Exposição sobre Charles Darwin no Sesc: mostra inédita e gratuita apresenta a vida e obra do naturalista de forma interativa

Uma mostra inédita e interativa sobre o grande naturalista britânico Charles Darwin está em cartaz no Sesc Interlagos, em São Paulo. Nomeada de “Darwin, o original” é gratuita e ficará disponível até o dia 11 de dezembro. 

A exposição tem a curadoria de Éric Lapie e curadoria científica de Guillaume Lecointre, com o apoio de um comitê científico multidisciplinar. Além disso, é realizada em colaboração com  o Museu Nacional de História Natural da França. 

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Saiba todos os detalhes sobre a exposição!

Exposição sobre Charles Darwin em SP: o que esperar?

Foto: Divulgação

A exposição sobre Charles Darwin oferece uma experiência imersiva e uma verdadeira viagem por suas ideias revolucionárias e científicas. Para isso, a mostra apresenta dois universos: um voltado à história, que mostra o  uso sistemático de reproduções de imagens do século 19 e outro mais contemplativo, que oferece conteúdos interativos. Nos dois, a ideia é mostrar aos visitantes o tema da ciência evolutiva.  

Em um primeiro momento, o visitante é apresentado à mente e genialidade do cientista. É possível conhecer mais sobre sua personalidade em suas diversas facetas. 

Seguindo adiante, os visitantes podem passear por uma vegetação abundante que acompanha na descoberta do trabalho de Darwin e do imaginário do período vitoriano. As áreas também permitem explorar referências históricas e culturais da época, por meio de filmes, dispositivos multimídia e jogos. Tudo isso para fazer com que o público se sinta em uma viagem no tempo para a época na qual o cientista viveu.  

A mostra também oferece uma linha do tempo que apresenta a evolução das populações ao longo dos anos e dos séculos. Além disso, uma trilha sonora de improviso realizada pelo clarinetista Luca Raele, inspirado nos cantos dos pássaros brasileiros, acompanha o visitante por todo o espaço. 

Destaque para uma maquete do navio HMS Beagle, onde Darwin viajou pelo mundo durante 1741 dias para realizar suas exposições. Por fim,  é possível conhecer a biblioteca do cientista, no navio, com mais de 400 títulos, além das atividades que eram realizadas a bordo e suas descobertas em terra.

Uma viagem no tempo pelo Brasil

Foto: Divulgação

Uma sala exclusiva e integrada à mostra leva o visitante por uma viagem ao tempo pelo Brasil. Uma “coluna do tempo”, criada pelo artista visual Márcio Ambrósio, permite explorar outras eras geológicas do Brasil, por meio de fósseis, da formação dos minerais e da arqueologia indígena, além de amostras de terra do próprio Sesc Interlagos. O espaço fala também sobre a visita de Darwin ao Brasil, onde chegou a bordo do navio Beagle, e  passou por Fernando de Noronha, Salvador, Abrolhos e Rio de Janeiro.

A sala traz, ainda, uma “coluna do tempo”, criada pelo artista visual Márcio Ambrósio, que permitirá ao público olhar para o tempo por meio de camadas e de luzes que acendem conforme a camada de tempo que determinado objeto pertence.

Sobre Charles Darwin

Foto: Divulgação

Charles Robert Darwin foi um importante naturalista e cientista inglês. Seu trabalho mais notável foi a obra “A origem das espécies”, considerado atualmente um dos livros científicos mais importantes do mundo.  Nele,  formula sua Teoria da Evolução, onde descreve o desenvolvimento das espécies que já habitaram o planeta Terra. 

+Info

Exposição Darwin, o original
Sesc Interlagos
Avenida Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial
Em cartaz de 05 de março a 11 de dezembro de 2022 
Quando ir: de quarta a domingo e feriados, das 9h às 17h 
Entrada: Grátis  

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Exposição do Castelo Rá-Tim-Bum é opção de passeio em SP

Artigo anterior

As estátuas mais criativas que você verá na vida

Artigo seguinte

Você pode gostar