México constrói trem que fará tour na Rota Maia

Atualizada em:

Trem maia: Conhecer os sítios histórico do México ficará mais fácil e divertido. Conheça o novo roteiro turístico batizado de “Rota Maia”

Um dos principais atrativos para se visitar o México certamente é apreciar a arqueologia do passado. As grandes civilizações que ocupavam o continente latino, antes da chegada dos espanhóis, deixaram marcos arquitetônicos para a posteridade.

Eles representam um modo de ver e viver o mundo único e muito contrastante do que nós nos habituamos, ainda que, reservam mistérios que atiçam historiadores e turistas de todas as partes. Realizar essa viagem – que sem exageros é uma viagem ao passado – é sem dúvida alguma uma aprendizagem humanitária.

Os templos Maias já fazem parte do itinerário dos visitantes ao país, além, é claro, das paisagens naturais e as praias de águas cristalinas. Existem muitos investimentos neste segmento do turismo no país, e desta vez o governo mexicano, junto à iniciativa privada, deu um passo ainda maior para facilitar o passeio de turistas e mochileiros.

Trem Maia

A partir de 2019 começará a construção de uma linha férrea que percorrerá os principais pontos de manifestação de culturas antigas, assim como, lugares pouco explorados e que, também, reservam resquícios do passado.

Esses resquícios das civilizações antigas podem ser encontrados em vários lugares ao longo do México. Da capital – Cidade do México – até o mega templo localizado ao lado do mar caribenho na Península de Yucatán. Com o projeto finalizado o percurso poderá ser visitado muito mais rápido do que antes, até porque há muito o que se ver pelo México.

São mais de 1.500 km a ser percorrido ao longo da península habitada anteriormente pela civilização Maia. Ao todo serão 17 paradas pelos estados sudeste mexicano, onde se guardam mais presente a cultura Maia: Tabasco, Campeche, Chiapas, Yucatán e Quintana Roo. A obra, cujo interesse é movimentar ainda mais a cultura local, e que estimulou muitos investidores no turismo, se inicia em 2019 e tem um valor estimado de 150 milhões de pesos. A previsão de término é de 4 anos de acordo com o pronunciamento do atual presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador.

Segundo os investidores, a construção do Trem Maya dará um forte impulso à economia nacional, já que superará em muito o recorde de 10 milhões de turistas, que atualmente visitam a região da Península de Yucatán, famosa por suas praias banhadas pelo mar caribenho.

Paradas e trechos das linhas podem ser conferidas aqui.

Confira o mapa do projeto do Trem Maia

Foto: Divulgação

Algumas estações

Bacalar. Foto: Divulgação
Foto: Lidia Tretyakova / Wikimedia Commons
Chichén Itza. Foto: Divulgação
Rota Maia de trem México
Foto: Daniel Schwen / Wikimedia Commons
Calakmul. Foto: Divulgação
Rota Maia de trem México
Calakmul. Foto: Arian Zwegers / Flickr
Playa del Carmen. Foto: Divulgação
Playa del Carmem. Foto: Haakon S. Krohn / Wikimedia Commons
Rota Maia de trem México
Rota Maia. Foto: Divulgação
Rota Maia de trem México
Palenque. Foto: Maxpixel
Mapa do roteiro. Foto: Divulgação
Rota Maia de trem México
Tulum. Foto: Walkerssk / Pixabay

Leia também:

» Lugares para conhecer em Tulum
» Como não cair em furada viajando para Cancún
» 7 passeios imperdíveis em Cancún e Riviera Maya
» Guia de compras em Cancún

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima