Confira a atração mais radical do Viva Brotas Ecoparque em Brotas: a Superbike

O interior de São Paulo conta agora com mais uma atração que vai atrair não só quem curte ecoturismo como também quem procura uma aventura nas alturas. Em Brotas, no distrito de São Sebastião da Serra, fica a Superbike, uma tirolesa a 70 metros de altura no Viva Brotas Eco Parque, que promete fazer a cabeça daqueles que procuram emoções fortes.

Mas o que é exatamente esta atração? Uma tirolesa é uma polia suspensa em um cabo, geralmente feito de aço inoxidável, montada em um declive. É projetada para permitir que uma carga ou uma pessoa impulsionada pela gravidade viaje de cima para baixo de um cabo inclinado segurando-se ou sendo presa à polia que se move livremente. Sua utilidade não se limita a esportes de aventura, recreação ou turismo, embora o uso moderno tenda a favorecer esses segmentos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Um passeio de tirolesa fornece uma rota através de uma paisagem arborizada, e muitas vezes montanhosa, fazendo uso principal de polias e pontes aéreas entre plataformas construídas em árvores. Os turistas são amarrados a um cabo por segurança, e muitas vezes é restrito a adultos. As alturas variam de perto do solo ao alto, perto da copa das árvores. Os passeios são amplamente comercializados sob a bandeira do ecoturismo, embora o impacto ambiental de qualquer tipo de tirolesa seja um tópico controverso.

Superbike em Brotas

superbike brotas

Foto: Divulgação

A cidade está entre as mais procuradas no meio ecoturístico e por conta disso a aventura é a palavra de ordem. As paisagens são deslumbrantes e a Mata Atlântica cerca por todos os lados, tornando ideal para praticar vários tipos de esportes radicais, dentre eles tirolesas, rapel, canionismo, arvorismo, queda livre, rafting e trekking.

A Superbike é composta por duas plataformas em meio à vegetação, por onde uma cadeira no formato de uma bicicleta desliza com as pedaladas do condutor. Durante os 300 metros do percurso é possível observar vários pontos, incluindo uma cachoeira, a de Santa Eulália. A velocidade, claro, é impressa pelo ocupante. Pode-se parar no meio do percurso para admirar melhor a paisagem e, depois, continuar tranquilamente.

Esse incrível passeio está a cerca de 20 minutos do centro da cidade. De São Paulo até a Superbike leva-se cerca de 3h30 para percorrer os 240 quilômetros passando por rodovias como a Bandeirantes, a Anhanguera, a Washington Luís e a SP-225. Do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a distância é de 170 quilômetros.

superbike brotas

Foto: Divulgação

Eis alguns detalhes para se levar em consideração: peso mínimo permitido é de 30 e o máximo de 120 quilos; a duração do passeio é de em média uma hora e trinta minutos entre ida e volta; a altura mínima exigida é de 1,30 m; é obrigatório o uso de calçado preso ao pé como tênis ou papete para participar; o preço, R$ 109,00 por pessoa (R$ 119,00 em feriados prolongados).

Viva Brotas Eco Parque

Viva Brotas Eco Parque

Foto: Divulgação

O parque onde a Superbike e tantas outras atrações radicais estão inseridas tem mais de 400 mil metros quadrados de área verde e mata preservada. Além dessa tirolesa, também foi a primeira empresa a trazer variações para o Brasil, como o Supervoo, o Voo Canguru, o Voo do Vale, o Voo Duplo e o mais popular de todos, o Voo Noturno.

O Day Use é um pacote de atividades que pode ser adquirido e que engloba muitas atrações como: trilha para a Cachoeira de 47 metros; mini-tirolesa e slackline; sessão de fotos com as jiboias do parque; observação de mais de 150 espécies de pássaros; dia livre para curtir a natureza; almoço caseiro no mirante, com menu à base de  produtos locais

Para hospedagem é possível se estabelecer em  um dos oito chalés no lago, quatro cabanas na mata e uma tenda.

Outras atrações em Brotas

Cansado do ritmo dos esportes radicais? Brotas tem outras atrações. Confira a seguir três atrações especialmente selecionadas para melhor aproveitar sua estadia.

A Areia Que Canta é uma nascente de águas cristalinas considerada gigante, que ao longo dos séculos movimentou grãos de areia de quartzo. Estes formaram uma areia fina e pura, que ao ser manuseada, emite um ruído semelhante a uma cuíca.

A nascente Areia que fica na Fazenda Tamanduá. Devido ao grande volume de água forma uma grande área alagada inadequada para a agricultura. Há um hotel fazenda próximo que leva o mesmo nome. A nascente permanece aberta para visitação sustentável, onde são realizados trabalhos constantes de preservação da área e estudos geológicos, biológicos e ambientais regulares.

O Cachoeira Cassorova Eco Parque tem trilhas que passam por duas quedas de água com piscina natural e ampla estrutura de lazer, com piscina de água do rio, hidromassagem nas alturas e acesso a uma gruta de cachoeira. O lugar também oferece passeios de caiaque e stand up paddle (remo em pé, atividade oriunda do Havaí).

Por fim há o Parque dos Saltos, um espaço natural próximo de uma usina hidrelétrica que oferece trilhas que levam a paisagens de corredeiras. Localizado próximo ao centro de Brotas, traz várias quedas em sequência em meio a uma margem com mata ciliar verde.

Logo abaixo da ponte pênsil há a antiga casa das máquinas que abrigava a antiga usina hidrelétrica no final do século XIX, quando a cidade já dispunha de iluminação pública elétrica. Um passeio marcante.

+ info:

Viva Brotas Ecoparque

BRO 50 (estrada de terra que sai da SP 225 logo depois do Tavolaro, Brotas – SP, 17380-000
Whatsapp (somente mensagens) (14) 99104-4248
Telefone (somente ligações)  (014) 98193-2939
E-mail: [email protected]
Site oficial

Areia Que Canta

Rodovia Eng. Paulo Nilo Romano (SP 225, Km 124,5, Brotas – SP, 17380-000
Telefone +5501436547300
Whatsapp +55 14 3654-7307
E-mail: [email protected]
Site oficial

Cachoeira Cassorova Eco Parque

Patrimônio de São Sebastião da Serra, s/n, Brotas – SP, 17380-000
Telefone: 14 99195-1122
Site oficial

Parque dos Saltos

Rua Alfredo Mangilli, S/N – Santa Cruz, Brotas – SP, 17380-000
Telefone: (14) 3653-5282
Site oficial

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Cânion Encantado: atração forma um dos cenários mais belos de Tocantins

Artigo anterior

Hotel de luxo é inaugurado dentro do Palácio de Versalhes

Artigo seguinte

Você pode gostar