho devem continuar testando o formato, sendo que algumas já decidiram torná-lo permanente

Após seis meses de testes com a semana de 4 dias de trabalho, empresas britânicas aprovaram o formato e algumas pretendem, inclusive, mantê-lo permanente. Elas participaram do estudo 4 Day Week Global, em parceria com a organização de pesquisa Autonomy, e reconheceram os benefícios da semana de trabalho reduzida. 

O projeto-piloto foi posto em prática no segundo semestre de 2022. Com ele, pediu-se que as empresas britânicas adotassem a jornada de trabalho de 4 dias com seus quase 3 mil colaboradores, sem qualquer desconto salarial. Das 61 participantes, 56 decidiram continuar os testes com a carga horária reduzida, 18 vão tornar o formato permanente e apenas 5 retornarão à semana de trabalho convencional.

Saldo do estudo 4 Day Week

Semana de 4 dias de trabalho
Foto: Kai Pilger/Pixabay

Durante os seis meses em que colocaram em prática a semana de 4 dias de trabalho, as empresas britânicas notaram uma redução no número de faltas dos funcionários. Já a contratação de novos colaboradores aumentou. Além disso, as receitas das companhias também cresceram, com uma média 35% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Em relação ao novo formato, a avaliação das empresas ficou em torno de 85% de satisfação com a experiência geral da semana de trabalho de 4 dias. Nos quesitos impactos na produtividade e na estratégia de negócios, a semana reduzida teve 75% de aprovação.

“Os resultados são semelhantes em ambientes de trabalho de tamanhos diferentes, mostrando que ela [a semana de trabalho de 4 dias] é uma inovação que pode funcionar para muitos tipos de organizações”, disse Juliet Schor, pesquisadora-chefe do estudo e professora universitária da Universidade de Boston. 

Impactos positivos da semana de 4 dias de trabalho

Empresas britânicas aprovam semana reduzida
Foto: Pexels/Pixabay

Para além dos resultados obtidos pelas empresas, os impactos positivos mais significantes da semana de 4 dias de trabalho ocorreu com os funcionários. De acordo com o relatório do 4 Day Week Global, houve uma melhora no bem-estar dos trabalhadores, com melhoras significativas na saúde mental e física e nas satisfações em relação ao emprego e à vida.

Além do mais, ter um dia a mais de descanso na semana significou um aumento no tempo de prática de exercícios físicos. Isto, especialmente, entre os funcionários de organizações sem fins lucrativos e da indústria de serviços.

A redução na semana de trabalho também gerou uma maior igualdade na distribuição do trabalho doméstico, com mulheres tendo que se preocupar menos com cuidados da casa e dos filhos. “Mais homens parecem estar participando de parcelas maiores de trabalho doméstico e de cuidado com filhos”, afirmou Dale Whelehan, CEO da 4 Day Week Global e cientista comportamental.

Nesse sentido, a semana de 4 dias de trabalho impactou mais positivamente mulheres em relação à saúde mental, ao burnout, ao tempo no transporte ao emprego e na satisfação com o trabalho. “Embora homens e mulheres tenham se beneficiado de uma semana de quatro dias, as experiências das mulheres foram melhores, de maneira geral”, concluiu Whelehan.

Como funciona a semana de trabalho reduzida

Semana de 4 dias de  trabalho
Foto: StartupStockPhotos/Pixabay

O ponto principal da semana de 4 dias de trabalho é que, apesar da redução da carga horária, os salários não sofrem nenhuma alteração. Dessa forma, os funcionários cumprem 80% da jornada semanal com a mesma remuneração. Por outro lado, como as empresas britânicas comprovaram, há um ganho na produtividade e nos resultados de maneira geral.

Além disso, o formato proporciona uma redução nos custos dos trabalhadores com deslocamentos e serviços, como creches e babás para os filhos. De acordo com o relatório 4 Day Week, para profissionais com dois filhos, a economia seria de 269,36 libras – cerca de R$ 1.585 – por mês. 

Além do Reino Unido, a semana de 4 dias de trabalho também vem sendo testada em outros lugares do mundo. Os resultados dos testes na Austrália e na Ásia devem sair nas próximas semanas. Já na África, Europa, América do Norte e no Brasil, o balanço da semana de trabalho menor deve ser divulgado nos próximos meses.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima