Atualizada em:
Vai viajar para Urubici? Confira nossas dicas sobre os principais pontos turísticos desta cidade da serra catarinense, saiba quais lugares conhecer por lá e os passeios imperdíveis para fazer em Urubici
Urubici é conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil e também como um dos dos destinos de ecoturismo mais interessantes da serra catarinense. Paredões rochosos, cachoeiras imponentes e o clima característico da serra formam o ambiente perfeito para quem procura férias em contato com a natureza.
Seja apenas para contemplação das lindas paisagens ou para mergulhar nos cenários incríveis desta região de Santa Catarina, Urubici agrada a todos que a visitam. A cidade tem uma ótima infraestrutura turística, com pousadas charmosas e excelentes restaurantes. Além disso, é cercada por atrações que possibilitam a prática de uma série de atividades, sobretudo as voltadas ao ecoturismo.
Por isso, se a sua ideia é viajar para este destino da serra catarinense, saiba que encontrará muito o que fazer por lá. E para te ajudar a montar um roteiro de viagem bem bacana, preparamos este guia com dicas sobre os principais pontos turísticos, lugares para ir e passeios em Urubici. Confira!
Pontos turísticos de Urubici
A maior parte dos pontos turísticos de Urubici está relacionada à natureza exuberante da serra catarinense, onde a cidade está localizada. E, apesar de algumas atrações não ficarem dentro da cidade, elas têm fácil acesso e podem ser visitadas o ano todo por pessoas de todas as idade.
Morro da Igreja e Pedra Furada
O Morro da Igreja é o ponto culminante habitado da Serra Geral, com 1822 metros de altitude. Lá funciona uma base de monitoramento aéreo dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ele fica a cerca de 26 km do centro de Urubici e tem acesso por uma via asfaltada. É comum haver ocorrência de neve por lá no inverno, quando as temperaturas chegam abaixo de 0º.
Além disso, há um mirante de onde se pode avistar a icônica Pedra Furada, bem à frente, e o litoral sul catarinense. Cartão-postal de Urubici, a Pedra Furada é uma escultura natural em formato de portal em uma pedra que tem uma abertura de 13×6 metros. Os turistas mais aventureiros podem chegar até a formação rochosa através de uma trilha.
Morro do Campestre
Outro ponto turístico para observação das belas paisagens da serra catarinense, o Morro do Campestre fica a apenas 8 km do centro de Urubici. Trata-se de uma imponente formação rochosa de arenito a 1380 metros de altitude, de onde se tem uma bela vista do Vale do Rio Canoas. O acesso até o Morro do Campestre é por uma estrada de terra que segue para Rio Rufino e Urupema, porém com ótima conservação.
Esta atração turística de Urubici fica dentro de uma fazenda particular e, por isso, é preciso pagar para visitá-la. Dentro da propriedade há uma estrada de asfalto que leva até um estacionamento próximo à formação rochosa.
Cascata do Avencal
Uma das principais atrações naturais de Urubici, a Cascata do Avencal tem 100 metros de queda livre e é uma das mais bonitas da região. A imponente cachoeira fica dentro do Parque da Cascata do Avencal e pode ser visitada tanto por cima quanto por baixo.
Na parte superior, há quatro mirantes nos dois lados da queda d’água, sendo um deles de vidro. Além disso, o parque tem uma réplica da Pedra Furada para fotos e uma outra queda d’água, a Cachoeira Mundo Novo, que fica um pouco distante da Cascata do Avencal. Quem visita o local também encontra uma série de atividades radicais, como tirolesas e pêndulos, que são pagas à parte.
Cascata Véu de Noiva
A Cascata Véu da Noiva é mais uma linda cachoeira para visitar em Urubici. Ela fica no caminho para o Morro da Igreja, a 29 km do centro da cidade. O acesso é através de uma estrada com asfalto, o que facilita chegar até o local. Seu nome vem do fato de suas águas escorrerem por uma parede de pedra parecendo um véu de noiva.
Como outras atrações de Urubici, a Cascata Véu da Noiva fica dentro de uma propriedade particular, onde há outras duas cachoeiras. Acessíveis por uma trilha suspensa de madeira a 300 metros que passa por uma floresta de xaxins gigantes, as cachoeiras dos Namorados e Três Irmãs também são belíssimas.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é mais um dos pontos turísticos interessantes para conhecer em Urubici. Isto porque trata-se de uma gruta natural encravada nas rochas com uma pequena queda d’água sobre ela. O nome vem do fato de no local ter sido construída uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, atrás da cascata. A gruta fica a 500 metros da rodovia que leva para a Serra do Corvo Branco, a 11 km do centro de Urubici.
Ecoparque Cachoeira Papuã
Uma das atrações turísticas mais recentes de Urubici, o Ecoparque Cachoeira Papuã criou uma excelente estrutura em torno da queda d’água que, antes, ficava escondida. O lugar tem um mirante de vidro espetacular para a cachoeira e para o cânion, que vem de passarelas com 300 metros de extensão sobre um penhasco de 120 metros de altura.
Além disso, o ecoparque possui atividades radicais para os mais aventureiros, como o Sky Bike de 150 metros de altura e 460 metros de extensão, que atravessa o precipício. O lugar fica a 10 km do centro de Urubici e funciona todos os dias, das 8h às 18h.
Igreja Matriz de Urubici
Por fim, um dos pontos turísticos para visitar na cidade, a Igreja Matriz de Urubici é uma imponente construção que chama a atenção por sua beleza e por um fato curioso: possui quatro entradas semelhantes. Para distinguir a parte frontal, há uma bela praça. Também conhecida como Nossa Senhora Mãe dos Homens, a igreja foi inaugurada em 1973 e tem a construção em estilo gótico.
Lugares para ir em Urubici
Urubici fica em um vale plano a 915 metros de altitude em plena serra catarinense. Localizada em uma região repleta de montanhas, cânions e picos, esta cidade de Santa Catarina é o destino perfeito para quem gosta de ecoturismo. Repleta de paisagens incríveis, não faltam lugares para conhecer nos arredores de Urubici se a sua ideia é estar em contato direito com a natureza.
Cânion Espraiado
Um dos cenários mais impressionantes da serra catarinense, o Cânion Espraiado é também um dos lugares imperdíveis para visitar ao viajar para Urubici. Ele fica a cerca de 35 km do centro da cidade em uma propriedade particular. Portanto, é necessário pagar uma taxa para visitar o local e, geralmente, os tours são feitos com guias.
O Cânion Espraiado fica na parte sul do Campo dos Padres e tem altos penhascos, escarpas e várias cachoeiras. A região é cortada por trilhas que permitem admirar de perto todas as suas belezas naturais. Mas é preciso se preparar para longas caminhadas.
Mirante Urubici
Localizado às margens da rodovia SC-430, no sentido São Joaquim, o Mirante Urubici oferece uma vista panorâmica da cidade. Ele fica a apenas 5 km do centro de Urubici, em direção à Cascata do Avencal. Mas atente-se à entrada para o mirante, pois ela fica em uma curva fechada na descida da serra e não há um amplo estacionamento no local.
Rio Sete Quedas
O Rio Sete Quedas é um dos melhores lugares para visitar em Urubici se você gosta de ecoturismo. Há uma trilha que percorre parte do leito do rio e leva a uma sequência de sete pequenas cachoeiras, mas de grande beleza. São elas: Peixinho, Arco-Íris, Paixão, Pé de Cortiça, Surpresa, Saudade e Vitória. A trilha fica dentro de uma propriedade particular, a 7km do centro da cidade, sendo necessário o pagamento de uma taxa para acessá-la.
Altos Corvo Branco
Mais um mirante em Urubici, Altos Corvo Branco oferece uma vista panorâmica para os principais pontos turísticos da cidade, do Morro da Igreja ao Cânion do Espraiado. A plataforma de vidro suspensa acima do abismo fica na Serra do Corvo Branco, no alto das montanhas e é acessível por uma estrada. Como outras atrações da cidade catarinense, o acesso ao mirante é pago. Ademais, ele funciona todos os dias, das 8h30 às 18h.
O que fazer em Urubici: passeios
Uma das melhores formas de explorar as lindas paisagens da serra catarinense a partir de Urubici é através dos passeios. Excursões e tours levam a cenários belíssimos, permitindo conhecer cachoeiras, formações rochosas e lugares incríveis dessa região da serra catarinense.
Trilha da Pedra Furada
A trilha para a Pedra Furada é uma das mais famosas de Urubici. Com 8,5 km de extensão (ida e volta), o percurso leva ao principal cartão-postal da cidade catarinense e atravessa matas, campos e penhascos.
A caminhada percorre altitudes que variam de 1767 metros a 1583 metros e dura cerca de 5 horas. O trajeto começa na estrada que dá acesso ao mirante do Morro da Igreja. Porém, é preciso autorização prévia para fazer a trilha, que só é permitida com o acompanhamento de condutores cadastrados no Parque Nacional de São Joaquim.
Serra do Corvo Branco
O passeio à Serra do Corvo Branco também precisa estar em seu roteiro de viagem em Urubici. Ela é uma estrada cênica, formada por um emaranhado de escarpas e montanhas na divisa da cidade e Grão Pará.
Um de seus destaques é o maior corte em rocha no Brasil, com 90 metros de altura, que fica no início da descida da serra. Além disso, antes da primeira curva fechada há um mirante de vidro que oferece uma vista panorâmica da região.
Vale destacar, porém, que apenas 600 metros da serra tem pavimentação, em sua parte mais crítica e lá não transitam veículos de grande porte.
Morro do Parapente
Uma ótima opção de passeio de dia inteiro em Urubici, o Morro do Parapente tem vários balanços do infinito em diferentes direções. O local tem, ainda, decks para piqueniques, um bar e estrutura para camping.
Para os mais aventureiros, há opção de voo de parapente, além de passeios a cavalo. Localizado ao lado da cidade, o Morro do Parapente oferece também uma vista panorâmica de Urubici. Além disso, é um ótimo lugar para apreciar tanto o nascer quanto o pôr do sol.
Vinícolas da Serra Catarinense
A viagem a Urubici permite realizar um dos passeios mais famosos da Serra catarinense: a excursão pelas vinícolas. O tour permite conhecer a produção e degustar os tradicionais Vinhos de Altitude com terroir da região.
A maior parte das vinícolas de Santa Catarina concentra-se em São Joaquim, mas Bom Retiro, Urupema, Urubici e Campo Belo do Sul também formam a Rota dos Vinhos de Altitude.
Em Urubici, especificamente, não há vinícolas com vinhedos para conhecer o sistema de produção. Porém, há duas lojas excelentes, a Casa Cervantes e a Serra do Sol, que colocam a cidade na rota de passeio dos vinhos.
Dicas de viagem em Urubici
O aeroporto mais próximo de Urubici é o de Florianópolis, localizado a 200 km de distância. Ele é a principal porta de entrada para quem viaja para a cidade catarinense de outros lugares do Brasil e do mundo. A partir do aeroporto, o acesso a Urubici é pela BR-282, passando por Alfredo Wagner e Bom Retiro, depois pela SC-110, que leva até a cidade. A viagem dura cerca de 3 horas.
Também é possível chegar em Urubici de ônibus, vindo tanto de Florianópolis quanto de outras cidades de Santa Catarina e de outros estados. A partir da capital catarinense, quem opera o trecho até Urubici é a Reunidas. A viagem dura aproximadamente 4h. A rodoviária da cidade também recebe viações de outras cidades brasileiras, como Curitiba, por exemplo.
Nossa dica, porém, é que, se possível, você esteja de carro em Urubici, seja próprio ou por aluguel. Como as atrações ficam em diferentes regiões, o carro facilita o deslocamento entre elas. Não sendo possível ter um carro à disposição, uma opção é contratar os passeios com uma das agências locais.
Melhor época para ir a Urubici
Urubici é uma das cidades mais frias do Brasil. No inverno, sobretudo em julho e agosto, os termômetros registram baixas temperaturas por lá. Há, inclusive, ocorrência de geadas e, em alguns lugares, neve.
Apesar disso, suas atrações podem ser visitadas em qualquer época do ano. A cidade recebe muitos turistas no inverno, em busca de suas acomodações charmosas e paisagens típicas. Na primavera e no outono, os cenários coloridos tornam os passeios ao ar livre ainda mais encantadores.
Além disso, as temperaturas amenas facilitam as trilhas e caminhadas. Já no verão, as cachoeiras de Urubici atraem turistas em busca de refresco. A estação também favorece a prática de esportes.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]