Tirolesa no Pão de Açúcar é confirmada para 2023; veja detalhes

Atualizada em:

Nova atração do Rio de Janeiro, a tirolesa no Pão de Açúcar promete ser uma das mais belas, com a vista da baía de Guanabara e de Niterói

Inicialmente prevista para novembro deste ano, a tirolesa no Pão de Açúcar teve seu projeto aprovado recentemente e deverá ser inaugurada em março de 2023. Com um percurso de 755 metros a uma altura de 400 metros, ela será instalada entre o Pão de Açúcar (o mais alto) e o Morro da Urca. De acordo com o projeto, serão quatro linhas entre os dois morros e a descida deve ser feita pelos aventureiros em cerca de 50 segundos a 100 km/h.

A nova atração do Parque Bondinho Pão de Açúcar, na zona sul do Rio de Janeiro, foi anunciada, inicialmente, como parte da comemoração dos 110 anos do local. Porém, a aprovação saiu somente agora. A confirmação da construção da tirolesa ocorreu durante um painel da TurisTech Zone, no último dia 10 de novembro, na Rio Innovation Week.

Como será a tirolesa do Pão de Açúcar

Tirolesa no Pão de Açucar
Foto: Poswiecie/Pixabay

Inicialmente, os aventureiros farão o percurso da tirolesa do Pão de Açúcar sentados, um por linha. Posteriormente, segundo a administração do Parque Bondinho – empresa que administra o teleférico e o parque do Pão de Açúcar -, a atração terá cadeiras duplas. Além disso, um voo em estilo Superman faz parte dos planos futuros. Haverá, ainda, um camarote para quem quiser apenas assistir os voos.

Os 755 metros de extensão e a duração de 51 segundos não darão à tirolesa do Pão de Açúcar os títulos de mais longa ou mais rápida do mundo. Atualmente, os títulos são da Jebel Jais, nos Emirados Árabes Unidos, com 2,83km e descida a 150km/h. Porém, a tirolesa no Rio de Janeiro facilmente poderá concorrer ao título de mais bonita, já que o visual será espetacular. Imagina descer do Pão de Açúcar ao Morro da Urca observando toda a Baía de Guanabara e Niterói, incrível, não é mesmo?

Como chegar no Pão de Açúcar

Rio de Janeiro
Foto: Divulgação

A tirolesa será mais uma atração do Parque Bondinho do Pão de Açúcar, estrutura que permite aos turistas visitarem o local, formado por dois morros: Pão de Açúcar e Morro da Urca. O parque fica na avenida Pasteur, 520, no bairro da Urca. Os teleféricos – conhecidos como bondinhos – saem diariamente, entre 8h e 21h. A entrada é paga e a bilheteria funciona somente até as 19h50.

Para chegar no Pão de Açúcar, você pode optar por ir de transporte público, carro próprio ou alugado e por serviços de terceiros. De metrô, a estação mais próxima é a Estação Botafogo, acessível pelas linhas 1 e 2. Ao descer nela, será necessário pegar o ônibus da linha 513 em direção à Urca. Esta é, inclusive, uma das linhas de ônibus que levam até o Bondinho do Pão de Açúcar. A depender da sua localização na cidade, terá opções diferentes de ônibus para chegar até lá. Confira algumas delas:

  • A partir de Copacabana, Ipanema, Leblon e Gávea, as linhas que levam ao Pão de Açúcar são 484/483 ou 455.
  • A partir do centro do Rio, pegue a linha 107.
  • A partir do Jardim Botânico, Gávea, Laranjeiras e Cosme Velho, as opções são as linhas 581 e 107.
  • Se estiver no Aeroporto Santos Dumont, terá que seguir de VLT até a Estação Antônio Carlos e tomar o ônibus da linha 107 na Avenida Presidente Wilson próximo ao Ibmec.

De carro, a avenida Pasteur tem fácil localização no GPS e o local conta com estacionamento. Os táxis e carros por aplicativo também são ótimas opções para seguir até a atração turística.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima