Aproveite o melhor da Serra Catarinense se hospedando nesses charmosos chalés em Urubici

É preciso ser bastante sensível para saber apreciar o frio típico da região sul. Em Santa Catarina o clima é temperado, com temperaturas variando entre 12° C e 16° C. Nos meses de junho, julho e agosto, os termômetros chegam a apresentar temperaturas negativas, podendo nevar. A temperatura mínima recorde brasileira foi de -17,8° C no Morro da Igreja, em Urubici, registrada em 29 de junho de 1996.

O melhor a se fazer é estar preparado para o clima escolhendo um chalé daqueles que se vê em filmes ambientados na Europa. Vasculhamos as opções para apresentar uma seleção com as melhores cabanas em Urubici para que ninguém diga que o frio bateu à sua porta.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Mas antes vamos conhecer um pouco mais sobre a região. Afinal, estar em um chalé em Urubici é quase como se sentir na Suíça. E a cidade faz parte de um emaranhado de pontos especiais conhecido como Caminho das Neves.

A neve exerce um fascínio enorme entre os habitantes de países tropicais como o  Brasil. Por isso as cabanas em Urubici são tão procuradas. E Santa Catarina já foi palco de grandes nevascas, que cobriram o estado do extremo-oeste até o litoral, sendo a ocorrência de neve frequente no planalto catarinense, em cidades como São Joaquim e Urupema (além de Urubici).  A neve ocorre normalmente entre junho e agosto, com casos de ocorrência (bem raros) já registrados nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

Essas circunstâncias tornaram o estado de Santa Catarina portador do título de melhor destino para neve do país. Todos os pontos do Caminho das Neves, que engloba, além de Urubici, os municípios de Bocaína do Sul, Lages, Urupema, Bom Retiro, São Joaquim, Painel, Rio Rufino e Bom Jardim da Serra, possuem paisagens e estrutura turística imperdíveis. Mas é Urubici, por conta de ser o mais gelado dos gelados, o que mais atrai visitantes.

Urubici

urubici

Foto: fabianopanisson / Pixabay

O município se localiza a uma altitude de 918 metros no Vale do Rio Canoas. É conhecido como Terra das Hortaliças por ser o maior produtor de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina, destacando-se pelo cultivo de maçã e erva-mate, produto básico do tradicional chimarrão e bastante apreciado nos países do Mercosul.

Com paisagens que lembram e nada devem às européias, tem como destaque o Morro da Igreja, com 1.822 metros de altitude, que permite enxergar todo o litoral sul catarinense. É lá que fica a Pedra Furada, uma escultura natural em forma de janela. Também se destacam a Serra do Corvo Branco, com inscrições primitivas em cavernas, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Corvo Branco Estalagem

chalés em urubici

Foto: Divulgação

Criada em maio de 2013 esta hospedaria se localiza entre os paredões e as curvas da Serra do Corvo Branco. “O ar puro e a natureza preservada sensibilizam a alma de quem os desfruta. As montanhas entremeadas pelo vale do Rio Canoas compõem uma paisagem única e raríssima no Brasil”, declara o site oficial.

O lugar oferece muito verde, trilhas e cachoeiras para quando o frio dá uma folga. Também possui adega e sala de cinema à disposição. A 28 quilômetros da pousada está o Cânion do Espraiado, rico em flora e fauna; a 29,5 quilômetros encontra-se a Cascata do Avencal, cachoeira com 100 metros de queda livre; e a 18 quilômetros está o Morro do Campestre, com vista panorâmica do Vale do Rio Canoas, um dos mais bonitos pores do sol em Urubici.

hospedagem em urubici

Foto: Divulgação

Basta escolher sua cabana com temas de países europeus: Noruega, Rússia, Canadá, Letônia, Alemanha, Holanda e Escócia, todas com lareira fechada com vidro, banheira de hidromassagem e isolamento acústico, dentre outros.

Prefere uma temática de países não europeus? Experimente Estados Unidos ou China, com estacionamento inclusivo e decorações originais.

Outras opções

chales urubici

Foto: Divulgação

Se não faz questão de decoração e prefere algo mais comum há duas opções. A primeira é a Pousada Encanto do Avencal, com tv de tela plana e banheiro privativo com chuveiro ou banheira de hidromassagem. Inclui café da manhã com produtos da região.

A segunda é a Pousada Cabanas Xokleng, com aquele ar típico das cabanas norte-americanas. Os quartos possuem varanda térrea com vista para o jardim e o café da manhã é servido no seu chalé, propício para quem não abre mão da privacidade.

Como chegar

A Serra do Corvo Branco fica entre as cidades de Urubici e Grão Pará, num trecho de 57 km. A estrada não está totalmente pavimentada em pelo menos 10 quilômetros, cinco na parte de cima da serra e cinco na de baixo.

Trinta quilômetros separam Uribici e a serra, dos quais 25 são asfaltados e os cinco restantes de terra. E com buracos, portanto vá preparado para não ser pego de surpresa.

+ info

Corvo Branco Estalagem

Urubici rural – Estrada Geral Sta Tereza SN Cx68, Urubici – SC, 88650-000
Telefone: +55 (49) 9 9150.8787
Site oficial

Pousada Encanto do Avencal

Contato Instagram: @pousadaebistroencantodoavencal
Pousada Cabanas Xokleng
Reservas por sites de agendamento.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Praia da Comporta, em Portugal, é eleita a mais chique da Europa

Artigo anterior

Plataforma de petróleo vai virar um resort com parque de diversões no meio do mar

Artigo seguinte

Você pode gostar