Um verdadeiro paraíso escondido na Toscana, as Termas de Saturnia funcionam como um grande SPA a céu aberto

A Toscana, na Itália, é uma das regiões mais incríveis do planeta. Castelos medievais, vinhedos, ruazinhas de pedra, vales, montanhas e uma atmosfera bucólica parecem até cenários de filme – aliás, muitos longas já foram filmados por lá, como Sob o Sol da Toscana.

No entanto, um lugar especial e um tanto singular tem chamado a atenção e atraído muitos turistas: lindas cascatas de água azul turquesa que formam piscinas naturais termais. Estas são as Cascate del Mulino, em Saturnia, no sul da Toscana, localizada entre Siena e Roma, também conhecidas como Termas de Saturnia.

Termas de Saturnia: cascatas de águas termais na Toscana

Toscana

Foto: Pixabay

São dezenas de poças de águas quentes que correm pelas pedras de calcário, formando piscinas naturais relaxantes. Com propriedades medicinais, as águas descem a 37º, proporcionando uma relaxante hidromassagem ao ar livre  – e com um belo cenário ao redor. Um antigo moinho de pedra, construído no topo das quedas, adiciona ainda mais charme ao lugar.

Os benefícios das águas das Termas de Saturnia  já eram conhecidos pelos romanos e etruscos, que costumavam se banhar por ali há mais de dois mil anos. Segundo os locais, os banhos ajudam a tratar problemas de pele, digestão e articulações.

E qual a melhor parte disso tudo? As Termas de Saturnia são totalmente gratuitas e não é necessário desembolsar nada para usufruir de seus benefícios. Mas isso não é exatamente uma vantagem: após passarem anos despercebidas, as termas agora começaram a bombar nas redes sociais. Com isso, especialmente no verão, fica praticamente impossível encontrar um lugarzinho a sol nesse paraíso toscano.

Termas exclusivas

Toscana

Foto: Divulgação

Para quem prefere exclusividade, bem próximo dali está o Terme di Saturnia Spa & Golf Resort, que oferece também belas piscinas naturais com águas quentes e curativas, além de tratamentos de SPA. No entanto, neste caso será necessário desembolsar alguns euros para usufruir de seus benefícios.

O local oferece, também, tratamentos de beleza, restaurante, clube de golfe e opções de hospedagem sofisticadas, que não saem por menos de 300€.

Como chegar nas Termas de Saturnia

Toscana

Foto: Pixabay

As Termas de Satunia ficam localizadas entre Roma (160 km) e Siena (150 km). Por estarem em um local um pouco afastado, a melhor forma de chegar até elas é de carro. As estradas da Itália são bem sinalizadas e basta colocar a localização em um GPS. Acesse o mapa clicando aqui.

Se a sua opção for o transporte público, a melhor opção é o trem. Desça na estação Albinia, que é a mais próxima de Saturnia. De lá, é necessário pegar um ônibus para o município de Manciano. De Manciano, pegue um ônibus para Saturnia (é importante verificar os horários com antecedência, já que esses ônibus funcionam apenas duas vezes por dia).

Leia também:

» Roteiro de lua de mel pela Toscana
» Praia brasileira é eleita a melhor do mundo pela quarta vez
» 10 motivos para conhecer o Jurema Águas Quentes, no Paraná
» Se apaixone por Spello, uma das cidades mais floridas da Itália

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.
Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Dicas para sua primeira viagem a Portugal

Artigo anterior

Novo parque da Universal em Orlando terá área da Nintendo

Artigo seguinte

Você pode gostar