Atualizada em:
Trecho de 900 km deve ser feito em 7 horas pelo trem de alta velocidade Paris-Berlim. Nova ligação deve entrar em operação em 2023
A viagem de trem entre Alemanha e França promete ficar mais rápida com uma nova ligação entre as capitais dos dois países europeus. Previsto para começar a funcionar em dezembro de 2023, o trem de alta velocidade Paris-Berlim fará o percurso de 900 km em 7 horas uma vez ao dia. O projeto foi anunciado pela parceira entre a alemã DB (Deutsch Bahn) e a francesa SNCF (Société Nationale des Chemins de fer Français).
Atualmente, as duas maiores empresas ferroviárias da Europa já operam trens de alta velocidade entre as duas capitais e já transportaram cerca de 25 milhões de pessoas no trecho. Mas não há nenhuma ligação direta. Sendo assim, para viajar entre Paris e Berlim hoje, os passageiros precisam fazer baldeação em Mannheim, Stuttgart ou Frankfurt. Com isso, para completar o percurso leva-se mais do que 8 oito horas.
Trem de alta velocidade Paris-Berlim
O anúncio do projeto do trem de alta velocidade Paris-Berlim foi feito durante a comemoração do 15º aniversário da parceria entre as duas principais empresas ferroviárias europeias. Segundo os idealizadores, o trecho será feito com os trens conhecidos como ICE e TGV, com todo conforto já oferecido pelas companhias.
A expectativa é de que a nova ligação entre as duas capitais europeias acentue a concorrência com as empresas aéreas que já vem ocorrendo. De acordo com a DB, mais da metade dos viajantes escolheram na conexão Frankfurt/Main-Paris viajar de trem em 2021. Entre Stuttgart e Paris eram nove entre dez viajantes, segundo a empresa alemã.
Juntas, as duas companhias operam doze ligações diretas diárias em cada sentido entre a França e a Alemanha: seis vezes de Frankfurt/Main para Paris. Há, ainda, outras cinco conexões de Stuttgart, sendo que uma delas vai de e para Munique. A conexão mais rápida é Stuttgart-Paris, com tempo de viagem de 3h10 para os 600 km. Além disso, há um trem direto entre as cidades de Frankfurt (Alemanha) e Marseille (França) todos os dias.
Viajar de trem pela Europa
O trem é um dos melhores meios para se locomover no Velho Continente, sobretudo em pequenas distâncias. Há ligações entre as principais cidades, feitas com trens convencionais e de alta velocidade, super confortáveis e seguros. E o melhor, eles deixam os passageiros nos centros dos destinos, próximos de pontos turísticos e hospedagens. Além disso, permitem conexões com linhas que levam a outras cidades de cada país e aumentam as possibilidades de explorar novos lugares.
Por isso, vale muito a pena viajar de trem pela Europa. E, já que estamos falando sobre a possível nova ligação entre Paris e Berlim, que tal conhecer alguns passeios de trem para fazer a partir das duas cidades? Confira!
Passeios de trem em Berlim
É simples percorrer a Alemanha de trem a partir de Berlim. Há rotas diretas entre a capital e as principais cidades alemãs, o que torna esse meio de transporte mais atraente, inclusive, do que viajar de avião, se a ideia é conhecer outros destinos do país. Além disso, é também mais econômico, sobretudo se você utilizar o Eurail Pass – um passe para viagens flexíveis de trem através da Europa.
É possível ir de trem de Berlim a Frankfurt, por exemplo. O percurso de 425 km é feito em cerca de 4 horas, em trens de alta velocidade, e há partidas diárias por volta dos 90€. Localizada à beira do rio Meno na região central da Alemanha, a cidade tem muitos atrativos, entre prédios históricos, monumentos, museus, teatros e parques.
Mais um destino para conhecer a partir de Berlim em uma viagem de trem, Munique fica a cerca de 4 horas da capital alemã. A passagem custa a partir de 45€ na segunda classe e o trem é de alta velocidade. Munique é muito desenvolvida, mas também conserva tradições e costumes, por isso é um lugar incrível para visitar. As construções históricas são belíssimas e se destacam entre obras modernas e suntuosas.
Outras cidades próximas a Berlim para conhecer de trem são Potsdam, Dresden, Liepnitzsee, Spreewald, Sachsenhausen, Quedlinburg e Leipzig.
Passeios de trem em Paris
Ao viajar para Paris, além de curtir todos os encantos da capital francesa, é possível aproveitar para explorar outros cantinhos charmosos do país em viagens de trem. Um deles é Rouen, uma cidade que conseguiu conservar a arquitetura da Idade Média, apesar de ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial. O trajeto de Paris a Rouen é de 1h30.
Outro lugar para visitar de trem a partir de Paris, Étretat fica a cerca de 3 horas da capital da França e é o lugar perfeito para quem gosta de belos cenários naturais. Antiga vila de pescadores, a cidade vive, atualmente, do turismo. Suas praias são cercadas por belas falésias e são um refúgio para os franceses que querem fugir de lugares badalados.
Parte da Rota do Champagne, Reims é outro lugar para visitar a partir de Paris em uma viagem de trem. Principal cidade da região de Champagne-Ardenne, este é um lugar cheio de história. Lá você encontrará muitos museus e construções centenárias, como a basílica e a catedral de Reims, por exemplo. Além disso, tem ótima gastronomia, com vários restaurantes e bares, e fica a apenas 1 hora da capital francesa.
Outros lugares para conhecer na França de trem a partir de Paris são: Chantilly, Provins, Fontainebleau, Versalhes e Giverny.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]