Atualizada em:
A trilha das 7 praias tem a maior parte de seu caminho coberto por Mata Atlântica e de fácil acesso. Porém, possui alguns trechos que necessitam ter um cuidado maior, mas que podem ser feitos por crianças e até mesmo idosos que tenham disposição de andar e que gostem de estar em contato com a natureza. Ao todo, são 10km que podem ser feitos no mesmo dia em aproximadamente 5 horas de duração.
O início da trilha fica na praia de Lagoinha, e passa pela Praia de Oeste, a Praia do Peres, a Praia do Bonete,a Praia Grande do Bonete, a Praia Deserta, a Praia do Cedro (uma das mais famosas do destino), finalizando na Praia da Fortaleza no outro lado de uma península que corta o litoral de águas claras.
Trilha das 7 praias em Ubatuba
Com uma grande faixa de areia, a Praia da Lagoinha é surpreendentemente uma das mais visitadas por quem escolhe fazer a trilha das 7 praias pelo fácil acesso.
Depois de poucos metros caminhados é possível avistar a Praia do Oeste, com uma área bem menor que a primeira e com algumas formações rochosas espalhadas que dependendo do nível da água do mar chega a formar espaços mais tranquilos que lembram piscinas naturais. Essa praia é perfeita para crianças, por exemplo, já que não possui ondas e tem águas extremamente claras.
A simpática Praia do Peres também possui diversas rochas em toda a faixa de areia. No final dela é possível avistar alguns corais em meio as águas tranquilas ao lado de um pier. Com um pouco de sorte, dá para avistar algumas espécies que vivem pela região, como tartarugas e peixes.
Trecho
O trecho entre a Praia do Peres e Praia do Bonete é um pouco mais afastado, mas a caminhada é recompensada logo na entrada da praia com clima e cenário completamente selvagens e paradisíacos.
Como o próprio nome já diz, a Praia do Deserto não costuma receber muitos turistas pela distância, afinal essa é uma parada ideal para relaxar e ouvir o som do mar e observar as belezas da região.
A próxima parada é a Praia do Cedro, uma das mais famosas da região. O motivo são as águas transparentes que ficam no lado do mar aberto. Esse é sem dúvida um dos cenários mais belos de todo o caminho.
Além disso, no trajeto também é possível conhecer o Pontão da Costa. Um local onde uma gigantesca rocha vai de encontro ao mar formando uma espécie de fortaleza. Dessa forma, é o lugar ideal para fazer um lanche e tirar algumas fotos antes de chegar ao destino final: a Praia de Fortaleza.
Leia também:
» Ubatuba, paraíso preservado no litoral norte de São Paulo
» Conheça as praias do litoral sul de Ubatuba
» As praias mais bonitas do litoral norte de São Paulo
» 10 lugares com águas cristalinas para aproveitar o verão em SP
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]