Se o que você procura é um lugar para visitar e viver experiências inesquecíveis, então faça turismo na Colômbia! Diverso e multicultural, o país latinoamericano é um destino imperdível

Está procurando um lugar para viajar na América Latina? Então, aqui vou te dar 12 motivos para visitar a Colômbia o quanto antes. Repleto de paisagens belíssimas, cenários históricos incríveis e ótimas opções de passeios, o país é um dos melhores destinos latinoamericanos.

Além das famosas Bogotá, Medellín e Cartagena, a Colômbia tem vários lugares imperdíveis para conhecer, desde praias caribenhas até ruínas arqueológicas. As cidades são encantadoras e o povo, muito acolhedor. Por isso, se o que você procura é um destino para visitar e viver experiências inesquecíveis, viaje para a Colômbia

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Ficou interessado? Então, continue a leitura deste post e confira quais são os 12 motivos para visitar a Colômbia o quanto antes.

O que fazer na Colômbia: 12 motivos para visitar o país

Independente se você curte ecoturismo, procura belas praias ou é adepto do turismo histórico-cultural, encontrará na Colômbia tudo o que procura. Diverso e multicultural, o país é um destino imperdível.

Guatapé e La Piedra del Peñol

Turismo na Colômbia

Foto: Wikimedia Commons

Ótima opção de passeio para quem está em Medellín, Guatapé é uma cidade pequena e charmosa que pode ser visitada, inclusive, de transporte público. Ela tem ruas bem coloridas, muita hospitalidade e várias atrações.

A principal delas é La Piedra del Peñol, uma grande rocha de granito com 10 milhões de toneladas e 220 metros de altura que oferece uma vista panorâmica da região. No entanto, para chegar ao topo de La Piedra de Peñol é preciso enfrentar uma escadaria com cerca de 700 degraus. Mas o esforço vale a pena, a visão que se tem de lá é deslumbrante. Além disso, o local tem uma ótima estrutura para os turistas, incluindo um observatório que permite avistar os lagos de uma hidrelétrica.

Santa Fe de Antioquia

Foto: Wikimedia Commons

Santa Fe de Antioquia é uma bela cidade na Colômbia. Considerada monumento nacional, ela conserva construções históricas que levam os turistas a uma viagem no tempo – lembra muito, inclusive, as cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes.

As ruas de Santa Fe de Antioquia são charmosas, há várias praças e cenários belíssimos para muitos cliques. Lá você pode fazer cavalgadas, caminhadas, ciclismo, parapente e rafting no Rio Cauca. E o melhor, a cidade fica bem próxima a Medellín, a apenas 80 km de distância. 

Parque Tayrona

destino imperdível na Colômbia

Turismo na Colômbia: Parque Tayrona. Foto: Wikimedia Commons

Situado na costa caribenha da Colômbia, o Parque Nacional Natural Tayrona é uma excelente opção de passeio para quem curte praia e ecoturismo. O local tem praias de areias claras e águas cristalinas, manguezais e florestas em cerca de 15 mil hectares. 

Entre as principais atrações do parque estão a Playa Cañaveral, a Playa Arrecifes, a Playa La Piscina, a Playa El Cabo e o Pueblito, um sítio arqueológico de uma antiga cidade habitada pelo povo Tayrona. Todos os lugares podem ser conhecidos através das várias trilhas que cortam o parque.

Valle de Cocora

Turismo na Colômbia

Destino imperdível na Colômbia. Foto: via Maxpixels

Outra opção de passeio na Colômbia para quem curte ecoturismo, o Valle de Cocora fica na cidade de Salento. O lugar é belíssimo, cheio de palmeiras entre colinas e vales. Nele está a palmeira mais alta do mundo, com 70 metros de altura.

O Valle de Cocora faz parte do Parque Nacional Natural Los Nevados e tem infraestrutura turística básica, com restaurantes, bares e cafés, além de estacionamento. É um lugar sossegado, perfeito para aproveitar a natureza com tranquilidade. Além disso, a paisagem é deslumbrante.

Villa de Leyva

destino imperdível na Colômbia

Turismo na Colômbia: Villa de Leyva. Foto: Foturcolombia / Wikimedia Commons

Uma das primeiras cidades colombianas, Villa de Leyva é um tesouro histórico e arqueológico da Colômbia. Suas ruas de pedras, cercadas por prédios coloniais preservados, guardam fósseis datados de milhares de anos.

Entre as atrações de Villa de Leyva, destacam-se a Plaza Mayor – uma das maiores das Américas -, e o Caminho Iguaque, que leva a um mirante a quase 3 mil metros de altitude. Além disso, há vários museus e parques arqueológicos que rendem ótimos passeios para quem curte turismo histórico.

Santuário de Las Lajas

Turismo na Colômbia

Destino imperdível na Colômbia. Foto: Wikimedia Commons

Localizado na cidade de Ipiales, o Santuário de Las Lajas é uma imponente igreja construída no meio de um cânion do Rio Guaitara. A construção neogótica é considerada uma das igrejas mais bonitas do mundo.

O Santuário de Las Lajas foi erguido no século XVIII e abriga a catedral, um museu, uma praça, uma passarela e vários mirantes, com belas vistas, incluindo a de uma queda d’água. A construção pode ser vista a quilômetros de distância e impressiona a todos que visitam a região.

Catedral de Sal de Zipaquirá

Turismo na Colômbia: Catedral de Sal de Zipaquirá. Foto: Carlos Adampol Galindo / Wikimedia Commons

A Catedral de Sal de Zipaquirá é uma igreja subterrânea construída nas galerias de uma mina de sal na Colômbia. Ela fica a apenas 50 km de Bogotá e é uma excelente opção de passeio para quem visita a capital colombiana.

Considerada a principal maravilha do país, a Catedral de Sal integra o complexo cultural “Parque do Sal”, um espaço dedicado à geologia, mineração e recursos naturais. Localizada a 180 metros abaixo do solo, a igreja é toda esculpida em sal e tem túneis de acesso amplos e iluminados.

San Andrés

Destino imperdível na Colômbia. Foto: Wikimedia Commons

A paradisíaca San Andrés é uma ilha caribenha da Colômbia que impressiona pela beleza estonteante de suas praias. Ela é um dos destinos mais acessíveis do Caribe e não deixa a desejar, em nada, para os lugares mais badalados da região. Famosa por seu mar de sete cores, a ilha é um ótimo lugar para a prática do mergulho.

A praia mais famosa da ilha é Peatonal, localizada no centro de San Andrés, onde o mar é calmo e com poucas ondas. Outro lugar para conhecer é o Olho Soprador, um burado na pedra que solta vendo devido à força das ondas. San Andrés também tem muito agito e ótimos serviços para atender aos turistas.

Cidade amuralhada em Cartagena

destino imperdível na Colômbia

Turismo na Colômbia: Cartagena. Foto: juniorlink / Wikimedia Commons

Formada por quatro pequenos bairros – Centro, San Diego, Matuna e Getsêmani -, a cidade amuralhada é a parte antiga de Cartagena, com edificações históricas e ruas românticas. Nela encontram-se os principais pontos turísticos da região, entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio.

A muralha, que levou 200 anos para ser construída, tinha a função de proteger a região e, hoje, é um lugar para se conhecer em Cartagena. Além disso, os casarões coloniais coloridos e floridos enfeitam as ruas da cidade amuralhada, fazendo com que os passeios ali sejam muito agradáveis.

Ciudad Perdida

Turismo na Colômbia

Destino imperdível na Colômbia. Foto: Rory MacLeod / Wikimedia Commons

A Ciudad Perdida – ou Cidade Perdida – é uma antiga jazida arqueológica localizada a 2 mil metros de altura na Colômbia. Ao visitá-la, você terá a sensação de estar dentro de um dos filmes do Indiana Jones. 

Cheia de ancestralidade, a Ciudad Perdida foi o coração da civilização indígena Tayrona por volta de 800 d.C. O cenário é surreal e te leva a uma viagem no tempo entre 32 ruínas, 169 terraços e muita vegetação.

Caño Cristales

destino imperdível na Colômbia

Turismo na Colômbia: Caño Cristales. Foto: Mario Carvajal / Wikimedia Commons

Considerado um dos mais bonitos rios do mundo, Caño Cristales fica em La Macarena, na Colômbia. Ele é conhecido como o “Rio de 5 Cores”, fenômeno decorrente das plantas e algas presentes em seu leito, que transformam a cor das águas na transição das estações seca e chuvosa. A mescla de cores é impressionante: as águas ganham tons de vermelho, azul, amarelo, verde e preto.

Caño Cristales fica no Parque Nacional Natural Serranía de La Macarena e a visitação ocorre de junho a novembro. Nos demais meses do ano, o local fica fechado devido ao período reprodutivo das plantas aquáticas.

Bogotá

Turismo na Colômbia

Destino imperdível na Colômbia. Foto: Jeisson Daniel Rondón / Wikimedia Commons

Diversa e multicultural, a capital Bogotá é um destino imperdível na Colômbia. Ela é a maior cidade do país e tem um centro histórico belíssimo – conhecido como bairro de La Candelaria -, cheio de praças e museus para conhecer.

Outra região interessante de Bogotá é a Zona Rosa, o bairro mais moderno da cidade. Lá você encontrará ótimos restaurantes, bares e lojas das principais marcas internacionais. Além disso, há muitas áreas verdes espalhadas pela capital colombiana que a tornam um ótimo lugar para passeios ao ar livre.

Com esses 12 motivos para visitar a Colômbia o quanto antes, você não tem mais desculpa para se aventurar por esse belo país latinoamericano. Então, está esperando o que para programar sua viagem para lá? Ah, e não esqueça de nos contar como foi sua experiência.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Advogado em Boston abre escritório no Rio para resolver casos de imigração de brasileiros nos EUA

Artigo anterior

20 fotos de Porto de Galinhas para inspirar sua próxima viagem

Artigo seguinte

Você pode gostar