The Town e Gerando Falcões vão arrecadar fundos para revitalizar favela em São Paulo

Atualizada em:

Parceria entre Prefeitura, Festival e ONG Gerando Falcões busca transformar comunidade do Haiti com investimentos e geração de emprego e renda.

Nos poucos meses que antecedem a primeira edição do festival The Town, uma parceria inédita mostra um outro objetivo de um dos maiores eventos do ano. A ONG Gerando Falcões, Prefeitura de São Paulo, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, se uniram para apoiar o projeto Favela 3D na comunidade do Haiti, na capital paulista. A Favela 3D atua em três pilares nomeados divididos como Digital, Digna e Desenvolvida. 

A proposta tem como objetivo arrecadar fundos para investir em melhorias na comunidade, que será a quinta do Brasil a participar do projeto, sendo a primeira na cidade de São Paulo. 

O Favela 3D faz parte do programa “Por Um Mundo Melhor”, desenvolvido inicialmente pelo Rock in Rio. “Sabemos do potencial da nossa marca em mobilizar o público e os parceiros em nossas causas e, por isso, queremos inspirar e incentivar novos acordos entre governo, iniciativa privada, ONGs e sociedade civil”, observa Luis Justo, CEO da Rock World, empresa responsável pelos festivais The Town e Rock in Rio.

Até dezembro de 2024, o projeto pretende auxiliar 290 famílias, impactando cerca de mil pessoas com ações que visam fortalecer a comunidade através de investimentos e geração de emprego e renda. Com foco nas áreas de educação, saúde e moradia, as iniciativas trazem às empresas e pessoas da sociedade para dialogar as mudanças que queremos ver no mundo. 

Algumas das metas incluem acesso a cursos de capacitação para jovens e a garantia de que 100% das crianças da comunidade estejam matriculados em creches e escolas. “Dentro das favelas, o analfabetismo chega a 30%. Nos próximos dois anos queremos levar esse índice no Haiti a zero, assim não teremos nenhuma criança fora da creche”, diz Edu Lyra, empreendedor social da Gerando Falcões. 

Outra meta importante do projeto diz respeito ao acesso à empregabilidade. Em estudo preliminar, realizado em 2022, ficou constatado que um número expressivo de moradores estão desempregados e em busca de uma oportunidade. 

Após a realização de um levantamento, iniciou-se a fase de planejamento em conjunto com a comunidade local. Nessa etapa, os temas mais sensíveis para os moradores foram priorizados e foi elaborado um plano de ações mais urgentes, a partir de três frentes principais: urbanismo e moradia, geração de renda e desenvolvimento social. 

Com a formalização da parceria, as instituições estão preparadas para dar início à etapa inicial do projeto ainda em maio. Espera-se que o primeiro projeto seja apresentado em conjunto com os moradores até o final de junho.

Metas estabelecidas para o Favela 3D na Comunidade Haiti

the town e projeto gerando falcões
Foto: Divulgação

De acordo com dados publicados no site Propomark, entre as metas estabelecidas pelo projeto Favela 3D na comunidade Haiti, estão três pilares de grande importância local. Sendo o Desenvolvimento Social, a Geração de Renda e as áreas de Urbanismo e Moradia. 

Desenvolvimento Social:

– Impactar 290 famílias acompanhadas pelo programa Decolagem;

– Cobrir 100% do território com acesso à internet;

– Garantir 100% das crianças matriculadas em creches ou escolas;

– Ter 100% da população alfabetizada;

Geração de Renda:

– Reduzir o desemprego para pessoas disponíveis (por meio de aceleração feita por empreendedores, capacitação profissional e conexão com vagas de empregos;

– Combater à evasão escolar dos mais jovens, inserindo adolescentes no mercado com a formação de 52 pessoas através do projeto Jovem do Futuro;

Urbanismo e Moradia:

– Garantir que 100% das famílias tenham com abastecimento de água (por meio de uma parceria com a Biosaneamento e a SABESP), onde irão instalar caixas d’água para abastecer o território até o mês de agosto, além de fazerem a ligação com a rede regular de distribuição de água a partir de setembro);

– Garantir 115 melhorias habitacionais na Comunidade do Haiti;

– Construir 21 sobrados sustentáveis na comunidade;

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima